Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO CIVIL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603050076)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MP/RO/Promotor de Justiça/2006 - Adaptada/Complementada) Falando-se de ações possessórias, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	é licito ao autor da possessória pedir, além da proteção específica para sua posse, a indenização por perdas e danos.
	
	A ameaça à posse também pode ser objeto de proteção.
	 
	se uma pessoa intenta interdito proibitório e, logo após o ajuizamento da ação, a situação possessória se agrava para um esbulho, deverá a pessoa desistir do interdito e ajuizar a medida possessória protetiva contra o esbulho sofrido.
	
	o esbulho é a mais grave das ofensas possessórias, porque retira do esbulhado o poder de fato que exercia sobre a coisa, acarretando a perda da posse.
	
	o interdito proibitório tem caráter preventivo, pois visa a impedir que se concretize uma ameaça à posse.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603094650)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TRF 3 2013) No que respeita à transmissão da posse, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	Na mesma hipótese acima, caso o terceiro esteja ocupando indevidamente apenas 40% (quarenta por cento) do bem em questão, não caberá qualquer medida possessória, eis que não há esbulho parcial;
	
	Em se tratando de posse adquirida de forma clandestina pelo autor da herança, tal característica não mais subsistirá após seu falecimento, pelo princípio da saisine.
	
	Na mesma hipótese acima descrita, para que o herdeiro venha a obter a posse a qual nunca exerceu, será imprescindível intentar ação reivindicatória buscando a imissão da posse, eis que aquele não é considerado como possuidor;
	
	No momento da abertura da sucessão transmite-se a herança, desde logo, aos herdeiros e testamentários, considerando-se aí apenas o direito de propriedade;
	 
	Com base no princípio da saisine, ainda que o herdeiro nunca tenha tido a posse sobre o bem do autor da herança, bastará intentar ação de reintegração de posse, após a morte deste, para reavê-la de terceiros que o ocupem indevidamente;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602271134)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 21 122º Exame OAB-SP) Assinale a alternativa falsa.
		
	
	O mandatário, ao aceitar o encargo, passará a ter o direito de pedir ao mandante que adiante a importância das despesas necessárias à execução do mandato.
	
	A posse trabalho, para atender ao princípio da função social da propriedade, reduz o prazo da usucapião extraordinária de 15 para 10 anos e o da ordinária, de 10 para 5 anos, em se tratando de bem imóvel.
	
	O portador de demência arteriosclerótica é considerado, havendo interdição, como absolutamente incapaz, devendo ser representado por um curador.
	 
	Se a mistura de coisas pertencentes a pessoas diversas for involuntária, sendo uma delas a principal, cada proprietário continuará a ter o domínio sobre o mesmo bem que lhe pertencia antes da mistura.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603050053)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MP/BA/Promotor de Justiça/2004-Complementada) A proteção da posse, no caso em que o possuidor sofra TURBAÇÃO, materializa-se por intermédio:
		
	
	do interdito proibitório.
	
	da ação de reintegração de posse.
	
	da ação reivindicatória.
	
	da ação de demarcação.
	 
	da ação de manutenção de posse.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602310324)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O art. 13, § 2º, Decreto-lei 25/37 estabelece que os bens tombados pertencentes a particulares, quando deslocados, deverão ser inscritos no registro do lugar para onde tiverem sido deslocados, sob pena de o proprietário incorrer em sanção pecuniária. Nesse caso, é CORRETO afirmar que:
 
		
	
	o referido dispositivo foi revogado pelo Código Civil, pois impõe restrição limitativa ao exercício do direito de propriedade incompatível com o caráter absoluto de tal direito.
	 
	trata-se de limitação de interesse público ao direito de propriedade.
	
	trata-se de limitação de interesse particular ao direito de propriedade.
	
	em regra, o direito de propriedade é passível de limitações, desde que proporcionais em sentido estrito. Nesse caso, não se afigura razoável a limitação imposta pelo Decreto, pelo que entende-se que o referido dispositivo foi revogado pela Constituição de 88, por incompatibilidade com a função social da propriedade.

Outros materiais