Buscar

Evolução do Pensamento Administrativo und 03

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
 
	Curso
	5662 . 7 - Evolução do Pensamento Administrativo - 20181.B
	Teste
	Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
	Iniciado
	30/04/18 16:49
	Enviado
	30/04/18 19:13
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	2 horas, 23 minutos
	Instruções
	Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar quantas vezes desejar, pois a tentativa só será contabilizada quando você decidir acionar o botão ENVIAR.
Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback, acessando o menu lateral esquerdo (Notas).
IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	No processo de comunicação interpessoal, é a reação do receptor ao ato de comunicação, permitindo que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
feedback.
	Respostas:
	a. 
racionalização.
	
	b. 
ruído vertical.
	
	c. 
feedback.
	
	d. 
ruído horizontal.
	
	e. 
negação.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem algumas características diferenciais entre grupos e equipes de trabalho (Albuquerque e Puente Palácios, 2004). Na maioria dos casos, desenvolvemos o nosso trabalho de maneira individual em grupos e não em equipes.
Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1, de modo a identificar as características básicas conforme as formas de comportamento predominantes.
Coluna 1 Formas de comportamento humano, quando inserido em uma coletividade
1. Grupos 2. Equipes
Coluna 2 Características de grupos ou de equipes.
( ) realização do trabalho depende fundamentalmente do esforço individual; trabalho em prol do objetivo da organização.
( ) compartilhamento de responsabilidades que não recaem somente sobre o líder; responsabilidade pelo resultado final é compartilhada.
( ) realização do trabalho depende tanto do esforço individual como do esforço conjunto; trabalho em prol de um projeto específico.
( ) ênfase no esforço conjunto tanto para o desempenho como para recompensas e responsabilidades; objetivo de trabalho altamente compartilhado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
1 – 2 – 2 – 2
	Respostas:
	a. 
1 – 1 – 2 – 2
	
	b. 
2 – 1 – 2 – 1
	
	c. 
2 – 2 – 1 – 2
	
	d. 
2 – 2 – 1 – 1
	
	e. 
1 – 2 – 2 – 2
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	(ESAF-2012)Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.
( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais. ( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais. 
( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos. 
( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agrega-lhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir.
( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os  meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
E, C, C, E, C
	Respostas:
	a. 
E, C, E, C, E
	
	b. 
C, E, C, E, E
	
	c. 
C, C, E, E, E
	
	d. 
E, C, C, E, C
	
	e. 
C, E, C, C, C
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	(CESGRANRIO -2011) A partir do processo de avaliação de desempenho, a Diretoria de RH percebeu uma crise de motivação junto aos colaboradores que atuam na linha de montagem. Como solução, medidas de empoderamento das pessoas (empowerment) foram propostas nas reuniões de alinhamento com a presença apenas dos supervisores de linha de montagem. Depois de alguns meses, a Diretoria de RH percebeu que um supervisor de linha de montagem comunicou INCORRETAMENTE e informalmente à sua equipe que as práticas de empowerment envolveriam o(a):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
foco no controle de regras e procedimentos sem atenuar a delegação de autoridade
	Respostas:
	a. 
orientação geral para metas a alcançar
	
	b. 
compromisso pessoal com a melhoria contínua do trabalho
	
	c. 
foco no controle de regras e procedimentos sem atenuar a delegação de autoridade
	
	d. 
tradução da ação em agregação de valor
	
	e. 
responsabilidade pela execução excelente da tarefa
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	As estruturas organizacionais têm se baseado tradicionalmente em alguma forma de departamentalização. Departamentalização é um método de subdivisão de trabalho e dos funcionários em unidades organizacionais distintas que assumem responsabilidade pela execução de tarefas específicas. Neste sentido, as estrutura são desenvolvidas pela departamentalização do trabalho de acordo com cinco métodos: departamentalização funcional, departamentalização por produto, departamentalização por cliente, departamentalização geográfica e departamentalização matricial. Sobre esses métodos, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
A principal vantagem da departamentalização funcional é a facilidade de disseminar a compreensão sistêmica da empresa por meio da comunicação entre as unidades organizacionais.
	Respostas:
	a.
A principal vantagem da departamentalização por cliente é o fato de direcionar a organização para as necessidades dos clientes e não para produtos ou funções empresariais. Essa estrutura é ideal para empresas que trabalham com público-alvo e com características bem distintas.
	
	b.
A departamentalização por produto tem como desvantagem os possíveis conflitos internos na empresa que podem ocorrer em função da divisão por produto. As pessoas não se enxergam mais pertencentes à empresa, mas a divisão do produto.
	
	c.
A principal vantagem da departamentalização funcional é a facilidade de disseminar a compreensão sistêmica da empresa por meio da comunicação entre as unidades organizacionais.
	
	d.
Muitos aspectos distinguem a departamentalização matricial das outras formas tradicionais de departamentalização. Um dos aspectos é que essa configuração híbrida resulta em relacionamento interfuncional muito mais intenso. De fato, enquanto os funcionários são tipicamente membros de apenas um departamento funcional (com base na experiência e especialização funcional que possuem), normalmente também pertencem a diversos grupos de projetos, de produtos e de clientes.
	
	e.
A departamentalização geográfica organiza o trabalho e os recursos em unidades geográficas distintas responsáveis pela condução dos negócios locais. Geralmente, estas unidades têm autonomia para decidir o rumo estratégico dessas unidades. Esse tipo de estrutura é muito usado por grandes corporações internacionais que atuam em várias partes do globo e precisam descentralizar o comando.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Dentro das organizações, as pessoas estão em constante interação social. Nesse contexto, o conflito invariavelmente está presente. Do ponto de vista da eficácia dos relacionamentos interpessoais e de acordo com as teorias mais recentes acerca do tema, assinale a alternativa correta quanto ao conflito:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Pode ser funcional ou disfuncional. Por isso, na medida certa, deve ser estimulado, pois um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático.
	Respostas:
	a.
Pode ser funcional ou disfuncional.Por isso, na medida certa, deve ser estimulado, pois um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático.
	
	b. 
É ruim e deve ser eliminado da organização.
	
	c. 
Deve ser incentivado a todo custo, pois ele será sempre benéfico para a organização, principalmente quando levado às últimas consequências.
	
	d. 
Será funcional quando envolver funcionários da organização e disfuncional quando envolver funcionários terceirizados.
	
	e. 
É sempre disfuncional e não contribui para o desenvolvimento da organização.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	No mundo dos negócios, equipes de trabalho são comuns. Pode-se definir equipe de trabalho como um conjunto de pessoas com habilidades complementares que assumem a responsabilidade mútua para atingir uma finalidade comum que pode ser alcançar metas de desempenho e aperfeiçoar processos interfuncionais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa errada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Nos últimos tempos as equipes de trabalho têm se mostrado como soluções para todos os problemas e, portanto, devem ser adotadas em todas as situações.
	Respostas:
	a.
Coesão é o grau de integração e cooperação da equipe, além disto é a extensão em que os membros são atraídos e motivados a permanecerem nela. A coesão faz com que os membros se auxiliem mutuamente favorecendo o processo de aprendizagem.
	
	b.
O trabalho em equipe pode auxiliar no processo de aprendizagem grupal, já que as pessoas possuem habilidade complementares, elas devem compartilhar experiência e conhecimento, a fim de que todos aprendam de maneira mútua.
	
	c.
Nos últimos tempos as equipes de trabalho têm se mostrado como soluções para todos os problemas e, portanto, devem ser adotadas em todas as situações.
	
	d.
A adoção de uma equipe de trabalho pode aumentar a satisfação do cliente. Ela tem como responsabilidade, também, propor soluções para melhorar o nível de serviço da empresa.
	
	e.
Diversidade de pontos de vista de uma equipe de trabalho aumenta a probabilidade de que as decisões solucionem as verdadeiras causas dos problemas e não só as consequências.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Estima-se que grande parte dos gestores passe muito tempo do seu dia comunicando-se com as pessoas. De fato, as funções de planejamento, organização, direção e controle, dependem do processo de comunicação. Sobre os canais formais e informais de comunicação nas empresas, assinale a alternativa correta.
           
I – Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra pessoa. A comunicação pode ser verbal e não verbal. A comunicação verbal envolve a comunicação oral e escrita.
II – Os principais atores da comunicação são: o emissor (mensagem a ser transmitida, codificação da mensagem e transmissão de mensagem), o receptor (recepção da mensagem, decodificação da mensagem e a compreensão da mensagem) e o ruído que interfere no processo de comunicação.
III – O processo começa com a codificação. Codificação significa apresentação de uma mensagem em forma verbal (oral ou escrita) ou simbólica que pode ser reconhecida ou compreendida pelo receptor. O emissor, em seguida transmite a mensagem em um canal de comunicação.
IV – Quando a mensagem é recebida, ocorre a decodificação. A decodificação é o processo pelo qual o receptor traduz a forma escrita, falada ou simbólica de uma mensagem. Entretanto, a mensagem compreendida pelo receptor nem sempre é a mensagem pretendida pelo emissor.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As assertivas I, II e IV estão corretas.
	Respostas:
	a. 
As assertivas I e IV estão corretas.
	
	b. 
As assertivas II, III e IV estão corretas. 
	
	c. 
As assertivas III e IV estão corretas.
	
	d. 
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
	
	e. 
As assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Estrutura Organizacional é 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
	Respostas:
	a. 
a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
	
	b. 
a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
	
	c. 
a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.
	
	d. 
o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.
	
	e.
a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	(FESEPE-2011ADAPTADO) O desenvolvimento de equipes de trabalho tem se intensificado nas últimas décadas com o objetivo de favorecer a eficácia dos trabalhadores e da organização.
Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo sobre equipes de trabalho em diferentes tipos de organizações.
( ) A realização do trabalho em equipes resulta exclusivamente do esforço individual.
( ) A responsabilidade pelos resultados obtidos pela equipe é compartilhado.
( ) Equipes de trabalho não são indicadas para resolver todos os problemas.
( ) A equipe de trabalho, geralmente, é necessária para desenvolver atividades e processos que necessitam de competências múltiplas.
( ) A efetividade do desempenho da equipe não tem influência da indolência social de alguns membros.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
F – V – V – V – F
	Respostas:
	a. 
V – V – F – V – F
	
	b. 
F – F – V – V – V
	
	c. 
V – F – V – V – F
	
	d. 
F – V – V – V – F
	
	e. 
F – V – V – V – V
	
	
	
Segunda-feira, 30 de Abril de 2018 19h13min30s BRT

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes