Buscar

orientação e pratica de gestao em ambientes escolares e não escolares(1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA 1:
• Formar um profissional adequado às exigências sociais é responsabilidade do curso de Pedagogia, cujos projetos pedagógicos tem de atender as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais – Resolução CNE/CP nº 1/2006. É fundamental que isso aconteça porque o papel do gestor de uma escola é melhorar o desempenho dos alunos, além de exercer um tipo de liderança que promova essa finalidade. Para tanto, o que o gestor deve 
promover?
(pagina 39, 40, 41)
PROVA 2:
• Na área da educação, a escola é responsável pela transmissão do conhecimento. Todavia, no mundo globalizado, exige-se que a escola tenha uma nova concepção e uma forma diferenciada de trabalhar. Qual a concepção a escola deve ter e como desenvolver um trabalho diferenciado?
PROVA 3:
• No dia a dia, a palavra educação é empregada por todos nós com uma freqüência tão grande que, a priori, parece não haver tipo algum de dúvidas quanto ao seu significado. Dessa forma, julgamos prudente conhecer sua etimologia para depois analisarmos as diferentes concepções que, em certa medida, já estão cristalizadas entre nós no que se refere ao termo educação. Educação, em latim significa: educatio, sinônimo da ação de criar ou de nutrir, cultura, cultivo. Diante dessa colocação, qual o papel do professor e da escola nesta perspectiva?
PROVA 4:
• Conforme Brandão (2004), a concepção de educação, segundo o conjunto de normas que regem atualmente a educação brasileira, alega que ela abrange todos os processos de formação do indivíduo. Explique em quais espaços a educação acontece e cite exemplos.
(pagina 13)
PROVA 5:
• O princípio da autoridade explorado por Barnard contrapõem o conceito de autoridade definido por Weber. Qual o conceito utilizado por Barnard?
(pagina 44)
PROVA 6:
• Os problemas com a qualidade do ensino não serem o objetivo precípuo de discussão deste texto, devem ser mencionados, pois há muitas críticas quanto ao fato de que as escolas não tem cumprido seu papel de formadora de capital humano, conforme as necessidades de mercado. Esse ponto de vista está fundamentado na premissa de que a escola deve atender as necessidades da sociedade, com determinados objetivos. Descreva os objetivos.
(pagina 67)
PROVA 7:
• A escola organizada nos moldes faiolistas apresenta dimensões administrativas e pedagógicas separadas e, desta forma, níveis de ação e de autoridade distintas. Nesta perspectiva quais as principais característica deste molde?
(pagina 15, 16, 17)
PROVA 8:
• Para Brandão (2004), a concepção de educação escolar é pautada por duas diretrizes, ou seja, pela sua constante vinculação com o mundo do trabalho e com a prática social, entendida, principalmente, como o exercício pleno da cidadania. Diante do texto, Brandão que a educação escolar está pautada por duas diretrizes, explique-as.
(pagina 13)
PROVA 9:
• A dinâmica do conhecimento é compreendida em seu sentido mais amplo e o educador como mediador desse processo. Trata-se de organizar a assimilação produtiva de um conjunto de instrumentos e conhecimentos que só poderão funcionar efetivamente com a mudança cultural. A transformação é de forma e de conteúdo. Cite três delas e explique.
• (pagina 71)
PROVA 10:
• Nesses termos, entendemos que a aprendizagem é importante, na medida em que se observa que a aquisição, a troca e a aplicação do conhecimento por toda a organização formam, segundo Mayo, o que é conhecido como administração do conhecimento. Essa é uma parte essencial da cultura de uma organização de aprendizagem e, portanto, vital para o crescimento humano.
(pagina 71, 72, 73, 74)
PROVA 11:
• Brandão (2004) afirma que:
“A concepção de educação, segundo o conjunto de obrasm que regem atualmente a educação brasileira, advoga que ela abrange todos os processos de formação do indivíduo. Ademais, esses processos formativos podem se desenvolver nos mais diferentes ambientes sociais, como familiar, na convivência humana, nos locais de trabalho, nas instituições de ensino e de pesquisa, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
Diante da colocação do autor, disserte sobre as oportunidades que você observa para o futuro pedadogo.
PROVA 12: De acordo com Cortela (2002), é preciso pensar uma nova qualidade para uma nova escola, em uma sociedade que começa, paulatinamente, a erigir a educação como um direito objetivo de cidadania. Portanto, explique a escola renovada trazendo três pontos socioconstrutivistas.
12 h · Curtir · 1

Outros materiais