Buscar

Ética e responsabilidade social - aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e responsabilidade social / Aula 9 - ISO 14000, NBR 16000 e SA 8000 e OHSAS
Origem da ISO
Desde o início do processo de industrialização, há uma preocupação com a padronização, a produtividade e a qualidade
Ao estudarmos Administração, percebemos a contribuição de Taylor, Fayol e outros que, ao longo da história, tiveram a preocupação de melhorar as condições de trabalho, aumentando a produtividade e mantendo a qualidade.
A preocupação com a qualidade levou ao surgimento, em 1947, de uma entidade denominada International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização). Sua sede fica na cidade de Genebra (Suíça). Ela é mais conhecida pela sua sigla ISO, que em grego significa "igualdade".
A principal atividade da ISO é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade.
O nome genérico ISO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados à sistematização de atividade para garantia da qualidade.
A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas Empresas.
ISO 14000 – Meio Ambiente
Agora que você já está familiarizado com a ISO, podemos conversar um pouco sobre a ISO 14000, que é específica sobre o meio ambiente.
Tais normas foram elaboradas objetivando diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção.
ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental por parte das empresas, tanto privadas quanto públicas.
A proposta é que as empresas sigam as normas ISO 14000, reduzindo significativamente os danos ao meio ambiente.
As empresas que implantam os processos indicados pela ISO podem obter o Certificado ISO 14000?
GABARITO
SIM. Tal certificação declara ao mercado que aquelas empresas têm Responsabilidade Social, pois se preocupam com a questão ambiental.
Desta forma, seus produtos, serviços e marca são valorizados pela sociedade.
A empresa que tiver por objetivo a certificação ISO 14000 deve seguir rigorosamente a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para também seguirem as normas e diagnosticar os impactos ambientais das suas atividades, visando diminuir os prejuízos.
ABNT – Normas técnicas
Vejamos um breve histórico:
1937
A ideia da criação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras para a tecnologia do concreto, em substituição às inúmeras normas utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país. 
Esses laboratórios tinham leis muito discrepantes entre si. Estas foram relacionadas pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland - desde a sua fundação, em 1937. 
Em caráter embrionário, inicia-se a história da ABNT. Na cidade do Rio de Janeiro, em setembro de 1937, o engenheiro Paulo Sá decidiu promover a 1ª Reunião de Laboratórios de Ensaios de Materiais. 
Esse encontro pioneiro tinha como objetivo a cooperação entre colegas de laboratórios congêneres do Rio de Janeiro e também de outros Estados. Ocorreu no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), onde Paulo Sá atuava como diretor do Laboratório de Ensaios de Materiais. 
Foi uma tentativa arriscada. Dos 600 convidados, apenas quatro responderam ao convite. Surpreendentemente, na data marcada, compareceram cerca de 40 técnicos representando uma dezena de laboratórios brasileiros. 
Nomes de projeção no meio técnico estiveram nessa reunião e nas demais, realizadas nos anos de 1938, 1939 e 1940. Um dos participantes, o engenheiro Ary Frederico Torres, chefe do Setor da Produção Industrial do Ministério da Coordenação e Mobilização Econômica, cujo ministro era o Dr. João Alberto Lins de Barros, já defendia a criação de normas. Muito prestigiado, juntou-se ao engenheiro Paulo Sá e a vários outros entusiastas para lançar a proposta de criar uma entidade nacional de normalização.
1938 e 1939
Nos anos de 1938 e 1939, com o início do desenvolvimento industrial brasileiro, foram realizadas as primeiras reuniões entre o Instituto de Pesquisas tecnológicas (IPT) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), forjando as bases para a criação de um organismo brasileiro de normalização.
1940
A ideia foi tomando corpo e, em 28/09/1940, na Sessão Solene Inaugural da 3ª Reunião de Laboratórios Nacionais de Ensaios, presidida pelo professor Ernesto Lopes da Fonseca Costa, foi fundada a ABNT, com a aprovação do seu primeiro estatuto. A ABNT passava a ter existência legal e, pouco depois, foi eleita a primeira diretoria da entidade.
NBR 16000
A NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), lançada em 2004, que contém critérios no que tange à proteção da criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, à segurança e à discriminação, de maneira sistêmica e bem planejada. Determina que a empresa crie um sistema de gestão de Responsabilidade Social eficaz.
Veja os objetivos da normalização:
Economia
Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.
Comunicação
Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
Segurança
Proteger a vida humana e a saúde.
Proteção do consumidor
Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
SA 8000
SA 8000, elaborada pela organização não governamental norte-americana Council on Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), atualmente Social Accountability International (SAI), foi o primeiro padrão passível de certificação elaborada por especialistas e representantes de stakeholders.
Baseia-se num sistema de gestão e estabelece requisitos baseados nas diretrizes internacionais de Direitos Humanos e da ONU, nas convenções da OIT e nas convenções da ONU sobre direitos das crianças.
É adotada mundialmente por organizações que desejam ser reconhecidas pela manutenção de condições dignas de trabalho e respeito aos direitos fundamentais do trabalho.
Tem sido utilizada principalmente por empresas que possuem unidades de produção ou fornecedores em países onde a fiscalização e o controle das condições de trabalho são precários.
NBR 16000
A NBR 16000 é mais completa, sistematizada e bem planejada.
×
SA 8000
A SA 8000 é restrita à relação da empresa com seu público interno, isto é, para aquelas empresas que ainda têm preocupação em resolver questões internas de Responsabilidade Social.
ISO 26000
ISO 26000 surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. Foi durante uma reunião do Comitê de Política de Consumidores da ISO (Copolco), em 2001, que se cogitou, pela primeira vez, a criação de uma norma global de Responsabilidade Social Corporativa.
No entanto, o documento só passou a ser discutido em 2005. Desde então, uma série de encontros do comitê organizador já ocorreram em diversas partes do mundo. Diretrizes para uma conduta sustentável.
A norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora.
Os sete princípios da ISO 26000 são:
Responsabilidade
Transparência
Comportamento Ético
Consideração pelas partes interessadas
Legalidade
Normas Internacionais
Direitos Humanos
OHSAS
OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. O seu foco é a qualidade no que tange à saúde e à segurança no trabalho.
OHSAS 18001 é uma norma para sistemas de gestão da segurança e da saúde no trabalho. Foi publicada em 1999. Através dela os sistemas de gestão podem ser auditados e certificados.
Essa norma também especifica requisitos de Responsabilidade Social para possibilitar a uma empresa:
- Desenvolver,manter e executar políticas e procedimentos com o objetivo de gerenciar temas que possa controlar ou influenciar.
- Demonstrar para as partes interessadas que as políticas, procedimentos e práticas estão em conformidade com os requisitos desta norma. Estes devem ser universais, independentemente da localização geográfica, do setor da indústria e do tamanho da empresa.
É a preocupação com a integridade física dos seus funcionários e parceiros que estão em jogo. Assim, a empresa mobiliza todo o seu corpo de funcionários para, efetivamente, colocarem em prática de forma sistematizada as normas elaboradas.

Outros materiais