Buscar

projeto politico pedagogico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTÁGIO SUPEVISIONADO
PROJETO POLÍTICO PEDÁGOGICO (PPP)
O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico.
A CER Eudóxia Pinto Ferraz possui um PPP sem atualização desde 2015, existem somente algumas anotações e observações avulsas pelo decorrer do documento, feitas pela diretora em lápis e caneta o qual corrigem algumas propostas que deixaram de existir ou que se fizeram necessária a modificação.
A CER fica em uma zona urbana periférica, ao redor dela tem um posto de saúde e uma escola estadual de ensino fundamental e médio. A creche Eudóxia possui um espaço amplo contendo, quatro tanques de areia, dois playgrounds, uma área verde arborizada ,refeitório, três banheiros, duas cozinhas, secretaria, duas salas multimídia, biblioteca, sala de recreação, dez salas de aula equipadas e decoradas, para acolher crianças dos berçários um e dois com faixa etárias de (quatro meses até dois anos e dois meses), classe intermediaria ( dois anos e três meses até dois anos e dez meses), terceira etapa ( dois anos e onze meses até três anos e dez meses),quarta etapa (três anos e onze meses a quatro anos e dez meses) e quinta etapa (quatro anos e onze meses a cinco anos e dez meses).
O horário de atendimento aos alunos integrais é das 7:30 ás 17:00,dos alunos parciais manhã das 7:30 as 10:45, parcial tarde das 13:00 as 16:45 tendo tolerância de 15 minutos de atraso, tanto na entrada quanto na saída , o horário de funcionamento geral é das 6:00 am ás 18:00 pm.
A CER se embasa nas teorias de Alexander Sutherland Neill, que defende a liberdade das crianças na educação escolar e por ser pioneiro na aplicação teórica da gestão democrática nas escolas. O autor acreditava que a felicidade é fundamental para o desenvolvimento das crianças e que essa felicidade tem origem num senso de liberdade das mesmas. Seguindo essa linha de metodologia a CER tem os seguintes objetivos:
- Desenvolvimento integral das crianças
- Socialização 
- Integração entre alunos, professore e funcionários
- Desenvolvimento da autonomia da criança, identidade, autoestima e capacidade de expressão.
A escola como citado anteriormente possui um bom espaço para acolhimento das crianças, porém recentemente foram feitas reformas que adaptaram os espaços para as crianças que possuem algum tipo de deficiência, focando principalmente nos banheiros onde foram reestruturados os sanitários, rampas de acesso e tanques de banho com acessibilidade para os alunos e professores, contando também com a aquisição de cadeira de rodas e agente educacional especializada.
O documento PPP descreve os seguintes dias comemorativos: carnaval, pascoa, dia das mães, dia da família, festa junina, dia da criança e natal, mas a diretora fez algumas mudanças no calendário pois julgou assim necessário, sendo dispensado a comemoração do dia das mães onde deu preferencia para comemorar o dia da família. 
O PPP descreve a importância da adaptação para criança e sugestiona formas de realiza-lo. Também descreve o cronograma de ações pedagógicas que são divididos em dois semestres, os temas que serão indispensáveis no trabalho de determinada turma, as disciplinas, os objetivos a serem alcançado, as estratégias e critérios de avaliação. Uma tabela auxiliadora para os professores e agentes contendo os nomes de cada um deles com as atividades, pausas e horários de cada uma delas. Para controle de frequência o plano ressalta a importância da chamada, anotações e quais medidas devem ser tomadas em casos onde a criança extrapole porcentagem de falta permitida, além disso um contato com os pais é indicado, quando a criança estiver em falta consecutiva de 10 dias sem um pronunciamento dos pais ou responsáveis, mas se por algum motivo o contato com os pais ou responsáveis pela criança não for possível, caberá a escola entrar com a queixa junto ao conselho tutelar o mesmo tentará contato com os responsáveis, não a vendo retorno a vaga poderá ser suspensa.
O PPP inclui um cronograma de passeios, com datas previstas e os temas a serem trabalhados, em 2015 foi proposto o projeto “Um livro me contou’’, que contou com varias visitas ao Sesc, e teve por objetivo estimular a leitura.
Além da parceria com o posto de saúde o trabalho da diretora, vice-diretora e professores a CER conta com a colaboração de uma psicóloga, nutricionista, agentes educacionais, conselheiros, auxiliares de limpeza, cozinheiras, recreacionistas formando assim o: 
conselho diretor: possui natureza consultiva e normativa e tem como objetivo estabelecer a filosofia da Instituição. 
a secretaria: ocupa-se das questões administrativas relativas à pessoal, patrimônio e materiais. 
pedagogia: que garante a execução da Proposta Pedagógica da Creche.
Nutrição: está encarregado de coordenar, supervisionar e orientar os serviços de produção de alimentos, tanto na cozinha quanto no lactário, devendo atender aos diversos cardápios servidos diariamente. Também acompanha as crianças, orienta os professores e presta atendimento individualizado aos pais, estando alerta a restrições alimentares e outras demandas que possam ocorrer no cotidiano.
Psicologia: trabalha de forma integrada com os demais setores e tem como objetivo favorecer o desenvolvimento global das crianças, acolher as necessidades dos diferentes segmentos que compõe a comunidade Creche, contribuindo para o bem-estar nas relações entre criança-família-escola.
Saúde: também chamado de setor de Enfermagem, devido à tradição da creche em ter no seu quadro funcional profissionais desta área, atende as crianças nas intercorrências diárias, acompanha o crescimento e desenvolvimento das mesmas através do controle pôndero-estatural e desenvolve projetos educativos de saúde junto com os professores. Também presta esclarecimentos aos pais no cuidado integral da criança, atuando como apoio para outros setores da creche. Os servidores da Creche, da mesma forma, contam com atendimento dos profissionais de enfermagem nas avaliações e acompanhamentos de saúde.
Ludoteca: possui um acervo de livros infantis em diversas áreas, à disposição da comunidade-Creche (alunos, professores, pais e demais funcionários). Em seu ambiente são proporcionados momentos de leitura e lazer, com obras dirigidas às diferentes faixas etárias, além de outros materiais didáticos, como jogos e fantoches, aos quais as crianças têm acesso com a supervisão dos professores de sala de aula. Em anexo, na sala de vídeo, são exibidos filmes, desenhos e documentários que se relacionem aos projetos desenvolvidos nas diferentes turmas.

Outros materiais