Buscar

[CROZETTA] EMPREENDEDORISMO

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de avaliação a distância (AD)
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – AD1
Unidade de Aprendizagem: Empreendedorismo
Curso:
Professor: Osny Taborda Ribas Junior 
Nome do aluno: 
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o enunciado e responda as questões:
Ao longo da disciplina de empreendedorismo você esta estudando o quanto a abertura de novos negócios influencia positivamente na economia e o quanto um início bem estruturado e um empreendedor preparado são fatores determinantes para o sucesso do empreendimento. Diante disso, inicie a realização desta Avaliação a Distância realizando os seguintes passos:
Na parte inferior do EVA – Espaço Virtual de Aprendizagem consta um link que lhe dará acesso para a seguinte Base de Dados:
No campo de busca, digite a palavra Empreendedorismo, que fornecerá uma série de livros sobre o assunto. Clique no link para o livro que aparece na figura abaixo:
O trabalho a ser realizado na nossa AD1 diz respeito somente aos Capítulo 1 – Espírito Empreendedor – Tópicos 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6 e 1.7.
Questão 1- (10,0 pontos)
O termo empreendedorismo vem sendo utilizado ao longo dos séculos. Por exemplo, na Idade Média o termo foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção (relacionados a terra e a agricultura). No período em que surgiu o modo de produção capitalista burguês, as grandes navegações foram consideradas grandes empreendimentos fazendo surgir os primeiros empreendedores. Enfim, você estudou nessa disciplina que o empreendedorismo não é algo novo, pois remonta ao início dos tempos e faz parte da própria evolução do ser humano.
Tomando como base o conteúdo abrangido pela unidade de aprendizagem, acesse a Biblioteca Virtual e faça uma RESENHA CRÍTICA sobre o Capítulo 1 (Tópicos de 1.1 a 1.7) do livro “Administração para Empreendedores” do Antonio Cesar Amaru Maximiano, buscando seguir os passos para elaboração de uma resenha apresentados no Texto de Apoio disponibilizado logo abaixo, realçando a importância do empreendedorismo na atualidade?
_______________________________________________________________
Texto de Apoio
Resenha
A resenha costuma ser um gênero textual muito solicitado aos estudantes, principalmente àqueles que já estão na universidade. Por esse motivo, saber escrever uma resenha é fundamental para evitar situações desagradáveis ao longo do seu curso. Além de conhecer as principais características do gênero, é muito importante que você conheça também os tipos de resenha, que devem ser contemplados conforme a solicitação de seu professor.
Dentre os tipos de resenha existentes, estou solicitando para a AD1 o seguinte tipo de resenha:
Resenha acadêmica crítica: A resenha acadêmica, também conhecida como resenha universitária, apresenta moldes rígidos responsáveis pela padronização dos textos científicos. Nela devem constar os seguintes elementos:
Identificação da obra: é indispensável que conste em sua resenha acadêmica crítica os dados bibliográficos do livro ou artigo que será resenhado;
Apresentação da obra: Nesse momento você deve introduzir o assunto para o seu leitor, abordando os principais aspectos que serão contemplados ao longo do texto;
Descreva a estrutura do livro ou do artigo que será resenhado: Nessa parte você deve falar sobre a divisão em capítulos e em seções, foco narrativo e o número de páginas do texto em sua versão integral;
Descreva o conteúdo: Uma boa resenha apresenta um desenvolvimento que gira em torno de três a cinco parágrafos, o que é suficiente para sintetizar o texto fonte;
Apresente argumentos criados a partir de um posicionamento crítico sobre o texto: Hora de dar a sua opinião. Muitas pessoas acham que toda resenha dispensa a argumentação, mas isso não ocorre com a resenha crítica. É importante que você opine, mas não se esqueça de que se trata de uma resenha, portanto, a síntese deve ser preservada;
Identifique o autor da obra resenhada: Atenção, nessa parte de sua resenha crítica você deve falar sobre o autor do texto fonte, não sobre você. Apresente dados biográficos, especialmente sobre suas obras e área de atuação;
Identifique-se: No último parágrafo deve constar a sua assinatura, assim como a graduação cursada.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/tipos-resenha.htm. Acessado em 08/02/2018.
_______________________________________________________________
IMPORTANTE:
Para a realização das respostas a linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos e veja como realizar citações e referências e citar as fontes da pesquisa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes