Buscar

(PORTIFOLIO 3º SEMESTRE)

Prévia do material em texto

14
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Edson Elias Cassimiro
Edvaldo de Lima
Flávio Henrique Padovani
 
Jhéssica Galdina da Silva
NAIANE ELEN MONTEIRO BERNADELI
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
3
ºSEMESTRE
ITUMBIARA
2017
Edson Elias Cassimiro
Edvaldo de Lima
Flávio Henrique Padovani
 
Jhéssica Galdina da Silva
NAIANE ELEN MONTEIRO BERNADELI
produção textual interdisciplinar em grupo
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de 
Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas e Direito Empresarial e do Trabalho.
Professores
:
 Andre
 Manoel Camargo
Onofre Xavier Barreto Maia Neto
ITUMBIARA
2017
ITUMBIARA
2016
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
2	DESENVOLVIMENTO	5
2.1	RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL	5
2.2	GESTÃO DE PESSOAS	10
2.3	DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO	12
2.4	ORDEM ECONÔMICA COM A DEFESA DO MEIO AMBIENTE	12
3	CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
4	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca abordar alguns aspectos e assuntos que na atualidade são bastante relevantes para que empresas e pessoas tenham uma melhor qualidade de vida e de rendimentos que venham a contribuir para o seu sucesso e seu bem estar.
	No cenário atual em que vivemos podemos observar que as empresas e a sociedade buscam por meios legais, contribuir e fazer parte da responsabilidade social e ambiental para que não somente no Brasil, mas que também no mundo, busquemos formas para contribuir para que tenhamos um planeta mais sustentável. Muitas empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente refletidas em importantes decisões e estratégias práticas. 
	Como visto anteriormente, As empresas buscam incessantemente melhorar sua funções administrativas e para que isso ocorra é essencial que haja uma Gestão de pessoas competente. A gestão de pessoas é um conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de uma empresa. As empresas que a possuem como políticas internas são aquelas que formam profissionais mais qualificados e motivados para desempenhar as suas funções.
	No Brasil, nos últimos anos, mudanças estão ocorrendo, em relação ao comportamento na questão das leis trabalhistas. Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação entre empregado e empregador, no contexto empresarial, tendo como base, os direitos, deveres, conceitos e principais características de cada parte envolvida nesse processo, por meio de uma demonstração detalhada de tais aspectos, apresentando as condições e parâmetros legais cabíveis, com o intuito de informar e evitar possíveis impasses trabalhistas de modo a constituir uma relação complacente, baseada na compreensão e cumprimento das leis.
desenvolvimento
responsabilidade social e ambiental
MOVIMENTOS SOCIAIS
Em linhas gerais, o movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras. Gianfranco Pasquino em sua contribuição ao Dicionário de Política (2004) organizado por ele e por Norberto Bobbio e Nicolau Mateucci, afirma que os movimentos sociais constituem tentativas – pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo – de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados.
Por outro lado, conforme aponta Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976), para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico (ou historicidades) no qual, assim como também apontava Karl Marx, estaria posto um conflito, entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, político e social. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só da contradição entre as classes, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.
A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. 
Paulo Pinto/ Agência PT - 3.10.15
Ato em SP, manifestante leva bandeira do Brasil para defender a democracia.
MOVIMENTOS SOCIAIS ATINGINDO OS SEUS OBJETIVOS
A análise dos movimentos sociais é algo complexo e que envolve enorme diversidade de questões. Um dos elementos mais importantes na análise dos movimentos sociais é o seu objetivo. A compreensão dos objetivos nos movimentos sociais é fundamental para uma um entendimento mais adequado dos mesmos. O nosso percurso consistiu em problematizar a questão dos objetivos e trazer uma definição dos mesmos e analisar o processo de constituição dos objetivos e as questões relacionadas, tais como a identificação dos objetivos, o seu processo de substituição e os diferentes objetivos gerados pelos movimentos sociais ou suas ramificações. A conclusão geral é a de que os objetivos dos movimentos sociais estão ligados ao contexto social e histórico mais amplo, o que remete para a questão da hegemonia e regime de acumulação num determinado momento histórico e aos os interesses dos grupos sociais de base. Outra conclusão é que a compreensão dos objetivos estabelecidos nas ramificações dos movimentos sociais depende da análise concreta dos mesmos e de suas manifestações mais concretas, tal como a dualidade reivindicatória.
TECNOLOGIA A FAVOR DO MEIO-AMBIENTE
Desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em cinco de junho. A data foi estabelecida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, e tem como objetivo reforçar os constantes problemas ambientais enfrentados por todo o planeta, assim como a importância da preservação de seus recursos. Foi também nessa época que o conceito de desenvolvimento sustentável começou a tomar forma. Segundo informações do livro Gestão Socioambiental Estratégica, de Luís Felipe Nascimento, Ângela Denise da Cunha Lemos e Maria Celina Abreu de Mello, logo após a realização da Conferência, diversos países começaram a estruturar órgãos ambientais e legislações que tornaram o ato de poluir uma prática ilegal. Discussões sobre a racionalização do uso de energia e a busca por combustíveis mais limpos também ganharam força. Vale lembrar que o conceito de desenvolvimento sustentável está intimamente ligado a capacidade de atender às necessidades das sociedades atuais sem comprometer as futuras gerações. “Os princípios sugerem que é preciso desenvolver uma economia que privilegie o crescimento econômico, alterando a qualidade desse crescimento para torná-lo mais equitativo e menos intensivo no uso de matérias-primas e energia, destacandoo papel dos avanços científicos, tecnológicos e inovadores”, ressalta a Profa. Dra. Ana patrícia Morales Vilha, Coordenadora da Agência de Inovação da UFABC.Cenário atual
Passados 44 anos do evento organizado pela ONU, as dificuldades na área de preservação ambiental ainda são muitas. De acordo com um grupo* de docentes dos Cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Engenharia Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, a maioria dos problemas atuais está interligado aos elevados índices de consumo de recursos materiais e energéticos. A rápida elevação da temperatura média do planeta, por exemplo, é um efeito antropogênico. Ou seja, fenômeno. Entretanto, a boa notícia é que o desenvolvimento tecnológico deixou de ser visto apenas como vilão para tornar-se um auxiliar na minimização dos efeitos negativos das atividades produtivas para o meio ambiente. Há várias inovações que favorecem a convivência mais adequada dos seres humanos com o planeta. Outro ponto positivo é que governantes, empresários e população estão assimilando a importância disso. No entendimento dos docentes da Unicamp, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a degradação do meio ambiente e exige soluções menos impactantes, o que exige posicionamento e investimento das empresas. Além disso, várias universidades brasileiras têm se destacado no quesito inovação, contribuindo com soluções que trabalham pela redução do impacto ambiental. Com a ajuda do nosso time de especialistas, selecionamos quatro inovações tecnológicas que proporcionam (ouvão proporcionar) diversos benefícios para o meio ambiente.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
	O uso de satélites combinado à popularização da internet permitiu que pessoas de todo o mundo evitassem deslocamentos, antes vistos como imprescindíveis. O próprio uso do GPS e de outros aplicativos de geolocalização contribui de maneira decisiva para a redução da emissão de CO2. “Na área da agricultura, a utilização desses softwares ajuda na diminuição do uso de insumos, fertilizantes e pesticidas. Também é possível economizar diversas etapas no processo de plantio, o que significa menos gases lançados na atmosfera”, explica José Maria da Silveira, professor do Instituto de Economia da Unicamp. A energia elétrica é imprescindível para facilitar a vida das pessoas. No entanto, sua produção pode representar uma agressão considerável ao meio ambiente, tanto no caso das termoelétricas, que utilizam a queima de combustíveis fósseis, como no das hidrelétricas, que geram enormes impactos na região onde são instaladas (embora grandes avanços também estejam reduzindo o impacto dessas fontes). Por ser uma energia abundante e inesgotável, a energia solar mostra-se uma ótima opção para a universalização da eletricidade. Pelo seu clima propício em nosso país, a previsão é que em alguns anos as placas solares tornem-se algo comum nos domicílios e até que pequenos investidores “vendam” esse tipo de energia.
As dificuldades na área de preservação ambiental ainda são muitas (Foto: Thinkstock)
TECNOLOGIA VERDE
O conceito TI verde é uma expressão que tem sido utilizada pelo setor de tecnologia para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Apesar das discussões recentes sobre o assunto abordarem de forma predominante o consumo eficiente de energia, a análise sobre o tema pode ser ampliada. É importante avaliar ainda outros aspectos como o impacto da cadeia produtiva, o uso e reuso de recursos naturais, a reciclagem de equipamentos, a destinação final de resíduos, bem como a utilização de arquiteturas e processos que permitam uma maior vida útil para as infra-estruturas de tecnologia.
A ENERGIA VERDE É AQUELA GERADA A PARTIR DE RECURSOS RENOVÁVEIS
A relação da tecnologia verde com a usina hidrelétrica Foz do Riacho Doce beneficiando e favorecendo o meio ambiente.A empresa que controla a Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce tem o mesmo nome, e assumiu a responsabilidade de operar de acordo com princípios do desenvolvimento sustentável. Isso, no entanto, não ocorre de maneira completa, dados os impactos ambientais que uma Usina acarreta.
Assim, para promover benefícios e favorecer o meio ambiente, é necessário 3que o uso das tecnologias seja feito de  maneira inteligente, atendendo as demandas surgidas dos impactos, e prevenindo posteriores desenvolvimentos negativos na região.
A Usina Hidrelétrica Risoleta Neves está situada na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, mais próxima da cabeceira deste rio, que ocupa uma área de mais de 83 mil km² nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
GESTÃO DE PESSOAS
O estudo do termo clima organizacional tem como missão principal a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de determinada empresa. Escolhemos e falaremos de quatro dimensões que compõem o clima organizacional em forma de perguntas e respostas, segue abaixo o questionário:
Comente o que é ter confiança em uma organização? Uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista.Em qualquer dimensão estudada, elemento básico: Confiança (expectativa sobre a conduta do outro).Predidor da percepção de suporte organizacional e grau de comprometimento EMOCIONAL comentem qual dimensão tem esses aspectos?Confiança.
Confiança e um processo que depende de? Uma história de familiaridade baseadas em algumas experiências relevantes mais limitadas (riscos) 
A confiança é um processo que depende de? Uma história (familiaridade)baseada em algumas experiências relevantes, mais limitadas (risco).
Quais os tipos de atitudes para ter uma boa dimensão organizacional? Traduzem sempre uma posição que, em face de um determinado objetivo social, pode ser expressa através de um afeto positivo ou negativo: gosto/não gosto; concordo/discordo.
As atitudes podem ser definidas como: Uma categorização de um objeto social em uma dimensão avaliativa.
A atitude é gerada por três classes gerais de informação, quais são elas? Informação cognitiva, informação afetiva ou emocional e informação referente aos comportamentos ou intenções passadas.
Onde a atitude tem mais valor? Na dimensão organizacional.
A motivação pode ser entendida como:Um conjunto de circunstâncias que impelem o individuo no sentido da prossecução de objetivos, formal ou informalmente estabelecidos.
Como ultima dimensão do clima organizacional temos:
a)LIDERANÇA
b)MOTIVAÇÃO
c) RESISTENCIA A MUDANÇAS
O processo que envolve a motivação organizacional: Um processo cíclico, continuado e que sempre funciona em direção a um determinado propósito da organização, que é integrado aos demais processos da empresa, funcionando, desta forma, como um catalisador à consecução de metas.
Comente um conceito inicial da teoria da motivação: Valoração do comportamento do individuo.
Conceitue o comprometimento em uma organização: O comprometimento vai além de uma postura de lealdade, mais que isso envolve uma busca constante pelo bem comum, seja numa organização ou numa profissão.
Site três estilos de comprometimento organizacional: Comprometimento afetivo,Comprometimento Calculativo e Comprometimento Normativo.
O que seria um comprometimento afetivo? São colaboradores que mantém um vinculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam.
Comente o que é um comprometimento instrumental? Colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela.
DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO
Analisando os conflitos entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente sob o viés do Direito empresarial.
Deste modo, os conflitos em Foz do Riacho Doce, vão contra as leis estabelecidas em um viés do direito, pois a  abrangência dos impactos da lama nas vidas de comunidades ao redor dessa barragem vem aumentando, e,  junto a este fator, prejuízos sociais, culturais e emocionais são ignorados pela mineradora na hora de compensar os atingidos, fato este que não promove a dignidadeda vida social em relação ao trabalho, já que os desgastes ambientais não reparados geram consequências a curto, médio e longo prazo para os habitantes. 
Ordem Econômica com a defesa do meio ambiente
Todos merecem e devem ter uma existência digna. Isso inclui boas condições do lugar onde vivem. O desmatamento e o crescimento desenfreado contribuem para que o meio ambiente esteja sofrendo grandes mudanças que são prejudiciais para os seres vivos. 
É dever das empresas garantir que suas atividades não interfiram negativamente na natureza e não aumentem o efeito estufa, prejudicando o local que está instalada. Para isso, elas precisam adotar políticas ambientais que vem desde a preparação de seus produtos/serviços até o descarte.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O plano de fundo do nascedouro da legislação do trabalho mostrou-se impregnado de exploração e desigualdade, revelando o motivo do seu caráter extremamente protecionista. A retrospectiva histórica revelou ainda que, mesmo diante da evolução e das transformações pelas quais a gestão de pessoas passou em que tese ter se tornado uma área de abrangência multidisciplinar, a legislação trabalhista manteve-se sob a mesma base que lhe deram origem, deixando de congregar com o novo contexto.Assim,todos os processos de gestão de pessoas dentro das organizações - agregar,aplicar,recompensar,desenvolver,manter e monitorar - devem ser estruturados sem perder de vista a precisão legal de que "pode" e do que "deve ser feito”, cuidando ainda do que "não deve ser feito”. Embora em alguns aspectos de pessoas estivessem desalinhada com uma gestão dita socialmente responsável, notadamente estes aspectos são minoria diante da extensão do trabalho articulado com a teoria pesquisada. Mesmo considerando a multidimensional da responsabilidade social, devemos salientar e o papel preponderante exercido pelos Recursos Humanos. As primeiras relações do funcionário com a empresa são através do RH e, é papel deste, fazendo com que os valores da organização e demais políticas organizacionais. Além de introduzir o funcionário em um ambiente onde a responsabilidade social esta intimamente relacionada ao cotidiano da empresa, a gestão de pessoas socialmente responsável também deve repercutir na gestão do negocio, tornando-se modelo para que funcionários se comportem de maneira condizente com a cultura organizacional de cada empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2016/06/tecnologia-favor-do-meio-ambiente.html
http://www.portal-administracao.com/2015/12/clima-organizacional-dimensoes.html
https://brunavasconcelosmonteiro.jusbrasil.com.br/artigos/222196512/o-desafio-de-harmonizar-a-protecao-do-meio-ambiente-com-o-desenvolvimento-da-atividade-economica
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6387
http://www.cartapotiguar.com.br/2016/09/26/pertencimento-movimentos-sociais-e-radicalidades/
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-12-04/movimentos-sociais-condicionam-apoio-a-dilma-a-mudancas-na-economia.html
http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ci%C3%AAncia-politica/movimentos-sociais/
https://neo-labor.com/conheca-diferenca-entre-recursos-humanos-e-gestao-de-pessoas/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes