Buscar

Resumo Nosologia e Terapêutica Psiquiátrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOSOLOGIA E TERAPÊUTICA PSIQUIÁTRICA
Funções Psíquicas
1. Consciência
Definição neuropsicológica: estado vígil, ou seja, nível de consciência.
Definição psicológica: soma total das experiências conscientes de um indivíduo, ou seja, campo da consciência.
Definição ético-filosófica: capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e os deveres concernentes a essa ética.
Alteração do NÍVEL de consciência é denominada delirium, e está relacionada com condições orgânicas, como demência ou lesão encefálica.
Campo da consciência: na realidade, a consciência delimita um campo, que possui um foco e uma margem. Para a psicopatologia, é na margem que surgem automatismos mentais e os estados subliminares.
Alterações psicopatológicas quantitativas
Delirium: termo para designar síndromes confusionais agudas. Caracteriza-se por desorientação temporo-espacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais.
Alterações psicopatológicas qualitativas
Estado crepuscular: Nos estados crepusculares, há, estreitamento transitório do campo da consciência, afunilamento da consciência (que se restringe a um círculo de idéias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos. Ocorre amnésia lacunar e pode estar associado a epilepsia ou intoxicações e TCE.
Estado segundo: Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela. 
Dissociação da consciência: Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.
Transe: Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários. O estado de transe ocorre em contextos religiosos e culturais (espiritismo kardecista, religiões afro-brasileiras e religiões evangélicas pentecostais e neopentecostais). 
Estado hipnótico: É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa (hipnotizador). Trata-se de um estado de consciência semelhante ao transe, no qual a sugestionabilidade do indivíduo está aumentada, e a sua atenção, concentrada no hipnotizador. 
Experiência de quase-morte: Um estado especial de consciência é verificado em situações críticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipoxia grave, isquemias, acidente automobilístico grave, entre outros.
2. Atenção
A atenção se refere ao conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas.
Conceitos da psicopatologia clássica da atenção
	Natureza
	Voluntária ou espontânea
	Direção
	Interna ou externa
	Amplitude
	Focal ou dispersa
	Tenacidade
	Capacidade de fixar atenção em determinada área ou objeto
	Vigilância
	Qualidade da atenção que permite ao indivíduo mudar seu foco de um objeto para outro
Hipoprosexia: perda básica da capacidade de concentração, com fatigabilidade aumentada, o que dificulta a percepção dos estímulos ambientais e a compreensão
Aprosexia: total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos utilizados.
Hiperprosexia: estado da atenção exacerbada, no qual há uma tendência incoercível a obstinar-se, a deter-se indefinidamente sobre certos objetos com surpreendente infatigabilidade.
Distração: é um sinal, não de déficit propriamente, mas de superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos ou objetos, com a inibição de tudo o mais
Distraibilidade: ao contrário da distração, é um estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que implique esforço produtivo.
3. Orientação
A orientação autopsíquica é a orientação do indivíduo em relação a si mesmo. Revela se o sujeito sabe quem é: nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil, etc. Já a orientação alopsíquica diz respeito à capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é, quanto ao espaço (orientação espacial) e quanto ao tempo (orientação temporal).
Desorientação por redução do nível de consciência.
Desorientação por perda de memória imediata e recente.
Desorientação apática ou abúlica.
Desorientação delirante.
Desorientação por déficit intelectual.
Desorientação por dissociação (histérica).
Desorientação por desagregação.
Desorientação quanto à própria idade.
4. Sensopercepção
Define-se sensação como o fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos variados, originados fora ou dentro do organismo, que produzem alterações nos órgãos receptores, estimulando-os.
Por percepção, entende-se a tomada de consciência, pelo indivíduo, do estímulo sensorial.
Alterações quantitativas
Hiperestesia: no sentido psicopatológico, é a condição na qual as percepções encontram-se anormalmente aumentadas em sua intensidade ou duração. Ocorre em intoxicações, como por LSD.
Hiperpatia: no sentido neurológico, é quando uma sensação desagradável (geralmente de queimação dolorosa) é produzida por um leve estímulo da pele.
Hipoestesia: no sentido psicopatológico, é observada em alguns pacientes depressivos, nos quais o mundo circundante é percebido como mais escuro; as cores tornam-se mais pálidas e sem brilho; os alimentos não têm mais sabor; e os odores perdem sua intensidade.
Outros termos: parestesias, disestesias, podendo ser de origem neurológica ou não-neurológica, como em crises histéricas.
Alterações qualitativas 
As alterações qualitativas da sensopercepção são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as ilusões, as alucinações, a alucinose e a pseudoalucinação.
Ilusão: é a percepção deformada de um objeto real e presente. Ocorrem em três condições: rebaixamento do nível de consciência, fadiga grave e alguns estados afetivos (ilusões catatímicas). Podem ser visuais ou auditivas.
Alucinação: Percepção de um objeto, sem que este esteja presente.

Outros materiais