Buscar

didática 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702826822) Todas as afirmativas abaixo dizem respeito a formação do pedagogo, EXCETO:
 Certo	As ações do pedagogo devem se restringir a educação intencional dentro das escolas.
 2a Questão (Ref.:201702865997) Pesquisa e Prática em Educação é a problemática em torno do conhecimento. Por conhecimento compreendemos a capacidade humana de produzir sentidos e significados para as coisas existentes e de como nos relacionamos com ela. Sendo assim, nos deparamos com diferentes tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade. São eles: o conhecimento espontâneo (senso comum), o conhecimento mítico-religioso; o conhecimento artístico, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. Dentre os enunciados abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao conhecimento científico:
 Certo	É um tipo de conhecimento sistemático, rigoroso, radical, preciso, investigativo e se estrutura a partir do método de pesquisa.
 3a Questão (Ref.:201702965991) Quando afirmamos que homens e mulheres são sujeitos do processo educacional estamos reiterando que:
 Certo	e) são capazes de definirem os objetivos a serem seguidos, num processo em que as definições implicam em redefinições.
 4a Questão (Ref.:201702727949)	A atividade humana ou trabalho propriamente dito, pode ser analisada em, pelo menos, dois sentidos. Quais são eles?
 Certo	 Antropológico e teórico-gnosiológico.
 5a Questão (Ref.:201702418153) De acordo com Marcondes (2006), escolástica é um termo que designa todos que pertencem a uma escola de pensamento e ensino que compartilha os dogmas do cristianismo. Em 1070 a reforma gregoriana decretada pelo papa Gregório VII estabeleceu que cada abadia e catedral tivesse uma escola com os elementos básicos da época: trivium (gramática, lógica e retórica) e quadrivium (música, geometria, aritmética e física), formando assim o septrivium (sete artes liberais). Portanto, a escolástica que surgiu em torno dos sécs. XI e XII ficou conhecida como:
	 Certo	Filosofia Medieval
 6a Questão (Ref.:201702423010) Até o século XV a Igreja, com seus bispos e clero, era quem dominava a sociedade Nesta época, houve um grande desenvolvimento no campo das artes, das armas, da tecnologia, da culinária. Foi o período feudal cuja visão de mundo era
	 Certo	Teocêntrica
 7a Questão (Ref.:201702829572) Em 1932 houve a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Tal Manifesto se tornou a base política e de modernidade que alicerçaria a educação e a sociedade brasileira. Esse Manifesto enaltece o exercício dos direitos dos cidadãos no que se refere à educação, dentre eles destacamos
 Certo	a escola pública, a laicidade, a gratuidade e a obrigatoriedade da educação.
 8a Questão (Ref.:201702319194) O ensino superior criado no Brasil, embora não organizado sob a forma universitária, buscava corporificar valores que só a universidade com a sua cultura desinteressada poderia cumprir, este tipo de pensamento foi um legado do período colonialista. Podemos afirmar que até o começo do século XIX a universidade do Brasil foi
 Certo A Universidade de Coimbra
9a Questão (Ref.:201702319409) Durante a ditadura militar tivemos na sociedade brasileira uma postura conservadora, de uma maioria representante da classe média brasileira e, tivemos uma parte da classe artística, com uma postura de oposição, estas posturas diferenciadas também existiram no campo educacional, ou seja, um grupo de professores, intelectuais e alunos que defendiam o regime e outro grupo que se opunha (tanto professores quanto os intelectuais e os estudantes). Assim, o campo educacional vai ser alvo de um controle severo por parte do governo militar sobre as instituições escolares e as universidades. Por que isto aconteceu?
	 Certo	Porque a universidade é um campo de formação política, intelectual e científica
 10a Questão (Ref.:201702418508) Em 1967, o Governo do Regime Militar cuidou de reestruturar a representação estudantil, eliminando a antiga estrutura, de âmbito nacional, mediante determinação de que os órgãos de representação discente se limitassem ao âmbito exclusivo de cada universidade. Assim, foram mantidos os antigos Diretórios Acadêmicos (DA), dirigido por voto direto, para cada unidade, e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), dirigido por voto indireto, para cada Universidade. Com isso, eliminou-se a coordenação nacional do movimento estudantil levada a cabo pela ex União Nacional dos Estudantes (UNE), que nos anos anteriores ao Regime Militar havia alcançado uma força política considerável. No entanto, a mudança mais radical operada na organização da representação estudantil está determinada no disposto do artigo 11 do Decreto Lei no: 252: "É vedada aos órgãos de representação estudantil qualquer ação, manifestação ou propaganda de caráter político e partidário, racial ou religioso, bem como incitar, promover ou apoiar ausência nos trabalhos escolares". Parágrafo único. "A inobservância deste artigo acarretará a suspensão ou a dissolução do DA e do DCE". Assim, a UNE passou a existir na clandestinidade, deixando de ser um órgão de representação de classe, para se transformar em movimento político marginal. Essa radicalização atingiu o auge com os primeiros atos terroristas, aos quais respondeu o Governo com o ________________ que se aplicou especificamente ao sistema educacional, através do Decreto no: 477 de 1969, tirando do cidadão brasileiro todas as garantias individuais e coibindo toda e qualquer manifestação de caráter político ou de protesto das Universidades.
	 Certo	Ato Institucional no: 5 (AI5)

Outros materiais