Buscar

O quarto de Jack 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Emocionante para quem consegue sentir empatia pela tragédia. Uma moça de 17 anos é sequestrada e mantida em cativeiro por oito anos, nesse período ela tem um filho com o sequestrador que a estupra regularmente. Chocante e infelizmente real.
Apesar de não constar que o filme é baseado em fatos reais, fatos muito parecidos já foram noticiados pelo mundo todo. Abuso sexual atinge 1 em cada 10 mulheres no mundo. Dados reais, mas que infelizmente não pensamos ou falamos muito a respeito.
O filme é comovente e nos faz pensar em como os Seres Humanos se comportam. Para que Jack não percebesse o que acontecia, Joy criou um mundo paralelo para eles viverem, o quarto era todo o planeta e o que aparecia na televisão era de outro planeta ou fantasia. Eles brincavam, riam, faziam exercícios, estudavam e liam livros, tudo sem nunca sair do quarto. Jack teve uma infância saudável e feliz enquanto estava no quarto porque não tinha necessidade de nada, ele tinha o principal que toda criança precisa, o amor da mãe dele. Depois que saiu do quarto ele desejava voltar para lá, pois era o mundo que conhecia. Não brincava com os brinquedos novos e sentia falta da rotina com a mãe. Para as crianças a única coisa que importa é o amor e como é na infância o momento em que mais estamos conectados com a nossa essência, para os adultos isso também se aplica. Se tivermos nossas necessidades básicas bem satisfeitas, precisamos apenas de amor. Todo o resto é ilusão criada para consumirmos cada vez mais.
Nós somos capazes de nos acostumar a absolutamente tudo. Somos seres sensíveis e indefesos, submissos e ingênuos, somos facilmente manipulados e enganados. Conseguimos perceber isso quando ouvimos discursos de grandes líderes, nos emocionamos e somos convencidos pelas palavras e pelo tom de voz e não pensamos se o que ouvimos é a verdade ou se nos fará bem. Por isso políticos e pastores fazem aulas de oratória.
O filme se divide em duas partes, dentro e fora do quarto, prisão e liberdade. Tudo o que Joy queria era sair do quarto e voltar para a família e quando isso acontece, ela não se vê feliz, entra em depressão profunda e tenta suicídio. Esse momento do filme representa as nossas fantasias de liberdade. Muitas vezes acreditamos que ao mudar de situação seremos mais felizes, ao sair de um casamento, da casa dos pais, de um emprego, ou qualquer situação em que nos sentimos presos, mas mudar de realidade não é garantia de felicidade.
A fuga nem sempre é o melhor que podemos fazer. Claro que em casos de prisão física ou emocional, quando não temos escolha, o melhor que podemos fazer é tentar fugir. Mas na maioria das vezes, nós mesmos nos colocamos em prisões. Nós escolhemos não ser livres quando não pensamos sobre nossas escolhas.
A única liberdade que existe é a consciência.
Aprofundando um pouco mais, e levantando uma questão polêmica, podemos pensar nos motivos pelos quais Joy não tentava escapar a todo custo. Acredito que seja porque a maioria das pessoas tende a se conformar com a realidade e acreditar que algumas coisas são impossíveis. É o que vemos na vida das pessoas, muita gente acredita em coisas sem pensar a respeito. Um exemplo disso é a questão do Brasil, o Brasil está em crise, mas é 100% dos brasileiros que serão afetados pela crise? Muitas pessoas que perderam o emprego apostaram em realizar um sonho antigo e se tornaram ótimos empreendedores, ganhando muito mais dinheiro do que em empregos comuns. Então a crise não é para todos, e tudo depende do quanto a pessoa está disposta a se dedicar para conseguir o que quer.
O insucesso de alguém está mais relacionado com o medo e a preguiça que uma pessoa sente do que com fatores externos.

Outros materiais