Buscar

A Psico oncologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema :
SLIDE 1 :
Psico-oncologia
Slide 2 – A DOENÇA – O CÂNCER 
O câncer representa um conjunto de patologias cuja característica básica é o desenvolvimento de alterações em processo de divisão celular, promovendo um crescimento anormal e geralmente mais rápido de células (Franks, 1990). Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer [INCA], o câncer deve ser analisado como um problema de saúde pública que atinge indivíduos de todas as idades e em todos os continentes, constituindo-se na segunda principal causa geral de morte por doença em todo o mundo, responsável por 6 milhões de óbitos anuais (INCA, 2000).
Por tratar-se de uma doença crônica de prognóstico nem sempre favorável, responsável por parcela significativa de óbitos e cujo tratamento pode exigir níveis de tolerância bastante elevados, observa-se nas últimas décadas do Séc. XX uma enorme mobilização científica e profissional de praticamente todas as ciências da saúde, inclusive da Psicologia, no sentido do desenvolvimento de novas modalidades terapêuticas de prevenção e de tratamento do câncer.
Slide 3 - A Psico-oncologia
A Psico-oncologia é a área da Psicologia que tem como objetivo manter o bem-estar psicológico do paciente com câncer, identificando e compreendendo os aspectos emocionais que interferem em sua saúde e no tratamento. O psicólogo desta área também irá trabalhar os significados do “adoecer” com o paciente, suas expectativas diante do tratamento e a forma como ele compreende este processo como um todo, buscando minimizar então possível sofrimento emocional e mesmo os sintomas físicos, auxiliando ainda na adesão do paciente ao tratamento.
A escuta do psicólogo na oncologia deve estar atenta também para identificar se há ocorrências de psicopatologias, como depressão, transtornos de ansiedade e outros, atuando também no tratamento a estas.
A psico-oncologia se faz presente desde o momento do diagnóstico de câncer, passa pelo tratamento e suas implicações e permanece também ao final do tratamento (possível acompanhamento posterior). Além disso, envolve não só o paciente, como também os familiares que, neste momento, são de fundamental participação no tratamento do paciente. Assim, o psicólogo deve ter atenção também às expectativas e ansiedades da família, auxiliando no fortalecimento dos vínculos afetivos e esclarecendo dúvidas sobre a doença e o tratamento.
Este esclarecimento sobre a doença e o tratamento também é muito importante para o paciente, que pode sofrer com a ansiedade em não saber informações precisas sobre sua condição e prognóstico. Então o trabalho do psicólogo deve estar muito bem alinhado à equipe de saúde para que ele possa não só transmitir aos demais profissionais informações pertinentes ao tratamento, mas que possa também falar com o paciente de forma acessível e acolhedora. Logo, é importante que, além de ter participação ativa na equipe de saúde, o psicólogo tenha sólidos conhecimentos acerca do câncer e também do quadro específico do paciente.
Slide 3 - CAMPO DE ATUAÇÃO 
O trabalho da psico-oncologia não se restringe apenas aos hospitais, mas dependendo dos objetivos, pode ser realizado também em sua clínica ou no atendimento domiciliar caso haja esta necessidade. O trabalho pode ser individual ou em grupo (esta segunda alternativa possibilita a troca de experiências, identificação, altruísmo e outros). São diversas as abordagens psicológicas que se fazem eficazes neste trabalho e o tempo de acompanhamento psicológico será definido de acordo com a necessidade identificada pelo psicólogo.
Slide 4 – SBPO ( SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICO-ONCOLOGIA)
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICO-ONCOLOGIA
A SBPO é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1994 com o objetivo de congregar profissionais e estudantes da área da saúde e afins, para o estudo, divulgação e desenvolvimento da Psico-Oncologia em todo o território nacional.
Visão e Missão
A Psico-Oncologia foi definida no Brasil como uma área de interface entre a oncologia e a psicologia (Gimenes, 1994), na qual se o utiliza o conhecimento educacional, profissional e metodológico da psicologia da saúde com o objetivo de aprimorar a assistência ao paciente e favorecer a atenção integral às suas necessidades biopsicossociais e espirituais.
Referências :
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932001000200005
https://psicologiaacessivel.net/2016/03/18/a-atuacao-do-psicologo-na-psico-oncologia/
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/entrevista-a-psicooncologia-no-brasil/2776/8/
http://sbpo.org.br/

Outros materiais