Buscar

Resenha do filme Pro Dia Nascer Feliz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
	Este trabalho apresenta uma análise do filme “Pro dia nascer Feliz”, o filme foi produzido entre abril de 2004 e outubro de 2005, dirigido por João Jardim. O documentário aborda as desigualdades na educação brasileira, mostrando as dificuldades dos professores e jovens em diversas regiões do Brasil, sendo elas localizadas em Manari – Pernambuco Escola Dias Lima, em São Paulo Itaquaquecetuba – no Bairro Alto de Pinheiros, e o Colégio Católico de Santa Cruz e no Rio de Janeiro em Duque de Caxias o Colégio Estadual Guadalajara. Nesse percurso, o autor busca explorar os conflitos de classes através dos aspecto dos adolescentes de escolas particulares e escolas públicas.
	É um excelente documentário, uma realidade perturbadora, apesar de ser produzido em três estados distintos, mostra o alto grau de identificação com o Brasil todo. Um dado triste, e é quase uma regra o meio determinar o tipo de futuro que o cidadão terá.
	O filme expõe trechos que nos fazem refletir sobre o que somos, e o que queremos, e o que faremos, para mudar o contexto da educação Brasileira. Desde escolas públicas, até as privadas, mostrando que, independente da classe social, todos são indivíduos com sonhos e dificuldades, que apesar de tudo continuam tendo esperança de que suas vidas melhorem.
	Mostra a importância da escola na construção do caráter e da educação de um cidadão é de extrema necessidade, é a partir da escola que aprendemos a ler, a escrever, a falar corretamente, argumentar, criticar, expor nossas opiniões de uma forma coerente e exata, mas também humanística. O contato com outros alunos faz que saibamos nos relacionar com outros indivíduos, respeitar e saber conviver com as diferenças, saber observar quando e como estamos errado e o que pode ser feito para solucionar tal problema. A importância educação nos completa como seres racionais e civilizados, tudo o que aprendemos na escola será levado adiante nas nossas vidas, por esta razão é importante obtermos uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Escola; Educação; documentário, filme.
DESENVOLVIMENTO
O documentário é uma crítica às técnicas comportamentais nas diversas situações que o adolescente brasileiro enfrenta dentro da escola. Meninas e meninos, ricos e pobres em situações que revelam precariedade, preconceito, violência e esperança. 
	
	Em três estados brasileiros, em classes sociais diferentes, os adolescentes falam da vida na escola, seus projetos e inquietações numa fase importante de sua formação. Mas o diretor João Jardim surpreende com as dificuldades das escolas nas periferias do Rio e São Paulo, dentro do tradicional quadro de irresponsabilidade política e de ausência de cidadania na nossa cultura de impunidade. Professores que fingem ensinar e alunos que fingem aprender. Neste contexto, o documentário questiona se a escola, inserida no modelo capitalista e promotor de desigualdades atual, dará conta de trabalhar as perspectivas dos jovens com relação ao futuro. 
Flagras da realidade escolar brasileira, como preconceito, desordem e negligência integram o cotidiano de um grupo de adolescentes que é reproduzido no filme. São entrevistados alunos de 14 a 17 anos, de classes sociais distintas, para que revelem as próprias inquietações e fragilidades no universo educacional. As entrevistas, por sua vez, são distribuídas entre tomadas de ambientes como salas de aula, pátios e corredores a reuniões de conselho e banheiros, o que torna o filme ainda mais dramático. Professores também têm a oportunidade de exporem o cotidiano profissional e suas opiniões, tentando acabar com a desigualdades e injustiças. 
O documentário tem inicio mostrando a realidade de uma escola no estado de Pernambuco, onde mostra a dura realidade das pessoas, as escolas sem nenhuma infraestrutura e com falta a de professores e desmotivação do corpo docente, os alunos contam com um ônibus para se deslocarem de seus lugares até a cidade, em uma distância de 30 quilômetros, e que às vezes o ônibus se quebra. Mostrada, uma garota chamada Valéria de 16 anos de idade, que tem um ótimo dom para o á poesia, diferentemente das condições que a escola proporciona ela recebe notas baixas porque os professores não acreditam que foi ela quem as escreveu.
Em uma escola da periferia do Rio de Janeiro o maior problema é a violência e a influência de criminalidade, que parece afetar os estudantes. A dificuldade de erguer socialmente faz com que um futuro promissor se torne apenas um sonho. Desmotivados alunos e professores, pois muitos jovens se entregam ao uso de drogas e ainda muito novos entram em contatos com o roubo e as armas e professores que sentem como se fosse em vão seus esforços para fazer a diferença na vida dos alunos através da educação, muitos professores tem o estrese tão grande que precisão de acompanhamento psicológico. Enquanto isso, os jovens parecem não querer estudar para mudarem suas vidas, e acabam se acomodando e até mesmo se revoltando com o mundo.
Mostra claramente alunos que não aprenderam nada durante o ano, e que os professores tem que tomar uma grade decisão, passá-los para a próxima série caso tenha sido notado uma pequena melhora ou passá-los porque não acreditam que eles um dia se importarão com os estudos e porque é melhor estar livres deles de uma vez. Muitas vezes, passar esses alunos mesmos sem ter aprendido nada é a solução tomada por professores já cansados e desacreditados.
Em uma escola particular na cidade de São Paulo mostra uma outra realidade citada anteriormente, os estudantes tem uma aparência melhor e uma boa estrutura escolar, mostra alta rigidez para com os alunos na absorção da informação e a busca de sucesso nos vestibulares, mas não é motivo para ausência de problemas.
Apesar de tudo, mostram jovem diferentemente da classe social, que são seres humanos com sonhos, e desejos, e que convivem com suas alegrias e tristezas, que sentem insegurança e medo diante do mundo, mas que na maioria dos casos acreditam que as coisas um dia melhorem em suas vidas.
CONCLUSÃO
A análise do filme e particularmente de cada escola, mostra que diferenças existem, neste documentário pode-se concluir que as realidades que foram mostradas são diferentes na questão da violência, dedicação, desrespeito e falta de estrutura ou mesmo da ausência de professores, e que se encontra falhas na estrutura das escolas de todas as classes, mas também observei a falta de um apoio familiar, a dos pais, dificultando muito do desenvolvimento dos jovens, pais que são totalmente ausentes e o que cobram pelo crescimento do aprendizado escolar. Além disso, o filme mostra a diferença de padrões de ensino e os caminhos que terão que ser percorridos para que a educação se desenvolva no Brasil.
REFERÊNCIA:
FILME: Pro Dia Nascer Feliz (2006, Brasil, direção João Jardim, 88 min., documentário, classificação indicativa: livre)

Outros materiais