Buscar

Marco Histórico da Gestalt dAI.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Marco Histórico da Gestalt-Terapia
1893: Nasce em 8 de Junho, Frederick Salomon Perls (Fritz),filho de Nathan e Amália, caçula de uma família de origem judaica, em Berlim.
1903: Por vontade própria Perls se inscreve no Askanische Grimnasium, escola. Liberal onde tem contato com professores de tendência humanista. Sobressaía como aluno e começo a interessar se pelo Teatro. Conhece Max Reinhard, grande nome do teatro Expressionista que enfatiza o modo de apreensão da realidade.
1914: Por Causa de má-formação cardíaca Perls não pode servi no exército. No ano Seguinte, inscreve-se como voluntário na Cruz vermelha.
1916: Passa os meses no Front na Bélgica.
1920: Obtém doutorado em medicina na universidade Humboldt de Berlim, onde. Trabalhará como neuropsiquiatria conhece o filósofo expressionista. Salomon Friedlander, de quem toma emprestado o conceito de indiferença criativa e a forma de ver as polaridades. Frequenta círculos artísticos e de esquerda.
1923: Em Outubro, tenta validar seu doutorado em Nova York mais não consegui; Se se decepciona com a cidade e volta para Alemanha em Abril do ano seguinte.
1926: Inicia análise com Karen Horney, torna-se médico assistente de Kurt Goldstein em Frankfurt Smuts, conhece Lore Posse (Laura Perls), sua futura esposa com quem terá dois filhos Renati (1931) e Steve (1995).
1927: Começa a segunda analisem com Clara Happel. Passa a atender em Viena Sob Supervisão com Eugen Hanick.
1929: Casa- se com Lore em 23 de Agosto.
1930: Começa a analisar-se Com Wilhelm Erich.
1931: Trabalha como psicanalista Sob Supervisão de Otto Fenichell.
1933 Em abril fogem da perseguição nazista e instala-se na Holanda. Por sugestão de Ernest Jones vai para África do Sul.
1934: Funda o instituto Sul-africano de psicanálise em Johanesburgo.
1936: Apresenta no congresso internacional de psicanalise em Praga, Hungria, trabalho sobre resistências orais, que recebeu fria acolhida. Seus encontros com Freud e Reich são decepcionantes.
1942: É lançado Ego, Agressividade alista-se como psiquiatra do exército na África Do Sul servirá por quatro anos.
1946: Com o receio da Apartheid, muda-se para nova York, onde estabelece Clínica faz boa clientela, com o apoio de Karen, Horney, Erich Fromm e Clara Thompson. 1950: E composto o grupo dos Sete: Fritz, Laura Perls, Isadora From, Paul, Goodman, Elliot Shapiro, Sylvester Eastman e Paul Weiss. É que o iniciará no (Zen-budismo), posteriormente, ingressa no grupo o professor do universitário Ralph Heffiline.
1951: Pública Gestalt-terapia em colaboração com Goodman e Heffiline.
1952: Funda-se o instituto de Gestalt de Nova York.
1954: É fundado o Instituto de Gestalt de Cleveland Perls viaja pelos Estados Unidos Para divulgação a nova abordagem tem contato com terapeutas de destaque como Jacob L Moreno, o criador do psicodrama, por meio dos quais aprimora suas teses sobre Gestalt vem à luz a segunda Geração Gestaltista.
1956: Perls se instala em Miami, Florida.
1962: Faz uma viagem de 18 meses pelo mundo, instalando- se em comunidade de artistas Beatrice em Kibutz (Israel) e em um mosteiro zen em Kyoto (Japão).
1963 Muda-se para Esalen, Estados Unidos, em Dezembro.
1967 Começam a redigir suas memórias, que serão publicadas dois anos depois.
1968: No auge da crise do Vietnã e do movimento Hippie, Perls ganha fama com seus seminários, tendo sido matéria da revista Life.
1969: Publica Gestalt-Terapia explicada e autobiografia Escafunchando Fritz dentro E fora da lata de lixo. Em junho, cria um Gestalt-Kibutz no lago Cowichan, em Vancouver, Canadá comunidade em que todos trabalham e participam das sessões de psicoterapia ou de formação.
1970: Perls morre nos Estados Unidos, em 14 de Março, em decorrência de um.
Ataque cardíaco depois na autopsia revelaria câncer pancreático. No Brasil, Therese Tellegen pública “Elementos de psicoterapia Gestaltica” no boletim Da. Sociedade de psicologia de São Paulo. Ao longo da década Gestalt-terapeutas, Veem ao Brasil para treinamento.
1976: Lançadas as primeiras traduções de livros sobre Gestalt terapia no país pela Suminus Editorial.
1980: E criado o primeiro curso de formação de Gestalt Terapia no Instituto Sedes Sapientia em São Paulo responsabilidade de Abil Guedes, Jean Clark K. Juliano, Lilian M.Frazão e Thereza A.Tellegen. Nos anos seguintes novos núcleos serão desenvolvidos em outros Estados.
1986: E fundado o centro de Estudos de Gestalt de São Paulo.
1987: Ocorre o 1°encontro nacional de Gestalt terapia no Rio de Janeiro.
1991: Começa a ser publicado às primeiras revistas nacional sobre a abordagem.
1995: Jorge Ponciano Ribeiro publica o ciclo do contato, primeiro livro brasileiro sobre a Gestalt-terapia.

Outros materiais