Buscar

Ecologia Economia da Natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Como podemos fazer a distinção entre sucessão primária e secundária? 
Sucessão primária ocorre em ambientes que sofreram alguma alteração ambiental grave, como um vulcão, algo que lavou toda a vida que existia no ambiente. Já a sucessão secundária é quando o ambiente sofre algum abalo ambiental, mas se reconstitui, como no caso das enchentes, temporais.
2. Ao usar uma cronossequência para documentar a trajetória da sucessão, quais seriam as premissas?R: Cronosseqüência é um conjunto de áreas que se encontram em diferentes estágios sucessionais dentro de um gradiente. Existe uma relação entre perturbação, sucessão e estrutura da vegetação. Dois elementos associados à estrutura da vegetação são a complexidade e heterogeneidade. Há um aumento na riqueza florística no transcurso do processo de sucessão. Estas abordagens fornecem suporte para estudos sobre a relação entre a estrutura da vegetação e outros componentes bióticos e abióticos do ecossistema.
3. Que tipos de espécies o equilíbrio entre a capacidade de dispersão e a capacidade competitiva afetaria e como poderiam colonizar pequenas clareiras em oposição a grandes clareiras em uma comunidade?R: Um bom exemplo de espécies, seria das mesmas que colonizaram cracatoa, as gramíneas e samambaias, que são facilmente dispersadas pelo vento. As sementes, e esporos podem voar por grandes distâncias, influenciadas pelo vento. Porém, com a chegada de novas espécies, a dispersão de aves e morcegos, e a competição, fizeram com que essas pioneiras passassem a desaparecer. 
4. Por que não deveríamos esperar existir uma única comunidade clímax em um bioma?R: Porque, várias comunidades de espécies simples, podem ser substituídas por populações mais complexas, se estabilizar e conseguir dar início ao processo de reprodução, essas comunidades estão momentaneamente adaptadas, atingindo o clímax, ou seja, evoluídas para sobreviverem.
5. Compare e confronte os conceitos de facilitação, inibição e tolerância no contexto da sucessão ecológica. A facilitação se refere aos processos pelos quais as espécies sucessionais iniciais modificam as condições numa sere mais favoráveis a colonização por espécies tardias. A inibição se refere aos processos pelos quais as espécies na sere tornam as condições menos favoráveis a colonização e persistência de outras. A tolerância caracteriza as espécies cuja colonização não é influenciada pela presença de outras espécies na sere, mas em vez disso pelas condições ambientais que ocorrem lá. Já as espécies que cuja colonização não é influenciada pela presença de outras espécies na sere, mas em vez disso pelas condições ambientais que ocorrem lá.
6. Se duas espécies de plantas têm dispersão e capacidades competitivas semelhantes, que fator poderia ajudar a determinar que espécie ocupa um estágio seral inicial? O clima seria um dos fatores predominantes, a adaptação a ele tornaria uma espécie mais rápida que a outra.
7. Compare as explicações clássicas e modernas para a sucessão de laguinhos e lagos. 
É o efeito chamado sucessão de brejo, que é quando as plantas daninhas que cercam o pequeno lago começam o invadir e a provocar sedimentação, para que haja total fechamento do lago, espalhando por ele espécies de plantas que podem levar aquele ambiente ao climax.
8. Quando uma comunidade sofre sucessão, por que a riqueza de espécies de uma comunidade inicialmente aumenta, então se estabiliza e finalmente declina?
Quando o ambiente é recém habilitado, a menos competição, pois a mais espaço, como o tempo vai passando as espécies vão se adaptando ao ambiente e passam a ter mais competição, sendo assim, só irão sobrar as mais adaptadas e evoluídas.
9. Por que as espécies de sucessão inicial e tardia tendem a ter diferentes adaptações?
Pois apresentam diferentes estratégias de reprodução e crescimento, as espécies iniciais capitalizam sua facilidade de dispersão para colonizar habitats, já as de comunidade clímax dispersam e crescem mais lentamente, mas a sua tolerância a sombra quando plântulas e seu tamanho maior quando plantas adultas, as colocam em um nível competitivo maior. A espécies iniciais são adaptadas a colonizar habitats não colonizados e a tolerar as condições estressantes desses ambientes, já as plantas de ambiente climax são adaptadas a crescer e prosperar em ambientes criados pelas que chegaram antes. A progressão das espécies é acompanhada numa troca de equilíbrio entre as adaptações que promovem a dispersão, o crescimento rápido e a reprodução, e as adaptações iniciais que intensificam a capacidade competitiva.
10. Por que os climaxes transitórios não são estáveis?R: Porque as comunidades de espécies, podem permanecer por um período ou algum tempo em determinada área, ou região, ou com determinados recursos, por isso não podem contar com uma estabilidade permanente.
 
Referência
Robert, RICKLEFS,, RELYEA, Rick. A Economia da Natureza, 7ª edição. Guanabara Koogan, 07/2016. VitalBook file.

Outros materiais