Buscar

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO AULA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
9a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	
	
	
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	São características da Globalização:
		
	 
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria
	 
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o conceito mais apropriado para a designação do hibridismo cultural característico da sociedade brasileira.
		
	
	Escravidão.
	
	República.
	 
	Sincretismo.
	
	Democracia.
	
	Racismo.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A sociedade globalizada em que vivemos pode ser caracterizada a partir dos seguintes aspectos, EXCETO:
		
	
	a grande circulação de mercadorias e pessoas proporcionou a formação de uma interação global de culturas e modos de viver, embora conflitos ainda sejam constantes
	
	podemos pensar acerca da diversidade presente no mundo em que vivemos e sua multiplicidade.
	
	para alguns críticos da globalização, com ela perdemos um pouco de nossas raízes quando nos deparamos com tantas opções de conhecimento diferentes.
	
	com a aceleração no campo das comunicações e dos transportes, o que chamamos de globalização, permite que conheçamos um pouco de cada lugar e de cada cultura.
	 
	trata-se de uma sociedade cada vez mais diversificada, com valores, opções, decisões, direções cada vez mais plurais e que impossibilitam a formação de diferentes identidades.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Theodor Adorno, em ensaio intitulado "A indústria cultural", faz uma importante ressalva à utilização do termo "cultura de massa", preferindo a expressão "indústria cultural", segundo ele a ideia seria "excluir de antemão a interpretação que agrada aos advogados da coisa; estes pretendem, com efeito, que se trata de algo como uma cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, em suma, da forma contemporânea da arte popular. Ora, dessa arte a indústria cultural se distingue radicalmente. Ao juntar elementos de há muito correntes, ela atribui-lhes uma nova qualidade. Em todos os seus ramos fazem-se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam esse consumo. Os diversos ramos assemelham-se por sua estrutura, ou pelo menos ajustam-se uns aos outros. Eles somam-se quase sem lacuna para constituir um sistema. Isso, graças tanto aos meios atuais da técnica, quanto à concentração econômica e administrativa. A indústria cultural é a integração deliberada, a partir do alto, de seus consumidores". Tendo em vista o estudo dos impactos da cultura de massa e a substituição proposta por Adorno, pode-se dizer que sua crítica ao uso do termo ¿cultura de massa¿ reside no fato de que:
		
	
	para o autor a sociedade moderna se caracteriza por uma liberdade criativa sem equivalente na história moderna, permitindo a expressão artística de diversas minorias;
	
	para o autor o termo sugere uma perspectiva mais democrática para a produção e consumo da arte, retirando qualquer tipo de distinção entre a arte superior e inferior;
	 
	para o autor o termo sugere equivocadamente um protagonismo das massas na produção contemporânea da arte, uma criação espontânea das próprias massas;
	
	para o autor a indústria cultural na sociedade de massa não provocou nenhuma alteração nas relações entre produção e consumo;
	
	para o autor a adaptação de manifestações artísticas distintas a um mesmo padrão que possa agradar os consumidores seria um incentivo à democratização artística;
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo no final do século XX e início do século XXI, através do qual o mundo passa a ser visto como uma aldeia global. Dentre os aspectos preocupantes da globalização podemos destacar:
		
	
	a valorização das culturas locais
	
	a valorização de culturas tradicionais
	 
	a desvalorização da produção cultural dos grandes centros econômicos
	 
	a padronização da cultura
	
	o reconhecimento da diversidade cultural
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. (Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.) No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve:
		
	 
	uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
	
	argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
	
	um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
	
	uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.  
	
	reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Podemos compreender o conceito de globalização a partir das seguintes proposições, com EXCEÇÃO de:
		
	 
	formação de uma teia de relações baseadas no multiculturalismo e na preservação das especificidades culturais, na qual se conclui o projeto Iluminista de igualdade plena para a humanidade.
	
	encurtamento das distâncias por meio da revolução nos transportes e nas comunicações, através do qual o mundo passa a ser visto como uma aldeia global.
	
	circulação planetária de mercadorias, pessoas e ideias, por meio de inovações tecnológicas como a internet e que provocaram a mudança da relação do homem com o tempo, isto é, o tempo é experimentado com uma sensação cada vez maior de aceleração.
	
	processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo no final do século XX e início do século XXI.
	
	padronização dos costumes, pois a constante propaganda e a exportação de produtos acabam por influenciar as culturas fazendo com que se perca um pouco do que há de nacional em cada país.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em relação à história do continente americano é possível afirmar que:
		
	
	é marcada pela colonização exclusiva dos asiáticos.
	
	é marcada pela colonização exclusiva dos europeus.
	
	é marcada pela ausência de civilização e pelo excesso de barbárie.
	
	é marcada pela ausência de fusão cultural, já que as culturas sempre se mantiveram isoladas.
	 
	é marcada pela fusão entre vários sistemas culturais, como o europeu, o africano e o indígena.

Outros materiais