Buscar

AD2 Macroeconomia 2014-1 gabarito

Prévia do material em texto

GABARITOAvaliação a Distância – AD2
Período - 2014/1º
Disciplina: Análise Macroeconômica
Coordenador: Cleber Barbosa
Tutor Presencial: Aloíso Lunga
questão 1.
O governo quer combater o desemprego e reduzir a taxa de juros. Comente sobre as dificuldades em alcançar tais objetivos de politica econômica na argumentação estudada nas aulas, denominadas “cobertor curto”. 
Os objetivos de politica econômicas quando são antagônicos entre si, isto é, ao tentar atingir um objetivo o outro acaba por ficar mais difícil de alcança-lo, diz-se tratar do cobertor curto. São politicas que causam um dilema entre um objetivo e o outro. No caso dos objetivos de desemprego e o de reduzir a taxa de juros, o antagonismo seria a de uma politica de redução do desemprego, iria dificultar a redução da taxa de juros. O combate ao desemprego se dá principalmente com o crescimento econômico. A redução da taxa de juros tem o efeito de aumentar a produção e reduzir o desemprego. Portanto, entre taxa de juros e desemprego não se observam dificuldades em alcançar tais objetivos, portanto, com base nessas considerações, inexiste o dilema (trade-of) denominado cobertor curto.
Questão 2.
Em um determinado ano, o país produziu vinte quilos de trigo, ao preço de 2 reais/quilo. Trezentos pães foram produzidos com a utilização desses vinte quilos de trigo. O preço de cada pão foi de 1, 5 real. Dez litros de leite foram vendidos na fazenda para a produção de um total de cinco quilos de queijo. Os preços do leite e do queijo foram de 1 real e 10 reais, respectivamente. Esse país também produziu vinte unidades de lâmpadas, vendidas a 5 reais a unidade. Supondo que foram apenas tais produtos realizados nesse ano, calcule o valor do PIB.
Como o PIB representa o total de bens e serviços FINAIS produzidos em determinado período, o PIB apenas considera o valor do total de paes, queijos e lâmpadas. Assim:
PIB = 300x1,5 + 5x10 + 20 x 5 = 600 
Questão 3.
O modelo Keynesiano de determinação do nível de produto é basicamente de curto prazo. Por esse modelo o aumento da demanda gera aumento de preços? Por quê?
Questao Anulada, pontuação para todos.
 No modelo keynesiano os preços são fixos. O aumento da demanda não gera aumento de preços. Isso porque há grande ociosidade de produção ( maquinas ociosas), de maneira que o aumento da demanda é facilmente respondido com o aumento da produção sem pressão sobre custos, no curto prazo.
 OBS. A questão foi anulada, por que deveria estar escrito ‘ o aumento da demanda não gera aumento de preços’. 
Questao 4.
Você emprestou 100 reais para seu irmão, sendo que no mesmo período em que vai receber de volta o dinheiro, a inflação será de 20%. Por ser seu irmão querido, você está disposto a receber apenas os mesmos 100 reais (valor nominal) . Quanto será a taxa de juros real? E quanto será a taxa a taxa nominal? 
A taxa de juros real será negativa , menos 20%; O juros nominais é de zero %. 
Questão 5
Conforme leitura das aulas, a função consumo keynesiana é dada por um componente autônomo e outro que depende da renda disponível. Suponha , então, que C = 50 + 0,4 Yd, seja a função consumo. Determine a equação da função poupança decorrente dessa função consumo.
S = Yd – C = - 50 + 0,6 Yd.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes