Buscar

MATERIAL AULA 4 23.04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES ATOS ADMINISTRATIVOS
1.2018, CESPE. DELEGADO PC-MA.É possível a convalidação de atos administrativos quando apresentarem defeitos relativos aos elementos:
a) objeto e finalidade.
b) motivo e competência.
c) motivo e objeto. 
d) competência e forma.
e) finalidade e forma.
2. 2018, CESPE, Investigador de Polícia Civil PC-MA. De acordo com a doutrina majoritária, os elementos fundamentais do ato administrativo são o(a)
a) forma, a competência, a atribuição, a finalidade e o objeto.
b) objeto, a finalidade, o motivo, a competência e a tipicidade.
c) competência, a forma, o objeto, o motivo e a finalidade.
d) motivo, o objeto, a finalidade, a autoexecutoriedade e a força coercitiva.
e) objeto, o motivo, a competência, a finalidade e a abrangência.
3. 2017, FEPESE, PC-SC, Agente. Assinale a alternativa correta sobre a classificação dos atos administrativos.
a)Os atos gerais são aqueles que se preordenam a regular situações jurídicas concretas, como exemplo uma licença para construção.
b)Denominam-se atos de gestão aqueles que se caracterizam pelo poder de coerção da Administração, não intervindo a vontade dos administrados para a sua realização.
c)Os atos revogáveis são aqueles que a Administração pode expurgar do mundo jurídico por razões meramente administrativas.
d)Atos discricionários são aqueles que o agente público pratica reproduzindo os elementos que a lei previamente estabelece, sem margem de liberdade para avaliação da conduta pela Administração. 
e)São atos declaratórios aqueles que alteram uma relação jurídica, criando, modificando ou extinguindo direitos. 
4. 2017, FEPESE, PC-SC, ESCRIVÃO. A respeito da invalidação dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
a) A invalidação do ato administrativo opera efeitos "ex nunc".
b)O direito da Administração de anular os atos administrativos praticados com ofensa à lei decai em dez anos.
c)O ato administrativo acometido de vício de legalidade poderá ser invalidado pelo Poder Judiciário ou pela própria Administração. 
d)A invalidação é o instrumento jurídico que permite a retirada de um ato administrativo do mundo jurídico por razões de conveniência e oportunidade.
e)A convalidação é o processo de que se vale a administração pública para o aproveitamento de atos administrativos com vícios superáveis, como é típico de atos nulos e anuláveis. 
5. 2017, FUNDATEC, IGP-RS, PERITO CRIMINAL.Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o atributo pelo qual o ato administrativo pode ser posto em execução pela própria Administração Pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário, é o da: 
a) Presunção de legalidade. 
b) Tipicidade. 
c) Imperatividade.
d) Autoexecutoriedade.
e) Presunção de legitimidade.
6. 2017, CESPE, PCGO, DELEGADO.Após o término de estágio probatório, a administração reprovou servidor público e editou ato de exoneração, no qual declarou que esta se dera por inassiduidade. Posteriormente, o servidor demonstrou que nunca havia faltado ao serviço ou se atrasado para nele chegar.Nessa situação hipotética, o ato administrativo de exoneração é
a) nulo por ausência de finalidade.
b) anulável por ausência de objeto.
c) anulável por ausência de forma.
d) anulável por ausência de motivação.
e) nulo por ausência de motivo.
7. 2016, FUNCAB, PCPA, DELEGADO. Quanto aos requisitos do ato administrativo, responda a alternativa correta. 
a) A forma é elemento vinculado do ato administrativo, decorrente do princípio da solenidade, podendo ser exteriorizado de forma escrita, que é a regra, por sinal luminoso e mesmo por sons e gestos.
b) A lei deverá determinado a forma de exteriorização do ato, podendo prever mais de uma forma, sendo que a ausência de forma do ato administrativo importa na sua ineficácia, embora seja perfeito ou existente e válido.
c) A forma é elemento essencial ao ato, uma vez sendo desrespeitada a forma prescrita em lei o ato é inexistente. 
d) A forma do ato administrativo decorre do princípio da liberdade das formas, trazido do direito civil.
e) A forma é elemento não essencial ao ato administrativo, sendo o seu vício sempre insanável.
8. 2016, CESPE, PCGO, ESCRIVÃO. A respeito da invalidação, anulação e revogação de atos administrativos, assinale a opção correta.
a)Atos administrativos, por serem discricionários, somente podem ser anulados pela própria administração pública.
b)A administração, em razão de conveniência, poderá revogar ato administrativo próprio não eivado de qualquer ilegalidade, o que produzirá efeitos ex nunc.
c)O ato administrativo viciado pela falta de manifestação de vontade do administrado deverá ser anulado, não podendo essa ilegalidade ser sanada por posterior manifestação de vontade do interessado.
d)São anuláveis e passíveis de convalidação os atos que violem regras fundamentais atinentes à manifestação de vontade, ao motivo, à finalidade ou à forma, havidas como de obediência indispensável pela sua natureza, pelo interesse público que as inspira ou por menção expressa da lei.
e)A anulação de ato administrativo ocorre por questões de conveniência e produz efeitos retroativos à data em que o ato foi emitido.
9. 2016, FUNCAB, PCPA, DELEGADO.Acerca da disciplina dos atos administrativos, especificamente os seus atributos, assinale a opção correta.
a)A exigibilidade dos atos administrativos ocorre quando, por meios da coação direta, a administração pública executa diretamente o ato desrespeitado, fundamentadamente em nome da supremacia do interesse público e da indisponibilidade deste interesse.
b)Os atos administrativos devem ser editados conforme disposições legais, a chamada presunção de veracidade. Esta presunção é absoluta, júris tantum. O ato goza de fé pública, devendo o particular lesado fazer provas de negativa dos fatos.
c)Os atos administrativos possuem a presunção de serem verdadeiros, a chamada presunção de veracidade, sendo essa presunção absoluta, juris et jure. O ato goza de fé pública, devendo o particular lesado fazer provas de negativa dos fatos.
d)Todos os atos administrativos são imperativos, ou seja, obrigam de forma unilateral o particular, encontrando limite na legalidade em sentido estrito. A exceção ao atributo da imperatividade são os atos ilícitos, que não devem ser cumpridos pelo administrado, prescindindo de manifestação judicial.
e)O poder público poderá executar atos administrativos diretamente ante a inexecução de obrigação pelo particular, atributo que recebe o nome de autoexecutoriedade, que prescinde da participação do poder judiciário.
10. 2016, FUNCAB, PC-PA, ESCRIVÃO. Considere a situação em que a Administração Pública municipal edite um ato administrativo de permissão para que o administrado em certo local explore um parque de diversões. Posteriormente, surge a nova lei de zoneamento que se mostra incompatível com a permissão anteriormente concedida. Assinale a opção correta, no tocante à forma de extinção do ato administrativo.
a) Cassação
b) Caducidade
c) Anulação
d) Extinção Natural do ato
e) Extinção Subjetiva
11. 2016, IADES, PCDF, PERITO. A respeito da anulação e revogação de atos administrativos, assinale a alternativa correta.
a) O ato administrativo inconveniente pode ser anulado pela Administração, a qualquer tempo.
b) A anulação encontra fundamento no poder discricionário do administrador.
c) Revogação é o desfazimento de um ato administrativo legítimo e eficaz, mas que se tornou inconveniente ao interesse público.
d) A revogação produz efeitos ex tunc, ou seja, retroativos.
e) A revogação pressupõe um vício de legalidade.
12. 2016, CESPE, PC-PE, DELEGADO.Acerca dos atos do poder público, assinale a opção correta.
a)A convalidação implica o refazimento de ato, de modo válido. Em se tratando de atos nulos, os efeitos da convalidação serão retroativos; para atos anuláveis ou inexistentes tais efeitos não poderão retroagir.
b)A teoria dos motivos determinantes não se aplica aos atos vinculados, mesmo que o gestor tenha adotado como fundamento umfato inexistente.
c)Atos complexos resultam da manifestação de um único órgão colegiado, em que a vontade de seus membros é heterogênea. Nesse caso, não há identidade de conteúdo nem de fins.
d)Atos gerais de caráter normativo não são passíveis de revogação, eles podem ser somente anulados.
e)Atos compostos resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, quando a vontade de um é instrumental em relação à do outro. Nesse caso, praticam-se dois atos: um principal e outro acessório.
13. 2016, CESPE, PCPE, AGENTE. O ato administrativo é uma espécie de ato jurídico de direito público, ou seja, suas características distinguem-no do ato jurídico de direito privado. Os atributos do ato administrativo — ato jurídico de direito público — incluem a
a) legalidade, a publicidade e a imperatividade.
b) presunção de legitimidade, a imperatividade e a autoexecutoriedade.
c) imperatividade, o motivo, a finalidade e a autoexecutoriedade.
d) eficiência, a presunção de legitimidade e a continuidade.
e) proporcionalidade, a motivação e a moralidade.
14. 2016, CESPE, PCPE, ESCRIVÃO. Ainda a respeito dos atos administrativos, assinale a opção correta.
a) A convalidação é o suprimento da invalidade de um ato com efeitos retroativos.
b) O controle judicial dos atos administrativos é de legalidade e mérito.
c) A revogação pressupõe um ato administrativo ilegal ou imperfeito.
d) Os atos administrativos normativos são leis em sentido formal
e) O ato anulável e o ato nulo produzem efeitos, independentemente do trânsito em julgado de sentença constitutiva negativa.
15. 2015, FUNCAB, PCAC, PERITO. Quanto aos atributos dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
a) A Administração pode executar os atos administrativos dela emanados de modo direto e imediato, mas com necessidade de provocar previamente o Poder Judiciário.
b) O ato praticado em desconformidade com a lei produz todos os efeitos, como válido fosse, até que se prove o contrário.
c) Na presunção de veracidade, é incabível a inversão do ônus da prova.
d) A autoexecutoriedade pode levar a ausência do contraditório e da ampla defesa.
e) Atos enunciativos e negociais são dotados de imperatividade.
16. 2015. FUNIVERSA. PCGO. PAPILOSCOPISTA. Em relação ao regime jurídico dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
a) A anulação extingue, com efeitos ex nunc, o ato administrativo sobre o qual ela incide.
b) A convalidação abrange os elementos, a forma e a competência do ato administrativo e possui efeitos ex tunc.
c) A revogação do ato administrativo implica efeitos ex tunc.
d) O Poder Judiciário pode revogar atos administrativos praticados por órgão do Executivo quando configurada fraude à lei.
e) O ato vinculado caracteriza-se pelo juízo de conveniência e oportunidade do administrador.
17. 2015, VUNESP, PCCE, DELEGADO. São atos administrativos ordinatórios, entre outros,
a) os Decretos, os Despachos, os Regimentos e as Resoluções.
b) os Despachos, os Avisos, as Portarias e as Ordens de Serviço.
c) os Decretos, as Instruções, os Provimentos e os Regimentos.
d) as Instruções, as Deliberações, as Portarias e os Regulamentos.
e) os Regulamentos, as Instruções, os Regimentos e as Deliberações.
18. 2015, VUNESP, PCCE, ESCRIVÃO. Com relação à teoria dos motivos determinantes, é correto afirmar que
a) na formulação dos atos administrativos compostos, dependerá sempre da bilateralidade de vontades
b) mesmo que um ato administrativo seja discricionário, não exigindo, portanto, expressa motivação, esta, se existir, passa a vincular o agente.
c) a aplicação mais importante dessa teoria incide sobre os atos administrativos vinculados.
d) baseia-se no princípio de que o motivo do ato administrativo não deve guardar compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade.
e) apenas orienta a formulação dos atos administrativos complexos.
19. 2015, VUNESP, PCCE, INSPETOR. Toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigação ao administrado ou a si própria, corresponde à definição de
a) poder hierárquico
b) fato jurídico.
c) ato administrativo.
d) fato normativo.
e) poder normativo.
20. 2015, VUNESP, PCCE, INSPETOR. A edição de um ato administrativo contrário ao sistema jurídico vigente é passível de
a) anulação pela Administração Pública ou revogação pelo Poder Judiciário
b) revogação pelo Poder Judiciário por razões de conveniência e oportunidade.
c) anulação pela Administração Pública ou pelo Poder Judiciário, respeitados os direitos adquiridos e os terceiros de boa-fé.
d) convalidação pelo Poder Judiciário por razões de ilegalidade.
e) convalidação pelo Poder Judiciário para respeitar os direitos adquiridos e os terceiros de boa-fé ou não.

Outros materiais