Buscar

Avaliação Discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 1 
1 
Incidem sobre o lucro das empresas dois tributos: o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). O IR incide tanto sobre a renda das pessoas físicas quanto das empresas (pessoas jurídicas) e quando se trata de IR relativo a pessoas jurídicas é costume usar a sigla IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica).
Esses dois tributos são de extrema importância para os controles gerenciais da empresa e a sua estrutura financeira. Com base no seus estudos sobe o tema, responda a seguinte pergunta:
Existem diferenças nos tributos de IR (Imposto de Renda) e CS (Contribuição Social) de acordo com a forma de tributação escolhida pela empresa seja Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional? Explique detalhadamente de forma conceitual a sua resposta.
 
Desenvolva seu texto utilizando entre 15 a 25 linhas.
Citar a fonte que embasou sua justificativa pois além do livro didático temos materiais complementares sugeridos no plano de ensino que podem ser utilizados.
Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão.
Resposta parcialmente apresentada, traz as diferentes composições de base de cálculo para cada opção de regime de tributação e arrecadação no Lucro Presumido e Real, de maneira a demonstrar que a forma de tributação escolhida pela empresa tanto presumido como real IR E CS essencialmente são calculados com a mesma regra o que muda a composição da base de cálculo e não o tributo em si. Porém, Falta apresentar nos regimes simples, como é composta a base de cálculo, as alíquotas são aplicadas em cima de qual valor? Sobre faturamento. Então a receita de vendas é a base de cálculo. Para a determinação do percentual da alíquota a base é o faturamento dos 12 meses anteriores ao período da apuração e a atividade da empresa. No simples também o que influencia esses dois tributos é uma alíquota gradativa, mas, que é determinada por lei mantendo a essência do tributo. Informa a fonte que embasa a justificativa.

Outros materiais