Buscar

Estrutura Organizacional: Conceitos e Características

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: GST0647 - ANÁLISE ORGANIZACIONAL
1 – Aula 1º Atividade
	 1a Questão
	
	
	
	Trata das regras e regulamentos que a organização utiliza. Pergunta e responde questões como: Quem?, Quando?, Como?, cada tarefa deve ser realizada. Marque a opção correta:
		
	 
	Formalização.
	
	Centralização.
	 
	Diferenciação.
	
	Integração.
	
	Coordenação.
	
	 
	Ref.: 201602028409
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Organização implica em arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos e estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Do que se pode inferir que:
		
	 
	Não há uma estrutura organizacional perfeita, mas sim, que possa se adaptar às constantes mudanças no ambiente em que as empresas estão inseridas.
	
	Os autores de administração consideram que a estrutura por projeto não é indicada para empresas que buscam inovação em produtos e serviços, já que é composta por pessoas que possuem um conhecimento generalista.
	
	Entre os vários tipos de estrutura existe uma que se encontra em desuso por haver dificuldades em sua utilização: a matricial.
	
	Nos últimos anos, empresas de diferentes tamanhos e ramos escolheram a estrutura linear como o desenho ideal para atender à demanda de seus clientes.
	
	O desenho funcional é considerado como o que produz a estrutura organizacional mais bem acabada para as organizações de forma geral.
	
	 
	Ref.: 201602000290
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qualquer organização possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Com relação a estrutura informal é INCORRETO afirmar:
		
	 
	Está representada no organograma.
	
	Não aparece no organograma.
	
	Não é planejada.
	
	Surge naturalmente através da interação social das pessoas.
	
	Não expressa relações hierárquicas.
	
	 
	Ref.: 201602028451
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A estrutura formal de uma organização é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Essa estrutura possui algumas características entre as quais é possível apontar:
I - Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
II - Está nas pessoas e por consequência a sentimentos e a posição de autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, embora a liderança seja formalmente estabelecida.
III - Não há dúvida de quem está no comando de quem. São de fácil compreensão e sustentadas por regras e regulamentos específicos. Ela deixa pouco espaço para má interpretação de processos e procedimentos.
		
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	 
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201602158268
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Estrutura organizacional é um Instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenamento e agrupamento de atividades e dos recursos das organizações, incluindo o estabelecimento dos níveis de responsabilidade e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelo planejamento da organização¿(REBOUÇAS, 2011). Diante do exposto marque a alternativa correta sobre a origem dos estudos da estrutura organizacional.
		
	 
	Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades.
	
	A estrutura organizacional surge da interação social das pessoas, o que significa que desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem.
	
	Estrutura organizacional é abordagem na estrutura informal que está nas pessoas e em suas relações, dando ênfase na posição em termos de Autoridade, e responsabilidades.
	
	Estrutura organizacional é a rede relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.
	 
	Estrutura organizacional é o estudo das organizações, deliberadamente planejada e informalmente representada pelo seu organograma.
	
	 
	Ref.: 201602028423
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A empresa CL vem passando por dificuldades; os seus gestores perceberam problemas na relação entre o desenho da empresa e o ambiente em que opera. Marque a decisão que deve ser tomada em relação ao problema detectado:
		
	
	Concentrar a tomada de decisão, ao invés de consultar especialistas, uma vez que, quanto mais concentrada a decisão, mais rápida ela é tomada e melhores resultados pode gerar.
	
	Escolher uma gestão centralizadora que defina critérios próprios e que tenha um controle centralizado sobre a estrutura e as pessoas que a operam.
	 
	Estudar e escolher um ou mais desenhos que se adequem a seus objetivos e estratégias, sabendo que esse movimento de adequação e readequação da estrutura da empresa deve ser uma constante.
	
	Enfatizar a importância do controle em suas várias modalidades: preventivo, simultâneo e posterior, de forma a adequar a estrutura.
	
	A criação de um planejamento conservador, ou seja, voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente, já que assim as decisões podem levar a bons resultados.
	
	 
	Ref.: 201602148939
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A organização informal é instável, já que não se sustenta em regras ou normas rígidas, mas em relações e comunicação construídas no dia a dia da organização, pode mudar conforme estas relações mudam, trazendo importantes contribuições para o movimento de mudança organizacional em tempos que demandam flexibilidade. Assinale uma desvantagem da estrutura informal.
		
	
	Proporciona maior rapidez nos processos.
	 
	Desconhecimento das chefias.
	
	Reduz a carga de comunicação dos chefes.
	
	Motiva a integração das pessoas a empresa.
	
	Complementa a estrutura formal.
	
	 
	Ref.: 201602175689
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma estrutura organizacional é representada pelo:
		
	
	Fluxograma.
	
	Funcionograma.
	
	Diagrama de Bloco.
	 
	Organograma.
	
	¿Layout¿.
	
Aula 2º Atividade 
	Entre as formatações básicas da estrutura organizacional encontram-se a estrutura formal e a estrutura informal, em relação a essa última é possível afirmar que:
		
	
	Está sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. Coloca ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade.
	
	É a organização que se baseia em uma divisão do trabalho racional, na diferenciação e integração dos participantes de acordo com o critério estabelecido por quem detém o processo decisório.
	 
	É a organização planejada: a que está no papel e é aprovação pela direção e comunicada aos colaboradores por meio de manuais, descrições de cargos, regras e regulamentos.
	
	É uma estrutura planejada. O fluxo de autoridade é descendente e mais estável.
	 
	Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
	
	 
	Ref.: 201601992044
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A organização formal e informal está presente em toda e qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. No tocante a esta temática, assinale a alternativa falsa:
		
	
	A organização formal é a organização definida no organograma.
	
	As relações sociais que é formalmente estabelecida pela empresa é organização formal.
	 
	O surgimento das
relações por afinidade pode ser considerada como relação formal.
	 
	A organização informal não aparece no organograma da empresa.
	
	 
	Ref.: 201602148934
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A estrutura formal confere a organização estabilidade, já que cada um dos profissionais que a compõe tem papéis bem definidos e formalizados por meio de regulamentos, identificando claramente qual a responsabilidade de cada pessoa na organização, assim como os fluxos de comunicação formais, estabelecidos pelos canais determinados pela organização. Aponte uma desvantagem da estrutura formal quando mal aplicada.
		
	 
	Podem levar ao conformismo e acomodação.
	
	Baseada em técnica e profissionalismo.
	 
	Tem clara representação no organograma da empresa.
	
	É estruturada e organizada.
	
	Reconhecida juridicamente.
	
	 
	Ref.: 201602028441
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A estrutura formal de uma organização é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo seu organograma. Essa estrutura possui algumas vantagens, entre as quais é possível apontar:
		
	
	A estrutura formal é instável, mas está sujeita a controle e possui liderança informal.
	
	A estrutura formal está nas pessoas e por consequência a sentimentos e a posição de autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, embora a liderança seja formalmente estabelecida.
	
	A estrutura formal é mais estável, sua linha de autoridade é horizontal e desenvolve sistemas e canais de comunicação específicos de cada estrutura.
	 
	A estrutura formal é planejada, por isso mais estável. Está mais sujeita ao controle da direção e as posições em termos de autoridades e responsabilidades são de fácil percepção.
	 
	A estrutura formal é planejada, mas também pode surgir da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem, o que por sua vez não impede a criação de posições em termos de autoridade sua visibilidade.
	
	 
	Ref.: 201602152750
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A estrutura organizacional permite que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade para a consecução dos objetivos organizacionais. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma contribuição da estrutura organizacional para as organizações.
		
	
	Por meio da estrutura organizacional, busca-se o arranjo e a disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos.
	 
	A estrutura organizacional deve buscar uma forma acabada e perfeita para a organização, com o propósito de evitar mudanças indesejáveis.
	
	Quando o desenho organizacional não está adequado às necessidades da empresa e ao contexto em que ela está inserida, são constantes as reorganizações e reestruturações no sentido de adequá-lo às mudanças e renovações indispensáveis ao sucesso organizacional.
	 
	A estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades.
	
	Não existe uma estrutura organizacional acabada e perfeita. Em algumas situações, é necessário se adaptar adequadamente às mudanças.
	
	 
	Ref.: 201602008059
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Oliveira (2002, p. 86), a organização informal "é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da intenção social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem". Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma Sobre as vantagens e desvantagens da organização informal, pode-se afirmar que são vantagens apenas os itens:
I. Proporciona maior rapidez no processo;
II. Reduz distorções existentes na estrutura formal
III. Desconhecimento das chefias;
IV. Dificuldade de controle; Possibilidade de atritos entre as pessoas.
V. Reduz a carga de comunicação dos chefes
		
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	As afirmativas II, IV e V estão corretas
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	As afirmativas I, III e V estão corretas
	 
	As afirmativas I, II,e V estão corretas
	
	 
	Ref.: 201602004040
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Não existe estrutura organizacional acabada nem perfeita. Não é tarefa fácil organizar, de forma eficiente e lógica, o trabalho executado em uma empresa. Trata-se de um processo desafiador que exige conhecimento dos componentes básicos da estrutura organizacional. A esse respeito, assinale a única afirmativa correta acerca de estrutura formal e estrutura informal de uma organização.
		
	 
	A estrutura formal é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
	
	A estrutura informal é planejada e surge, naturalmente, da interação social dos profissionais de uma empresa.
	
	A estrutura formal, é propícia ao desenvolvimento das habilidades dos líderes informais, o que contraria a ideia de que a estrutura formal é sempre uma força negativa do grupo de trabalho.
	
	A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais estabelecidas ou requeridas pela estrutura formal, e suas relações, usualmente, constam do organograma.
	
	Os executivos mantêm controle permanente da estrutura informal, o que torna o trabalho mais simples e exige menos preocupação dos profissionais envolvidos.
	
	 
	Ref.: 201602028468
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A estrutura informal traduz relações que não aparecem no organograma. São comportamentos sociais que não documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros da organização, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. Nesse tipo de estrutura surge a liderança informal que tem entre suas características:
		
	 
	Fluir, na maioria das vezes, de maneira ascendente ou horizontal, ser mais um privilégio que um direito e ser, geralmente, mais instável que a autoridade formal.
	
	Por ser uma estrutura planejada, o fluxo de autoridade é descendente e mais estável.
	
	Deve ser sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.
	
	Estabelecer uma posição hierárquica claramente definida, já que se apoia em normas e regulamentos específicos.
	
	Dar mais ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade.
	
Aula 3º Atividade
	1a Questão
	
	
	
	Entre as vantagens da estrutura informal estão: I-Proporciona maior rapidez no processo II-Reduz a carga de comunicação dos chefes III-Possibilidade de atritos entre pessoas
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a segunda afirmativa está correta.
	
	Somente a primeira afirmativa esta correta.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201602008059
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Oliveira (2002, p. 86), a organização informal "é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da intenção social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem". Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma Sobre as vantagens e desvantagens da organização informal, pode-se afirmar que são vantagens apenas os itens:
I. Proporciona maior rapidez no processo;
II. Reduz distorções existentes na estrutura formal
III. Desconhecimento das chefias;
IV. Dificuldade de controle; Possibilidade de atritos entre as pessoas.
V. Reduz a carga de comunicação dos chefes
		
	
	As afirmativas I, III e V estão
corretas
	
	As afirmativas II, IV e V estão corretas
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I, II,e V estão corretas
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	 
	Ref.: 201602028441
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A estrutura formal de uma organização é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo seu organograma. Essa estrutura possui algumas vantagens, entre as quais é possível apontar:
		
	
	A estrutura formal está nas pessoas e por consequência a sentimentos e a posição de autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, embora a liderança seja formalmente estabelecida.
	
	A estrutura formal é planejada, mas também pode surgir da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem, o que por sua vez não impede a criação de posições em termos de autoridade sua visibilidade.
	
	A estrutura formal é mais estável, sua linha de autoridade é horizontal e desenvolve sistemas e canais de comunicação específicos de cada estrutura.
	 
	A estrutura formal é planejada, por isso mais estável. Está mais sujeita ao controle da direção e as posições em termos de autoridades e responsabilidades são de fácil percepção.
	
	A estrutura formal é instável, mas está sujeita a controle e possui liderança informal.
	
	 
	Ref.: 201602028451
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A estrutura formal de uma organização é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Essa estrutura possui algumas características entre as quais é possível apontar:
I - Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
II - Está nas pessoas e por consequência a sentimentos e a posição de autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, embora a liderança seja formalmente estabelecida.
III - Não há dúvida de quem está no comando de quem. São de fácil compreensão e sustentadas por regras e regulamentos específicos. Ela deixa pouco espaço para má interpretação de processos e procedimentos.
		
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	 
	Ref.: 201602114293
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Diante do exposto sobre Organização marque a alternativa correta.
		
	
	Organização é a estrutura organizacional que retrata a divisão do trabalho, sem a definição de responsabilidades e as relações de autoridade.
	 
	Organização é o agrupamento dos elementos organizacionais: pessoas, ferramentas e informação, necessário para a contínua transformação dos insumos organizacionais em produtos e/ou serviços que constituem a finalidade organizacional.
	
	Organização é a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, mas, não visa o alcance dos objetivos e resultados.
	
	Organização é uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, que não segue uma ordem normativa e nem escalas de autoridade, busca somente um sistemas de comunicações e de coordenação de afiliação
	
	Organização é uma coletividade que existe somente em uma base relativamente contínua em um ambiente e que não se engaja em atividades que estão relacionadas, usualmente, com um conjunto de objetivos.
	
	 
	Ref.: 201602148939
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A organização informal é instável, já que não se sustenta em regras ou normas rígidas, mas em relações e comunicação construídas no dia a dia da organização, pode mudar conforme estas relações mudam, trazendo importantes contribuições para o movimento de mudança organizacional em tempos que demandam flexibilidade. Assinale uma desvantagem da estrutura informal.
		
	
	Reduz a carga de comunicação dos chefes.
	
	Complementa a estrutura formal.
	 
	Desconhecimento das chefias.
	
	Proporciona maior rapidez nos processos.
	
	Motiva a integração das pessoas a empresa.
	
	 
	Ref.: 201602099402
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para Chiavenato, geralmente os objetivos naturais de uma organização são:
I - Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade.
II- Aumentar o bem-estar da sociedade através do uso econômico dos fatores de recurso.
III- Proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer uma variedade de necessidades humanas normais.
Analisando essas afirmativas, assinale a opção correta.
		
	
	somente a II e a III estão corretas.
	
	somente a I e a II estão corretas.
	
	somente a I e a III estão corretas.
	 
	todas estão corretas
	
	somente a III está correta.
	
	 
	Ref.: 201602028423
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A empresa CL vem passando por dificuldades; os seus gestores perceberam problemas na relação entre o desenho da empresa e o ambiente em que opera. Marque a decisão que deve ser tomada em relação ao problema detectado:
		
	
	A criação de um planejamento conservador, ou seja, voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente, já que assim as decisões podem levar a bons resultados.
	 
	Estudar e escolher um ou mais desenhos que se adequem a seus objetivos e estratégias, sabendo que esse movimento de adequação e readequação da estrutura da empresa deve ser uma constante.
	
	Concentrar a tomada de decisão, ao invés de consultar especialistas, uma vez que, quanto mais concentrada a decisão, mais rápida ela é tomada e melhores resultados pode gerar.
	
	Escolher uma gestão centralizadora que defina critérios próprios e que tenha um controle centralizado sobre a estrutura e as pessoas que a operam.
	
	Enfatizar a importância do controle em suas várias modalidades: preventivo, simultâneo e posterior, de forma a adequar a estrutura.
	
Aula 4º Atividade 
	f.: 201601647807
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A empresa Ork atua em um mercado bastante competitivo, que exige velocidade de mudança tecnológica, mas a sua estratégia não está alinhada a esse ambiente. Assim, que ferramenta é mais afetada no sentido de concretização do processo organizacional?
		
	
	A função direção.
	
	A demanda do mercado de massa.
	
	O controle.
	 
	A estrutura organizacional.
	
	A produção em grande escala.
	
	 
	Ref.: 201602158268
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Estrutura organizacional é um Instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenamento e agrupamento de atividades e dos recursos das organizações, incluindo o estabelecimento dos níveis de responsabilidade e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelo planejamento da organização¿(REBOUÇAS, 2011). Diante do exposto marque a alternativa correta sobre a origem dos estudos da estrutura organizacional.
		
	 
	Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades.
	
	Estrutura organizacional é abordagem na estrutura informal que está nas pessoas e em suas relações, dando ênfase na posição em termos de Autoridade, e responsabilidades.
	
	A estrutura organizacional surge da interação social das pessoas, o que significa que desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem.
	
	Estrutura organizacional é o estudo das organizações, deliberadamente planejada e informalmente representada pelo seu organograma.
Estrutura organizacional é a rede relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.
	
	 
	Ref.: 201602152760
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que as organizações possuem estruturas formais e informais. As estruturas informais emergem com a interação social estabelecida entre as pessoas, progredindo espontaneamente à medida que as pessoas se reúnem. Assinale o texto abaixo que aborda corretamente o conceito de estrutura informal.
		
	
	Uma característica fundamental da estrutura informal é que ela pode ser extinta pela estrutura formal.
	
	É resultante de comportamentos institucionais hierarquizados documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais.
	
	Traduz relações que habitualmente aparecem no organograma.
	 
	A autoridade informal flui de maneira ascendente ou horizontalmente e focaliza as pessoas e suas relações.
	 
	A estrutura informal não traz dificuldades ao oferecer resistência às ordens formais, alterá-las ou ainda cumpri-las com procedimento diferente do desejado.
	
	 
	Ref.: 201602149027
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Trata das regras e regulamentos que a organização utiliza. Pergunta e responde questões como: Quem?, Quando?, Como?, cada tarefa deve ser realizada. Marque a opção correta:
		
	
	Centralização.
	
	Diferenciação.
	
	Integração.
	 
	Formalização.
	
	Coordenação.
	
	 
	Ref.: 201602227326
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quanto à formalidade e informalidade na estrutura organizacional, leia as afirmações abaixo e responda: I- A estrutura informal é definida pelos padrões de comportamento e interações pessoais. II- A organização informal leva dois pontos importantes: A forma da estrutura e as normas. III- Quanto mais formal a organização mais distantes os níveis hierárquicos. IV- A estrutura informal está centrada nas pessoas e como elas funcionam juntas para realizar as tarefas. V- Na estrutura informal é claramente exposta a forma de como as informações fluem por toda a organização, não deixando dúvidas de quem comanda quem.
		
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas;
	
	As alternativas II, III e IV estão corretas;
	
	As alternativas I e IV estão corretas;
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas
	 
	As alternativas I, III e IV estão corretas;
	
	 
	Ref.: 201602028398
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A estrutura organizacional representa os órgãos e unidades que compõe a empresa, assim como suas relações de interdependência. Por outro lado, o seu funcionamento envolve funções e atividades necessárias para levar ao alcance dos objetivos da empresa. Esses aspectos são representados em:
		
	
	Cargos, salários e benefícios.
	 
	Organogramas, manuais da organização e descrição de cargos.
	
	Maquinário, ferramentas e tecnologia.
	
	Planos, metas e objetivos.
	
	Grupos, pessoas e competências.
	
	 
	Ref.: 201601676838
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Entre as características da estrutura formal de uma organização, que é a representada pelo organograma da empresa e os seus aspectos básicos, NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	A estrutura se identifica com a interação social estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem.
	 
	É uma estrutura planejada. O fluxo de autoridade é descendente e mais estável.
	
	É a estrutura que todas as empresas possuem, é a estrutura deliberadamente planejada.
	
	Possui ênfase em suas posições em termos de autoridade e responsabilidade.
	
	Está sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.
	
	 
	Ref.: 201601676854
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida. Em suma, o desenho organizacional, define:
		
	
	Como deve se dar o processo de tomada de decisão na empresa, mais especificamente, em que nível tal processo ocorrerá, estratégico, tático ou operacional.
	
	O tipo de direção a ser estabelecido na empresa, se mais diretivo, ou seja, com menos participação dos colaboradores ou mais participativo, com mais participação dos colaboradores.
	 
	O grau de adaptabilidade do processo de planejamento se será mais reativo ás mudanças ambientais ou será mais estático a fim de criar mais estabilidade nas organizações.
	
	Qual o controle do processo será exercido antes do processo simultâneo , que é o controle posterior.
	 
	Os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional.
	
Aula 2 DESENHO ORGANIZACIONAL
Atividade 1º
	Ref.: 201602190990
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Desenho Organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos. O Desenho Organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais. Diante do exposto marque a alternativa correta que corresponde as 4 características principais.
		
	
	diferenciação, informalização, centralização e integração
	
	Operação, informalização, centralização e integração
	
	Operação, informalização, descentralização e integração
	 
	diferenciação, formalização, centralização e integração.
	
	Operação, formalização, centralização e integração
	
	 
	Ref.: 201601420545
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Grandes varejistas como o Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar concederam a seus gerentes de loja um arbítrio maior na escolha de qual mercadoria estocar. Este é um exemplo de:
		
	
	Baixa padronização
	
	Baixa formalização
	 
	Descentralização
	
	Centralização
	 
	Alta departamentalização
	
	 
	Ref.: 201601999732
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Desenho organizacional é o retrato da estrutura da organização, define os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional. Existem alguns requisitos fundamentais do Desenho Organizacional que estão citados a seguir. Correlacione estes requisitos com o seu significado:
1. Estrutura Básica,
2. Mecanismo De Operação,
3. Mecanismo de Decisão e
4. Mecanismo de Coordenação.
( ) Descrição dos cargos, manuais de organização e rotinas,
( ) Integração,
( ) Divisão do Trabalho e Diferenciação e
( ) Hierarquia de Autoridade.
A sequência correta da correlação é:
		
	
	3, 2, 1, e 4
	
	1, 2, 3, e 4
	 
	2, 4, 1, e 3
	
	2, 1, 3, e 4
	
	4, 3, 2, e 1
	
	 
	Ref.: 201601453854
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos cuidados que o administrador precisa tomar para lidar com equipes podemos destacar o seguinte ponto:
		
	
	O objetivo de cada membro da equipe deve ser individualizado e intrínseco ao indivíduo.
	
	A função de liderança deve ser exercida por alguém determinado pela organização.
	
	É imprescindível que o líder determine o que cada membro realizará. A formalidade e a burocracia contribuirão para a boa organização do grupo.
	 
	Os membros da equipe devem ser designados para suas posições de acordo com suas propensões, habilidades, competências e tipo de personalidade.
	
	A equipe não pode ser considerada como a base fundamental de trabalho do administrador e sim a sua atuação em relação a ela.
	
	 
	Ref.: 201601990155
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ao desenhar a estrutura de sua organização, o gerente precisa atender
a alguns requisitos fundamentais, pois os desenhos devem retratar: a estrutura básica, o mecanismo de operação, o mecanismo de decisão e o mecanismo de coordenação. Quando um gerente quer dar ênfase à descentralização da autoridade, deslocando o processo decisório do topo para outros níveis da organização, diz-se que ele está usando a estrutura para mostrar:
		
	
	a estrutura básica.
	
	o mecanismo de coordenação.
	 
	o mecanismo de decisão.
	
	o mecanismo de operação.
	 
	o mecanismo de alienação.
	
	 
	Ref.: 201601436285
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional deve reunir e compartilhar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. A diferenciação se refere:
		
	
	à localização e distribuição da autoridade para tomar decisões
	
	redução da influencia da variabilidade humana
	
	aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização para manter convergência de esforços
	 
	à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos
	
	à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas
	
	 
	Ref.: 201601992047
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A amplitude de controle está relacionada ao número de subordinados que um gestor pode liderar de maneira efetiva. Esse número pode variar de acordo com a estrutura da empresa. Pode variar também dependendo dos níveis hierárquicos da empresa.
 Considere as afirmações no tocante à amplitude de controle e hierarquia:
I. As empresas com uma grande amplitude de controle tendem a ter uma configuração achatada, e muitos níveis hierárquicos;
II. A configuração alta de uma empresa está relacionada com uma amplitude de controle alta e uma hierarquia alta;
III. Poucos níveis hierárquicos caracteriza a empresa com grande amplitude de controle;
IV. Muitos níveis hierárquicos caracteriza a empresa com baixa amplitude de controle.
A opção verdadeira é a letra:
		
	
	II e III
	
	I e II
	
	I e III
	
	I e IV
	 
	III e IV
	
	 
	Ref.: 201602149033
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os organogramas seguem algumas regras para a sua elaboração de forma que seja de rápido e fácil entendimento, já que um de seus compromissos é justamente transmitir com clareza informações sobre a estrutura da organização e suas relações. Para tanto deve atender alguns requisitos inicias. EXCETO:
		
	
	Simplicidade.
	
	Uniformidade.
	 
	Centralização.
	 
	Padronização.
	
	Atualização.
2 atividade 
	Ref.: 201602000230
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Observe as afirmações abaixo e responda de acordo.
I - A formalização se refere ao grau em que as regras e os regulamentos são explicitamente definidos para governar o comportamento dos participantes das empresas.
II - São quatro, as características do desenho organizacional: diferenciação, formalização, centralização e integração.
III - Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita; existe uma estrutura organizacional que se adapta adequadamente às mudanças, pois a estrutura organizacional depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento.
		
	
	A afirmação II está incorreta e a afirmação III está correta.
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201601453812
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O desenho departamental refere-se à estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, ou seja, ao esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa. Desta forma entendemos que a departamentalização se dá através da:
		
	
	Diferencial Integrada.
	
	Diferenciação Conjunta.
	
	Diferencial Plena.
	
	Diferenciação Vertical.
	 
	Diferenciação Horizontal.
	
	 
	Ref.: 201602007854
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A diferenciação refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. A diferenciação pode ser feita da seguinte forma:
I - Diagonal: desdobramento em níveis secundários.
II - Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
III - Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	
	( ) as afirmações I e II estão corretas
	 
	( ) as afirmações II e III estão corretas
	
	( ) a afirmação I está correta
	
	( ) as afirmações I, II e III estão corretas
	
	( ) as afirmações I e III estão corretas
	
	 
	Ref.: 201602006788
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia as sentenças com atenção, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e depois marque a opção com a sequencia correta: ( ) Estrutura Informal representa relações que usualmente não aparecem no organograma. ( ) Diferenciação é a divisão do trabalho em departamentos, divisões, seções ou subsistemas. ( ) Centralização é divisão em departamentos ou seções seguindo o critério estabelecido em função dos objetivos. ( ) A Estrutura Formal não está sujeita a controle.
		
	 
	V, V, F, F
	
	V, F, V, V
	
	V, F, V, F
	
	V, F, F, V
	
	F, V, V, F
	
	 
	Ref.: 201602148961
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Apresenta as regras e regulamentos que devem ser seguidos, assim como os manuais de procedimentos a serem realizados. Por meio da descrição de cargos indica aos funcionários o que devem e como devem fazer. Define aspectos dinâmicos da organização. Marque a opção correta.
		
	
	Mecanismo de organização.
	
	Mecanismo de coordenação.
	 
	Mecanismo de comunicação.
	 
	Mecanismo de operação.
	
	Mecanismo de decisão.
	
	 
	Ref.: 201602007460
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização: estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e mecanismos de coordenação. O requisito mecanismo de operação corresponde a:
		
	
	descentralização
	
	hierarquia de autoridade
	
	centralização
	 
	divisão do trabalho e diferenciação
	 
	regras e regulamentos
	
	 
	Ref.: 201602006530
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Amplitude de Controle refere-se ao número de subordinados que cada órgão ou cargo pode assumir para poder supervisioná-los de maneira efetiva e adequada. Os fatores que influenciam a amplitude de controle são:
I - Estabilidade do ambiente.
II - Tecnologia utilizada.
III - Qualificação dos subordinados.
De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que é correto:
		
	
	Somente as afirmativas I e II.
	
	Somente as afirmativas II e III.
	 
	As afirmativas I, II e III.
	
	Apenas a afirmativa I.
	
	Apenas a afirmativa II.
	
	 
	Ref.: 201602149020
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Evidência a hierarquia e as relações de autoridade que compõe a organização, os relacionamentos formais entre os cargos e acima de todo os processos decisórios, portanto, não define apenas o poder para a tomada de decisão, mas os processos decisórios. Marque a opção correta.
		
	
	Mecanismo de comunicação.
	
	Mecanismo de organização.
Mecanismo de decisão.
	
	Mecanismo de coordenação.
	
	Mecanismo de operação.
3 – atividade
	Ref.: 201602152771
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Desenho Organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão disponibilizados e aplicados. Ele atende a 4 (quatro) requisitos básicos. Assinale a alternativa abaixo que contém a terminologia adequada utilizada para tais requisitos.
		
	
	Estrutura organizacional; Mecanismo de centralização; Mecanismo de coordenação; Mecanismo de integração.
	
	Estrutura básica; Mecanismo de decisão; Mecanismo de integração; Mecanismo de coordenação.
	
	Estrutura organizacional; Mecanismo de decisão; Mecanismo de operação; Mecanismo de coordenação.
	 
	Estrutura básica; Mecanismo de decisão; Mecanismo de operação; Mecanismo de coordenação.
	
	Estrutura fundamental; Mecanismo de centralização; Mecanismo de integração; Mecanismo de coordenação.
	
	 
	Ref.: 201602046776
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As empresas, para que funcionem de maneira a alcançar seus objetivos, precisam definir: o que deve ser feito, quem deverá fazer, como deverá ser feito, onde e quando começar e terminar e, finalmente, com quais recursos poderão contar. Ao definir esses aspectos, o administrador estará desenvolvendo que elemento da Administração?
		
	
	Inventário
	
	Análise SWOT
	 
	Desenho Organizacional
	
	Check list
	
	Balanço Contábil
	
	 
	Ref.: 201601639876
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A função da organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado denominado:
		
	
	ESTRUTURA LINEAR
	
	ESTRUTURA FUNCIONAL
	
	FLUXOGRAMA
	
	FUNCIONOGRAMA
	 
	DESENHO ORGANIZACIONAL
	
	 
	Ref.: 201602148955
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Descreve a divisão e organização do trabalho, diferenciando os cargos e funções que se espalham por toda a organização, bem como define como serão divididas as responsabilidades pelas atividades da organização, normalmente acontece por meio da especialização vertical, ou seja, hierarquia, ou ainda pela especialização horizontal, ou seja, departamentalização. Marque a opção correta.
		
	 
	Estrutura básica.
	
	Estrutura operacional.
	
	Estrutura horizontal.
	 
	Estrutura das organizações.
	
	Estrutura vertical.
	
	 
	Ref.: 201602007517
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização. Identifique a informação que NÃO corresponde a um desses quatro requisitos fundamentais:
		
	
	mecanismo de decisão
	
	mecanismo de coordenação
	 
	mecanismo sistêmico
	
	estrutura básica
	
	mecanismo de operação
	
	 
	Ref.: 201602149023
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Responsável pela integração dos diversos componentes organizacionais, trata de harmonizar a aplicação de todos os recursos para a maximização dos resultados. Define os meios pelos quais a organização procura harmonizar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho. Marque a opção correta.
		
	
	Mecanismo de organização.
	 
	Mecanismo de operação.
	
	Mecanismo de decisão.
	 
	Mecanismo de coordenação.
	
	Mecanismo de comunicação.
	
	 
	Ref.: 201602007459
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização: estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e mecanismos de coordenação. O requisito mecanismo de decisão corresponde a:
		
	
	descentralização
	
	divisão do trabalho e diferenciação
	
	centralização
	 
	hierarquia de autoridade
	 
	regras e regulamentos
	
	 
	Ref.: 201602149030
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Explica a localização e distribuição do poder de decisão e autoridade na organização. Essa distribuição caracteriza-se pela:
		
	
	Integração.
	 
	Centralização.
	
	Formalização.
	
	Coordenação.
	
	Diferenciação.
	
4 atividade
	Ref.: 201602006536
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização: estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e mecanismos de coordenação. O requisito estrutura básica corresponde a:
		
	
	regras e regulamentos
	
	hierarquia de autoridade
	
	descentralização
	 
	divisão do trabalho e diferenciação
	
	centralização
	
	 
	Ref.: 201601494009
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com OLIVEIRA, 2002, p. 86 a organização informal ¿é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da intenção social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma Sobre as vantagens e desvantagens da organização informal, pode-se afirmar que são vantagens apenas os itens: I. Proporciona maior rapidez no processo; II. Reduz distorções existentes na estrutura formal III. Desconhecimento das chefias; IV. Dificuldade de controle; Possibilidade de atritos entre as pessoas. V. Reduz a carga de comunicação dos chefes
		
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	As afirmativas I, III e V estão corretas
	 
	As afirmativas I, III e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I, II,e V estão corretas
	
	As afirmativas II, IV e V estão corretas
	
	 
	Ref.: 201602007519
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional deve reunir e compartilhar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. A diferenciação se refere:
		
	
	aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização para manter convergência de esforços
	
	à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas
	
	à localização e distribuição da autoridade para tomar decisões
	
	redução da influencia da variabilidade humana
	 
	à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos
	
	 
	Ref.: 201602091972
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dos requisitos que devem ser atendidos pelo desenho organizacional, aquele que se refere à divisão do trabalho e diferenciação é:
		
	
	O conjunto de mecanismos de operação;
	
	O conjunto de mecanismos de coordenação;
	 
	A estrutura básica;
	
	A estrutura informal.
	
	O conjunto de mecanismos de decisão;
	
	 
	Ref.: 201601436283
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização. Identifique a informação que NÃO corresponde a um desses quatro requisitos fundamentais:
		
	
	mecanismo de operação
	 
	mecanismo sistêmico
	
	mecanismo de decisão
	
	estrutura básica
	
	mecanismo de coordenação
	
	 
	Ref.: 201602149024
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Pressupõe a divisão do trabalho em departamentos,
divisões, setores, seções ou subsistemas. Pode ser horizontal, vertical ou por tarefas especializadas, quando do desenvolvimento de setores ou cargos especializados. Marque a opção correta.
		
	
	Coordenação.
	
	Centralização.
	
	Formalização.
	
	Integração.
	 
	Diferenciação.
	
	 
	Ref.: 201602008927
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A estrutura de uma organização deve ser estabelecida de acordo com os objetivos e as estratégias determinadas pela alta administração. Para definir a estrutura, é necessário que se avaliem a rotina e os procedimentos que darão suporte às atividades para que os objetivos sejam alcançados. As empresas constituem organizações de dois tipos: a organização formal e a informal. A estrutura organizacional requer principalmente uma organização:
		
	
	Formal, que é instável porque está sujeita ao controle da direção da empresa.
	
	Formal, que é aquela planejada e resultado das relações pessoais do corpo funcional.
	 
	Formal, que enfatiza as relações de autoridade e responsabilidade.
	
	Informal, que pode ser extinta porque não faz parte do organograma.
	 
	Informal, que é aquela que se desenvolve espontaneamente e está retratada no organograma.
	
	 
	Ref.: 201602183905
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As características principais do desenho organizacional, reúne quatro características básicas. Nas empresas, cada uma dessas características varia enormemente e provoca uma heterogeneidade de desenhos organizacionais, razão pela qual não existem duas empresas com desenhos iguais. Aponte as quatros características principais do desenho organizacional:
		
	
	Formalização, integração, verticalização e abordagem sistêmica.
	
	Formalização, organograma, integração e centralização.
	 
	Formalização, diferenciação, centralização e integração.
	
	Formalização, integração, abordagem e organograma.
	
	Formalização, abordagem sistêmica, integração e centralização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes