Buscar

Relatório Microscopia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Utilização do microscópio óptico na observação de organismos e estruturas microscópicas
Ciências Biológicas
Zoologia de Invertebrados I – Profª Ana Claudia
Aluna: Jessica Ribeiro		
Matrícula: 201617009-1	
Disciplina: IB-117		
______________________________________________
Seropédica, 24 de março de 2016
Introdução:
Utilizados em diversos ramos da ciência, os microscópios ópticos permitem a observação de objetos minúsculos, ampliando sua imagem. Ele é composto por uma parte óptica, pelo diafragma e por uma fonte de incidência de luz. É composto também por uma parte mecânica, que garante o suporte para a visualização.
O material a ser observado deve estar devidamente preparado sobre uma lâmina de vidro e coberto por uma lamínula, para impedir que as lentes objetivas do microscópio interfiram no material analisado.
Um microscópio tem normalmente três ou quatro lentes objetivas, cada uma delas oferece uma potência diferente de ampliação indicada no seu barril. A ampliação total da imagem é dada quando multiplicam-se o poder da lente ocular pelo da lente objetiva. Geralmente as objetivas possuem as seguintes ampliações: 4X, 10X, 40X e 100X, chamadas de objetivas de varredura, baixa potência, alta potência e imersão em óleo, respectivamente.
Objetivo:
Aprender a utilização correta do microscópio ótico e o cálculo do tamanho real do objeto e compreender como se forma a imagem dos microscópios ópticos.
Material e métodos:
1º experimento:
	Na primeira etapa, foram dadas aos alunos lâminas já preparadas anteriormente, com um papel fixado por um adesivo e, neste material, estava contido letras de tamanho pequeno da seguinte forma:
O A E F
Figura 1. Representação do material observado
	Logo após, o material foi colocado sobre a mesa do microscópio e observado com a objetiva de varredura (4X). Ao adequar o foco, direcionou-se o campo de visão à letra O e o resultado foi desenhado.
	Na segunda etapa, uma das letras (com exceção da O) foi escolhida pelo aluno para a observação da mesma nas lentes de varredura, de baixa e alta potência (10X e 40X, respectivamente). Anotou-se o que ocorreu com a imagem, a iluminação e com o campo do microscópio para cada objetiva utilizada.
2º experimento:
Nesta prática também foram fornecidas aos alunos lâminas já preparadas anteriormente, com um papel fixado por um adesivo contendo uma escala de cerca de 1 centímetro, dividida em milímetros. Este material foi utilizado para observação nas objetivas de 4X, 10X e 40X.
Figura 1. Representação do material observado
Resultados:
	Primeiramente, houve a observação da letra O na objetiva de menor alcance onde foi visto a seguinte imagem:
Figura 2. Representação da imagem observada campo de visão do microscópio (Aumento de 40X)
	Campo de visão é a área redonda onde se observa o material. Pode-se calcular o aumento da imagem multiplicando o valor de aumento da lente ocular, que era de 10X, pelo aumento da lente objetiva, que era de 4X, resultando em um aumento total de 40X.
Na escolha de uma das letras, foi utilizada a letra A para observação, resultando nas seguintes imagens:
Figura 3. Representação da imagem observada campo de visão do microscópio (Aumento de 40X)
Figura 4. Representação da imagem observada campo de visão do microscópio (Aumento de 100X)
Figura 5. Representação da imagem observada campo de visão do microscópio (Aumento de 400X)
No segundo experimento, uma escala foi observada resultando nas seguintes imagens:
Figura 6. Representação da imagem observada campo de visão do microscópio (Aumento de 40X)
Figura 7. Representação da imagem observada campo de visão do microscópio (Aumento de 100X)
Figura 8. Representação da imagem observada campo de visão do microscópio (Aumento de 400X)
Nas imagens da letra A, pode-se ver que conforme o alcance da lente aumentava, a luminosidade diminuía dificultando a focalização e percepção de que aquela imagem era a letra que se estava utilizando. Da mesma forma, foi observado que as imagens estavam de forma invertida em relação à posição que o material foi posto e que possuía diversos pontos brancos. Outras notas foram feitas:
No aumento de 40X, o campo de visão ainda abrangia toda a letra e grande parte da escala, exibindo poucos detalhes;
No aumento de 100X, a área observada é menor e mais definida que a anterior;
No aumento de 400X, a área observada é muito pequena, porém a boa definição permitiu a observação detalhada dos pontos onde a tinta não cobriu e até mesmo a textura do papel. 
Com base na escala observada, pode-se calcular a área do campo de visão:
	Na Figura 6 , o material teve um aumento de 40X e pode-se visualizar cerca de 5 milímetros da escala. Sendo assim, o campo de visão no aumento de 40X possui m diâmetro de cerca de 5000µm(micrômetros)*.
*1mm = 1000µm, diz-se mil micrômetros ou micras. 
Sabendo que o diâmetro do campo de visão e inversamente proporcional ao aumento das lentes, podemos calcular o diâmetro do campo de visão dos outros aumentos:
Aumento de 100X
Aumento de 400X
Conclusão:
A partir dos resultados obtidos em prática, pode-se notar a importância de uma boa iluminação para observação, pois, desta forma, a luz pode atravessar o material permitindo a visualização dos detalhes. A luminosidade varia conforme a distância focal e o diâmetro da lente, isto é, a luminosidade é maior quando o diâmetro da lente é maior e a distância focal é menor. Também foi observado que as lentes do microscópio fazem com que a imagem do material seja espelhada e invertida.
É válido dizer que o diâmetro do campo de visão diminui conforme se aumenta o alcance das lentes e, devido a isso, enxerga-se detalhes minúsculos do material analisado.
As observações feitas nessa prática poderão ajudar no entendimento e na realização de experimentos futuros, pois ensinou e facilitou o manuseio do microscópio óptico.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala26/26_PBE01.asp
http://www.ehow.com.br/lentes-objetivas-microscopio-info_29502/
http://www.biomedicinaemacao.com.br/2012/02/microscopia-optica.html#.Vu63s9IrK1s
http://www.ehow.com.br/quais-funcoes-lamina-laminula-microscopio-lista_61166/
http://www.prolab.com.br/blog/entenda-como-funciona-um-microscopio-optico/
http://www.fazendovideo.com.br/vtlen.asp

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais