Buscar

ativ 30429 psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
	ATIVIDADE:
Aulas: 01/02/03/04
	Aluno: Kassia Tasca de Carvalho
	RGM:103.7943
	Polo : Unigran /chapadão do sul
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
2018
	DATA PARA ENTREGA: 09/04/2018
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	
ATIVIDADES DA AULA 1
1-Segundo (BOCK 202) A psicologia é uma ciência que se especializa não só na descoberta, mas na redescoberta. O psicólogo é diferente do bom amigo, pois sua intervenção é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos científicos. Explique o que você entendeu por Psicologia, diferencie Psicologia comum e Psicologia cientifica, Dê exemplos, de cada uma delas. 
Psicologia comum: São conhecimentos adquirido com o passar do tempo, experiencias de vida, ou exemplos que seguimos adquiridos através de nossos pais ou outras pessoas que nós influenciam.
EX: Explicar ao meu filho a importância do consumo de frutas, e fazer ele entender q tem ser consumido pela questão de saúde.
Psicologia cientifica: Como seu nome já diz, essa psicologia e baseada em testes científicos, constatações de variação estímulos físicos, e suas diretrizes, com fundos científicos.
Ex: Uma criança que desenvolveu um transtorno sendo que foi conversado explicando pra criança que não poderia fazer(arrancar os cabelos); não resolveu procurado um psicóloga para verificar oque ocasionou esse, através de sua observação e testes , foi contatado que sofreu bulin na escola pois estava acima do peso.
2- No decorrer da história da Psicologia foram várias as abordagens que surgiram. Elabore um texto explicativo sobre as três primeiras escolas que nasceram com a Psicologia cientifica. (Gestalt, Psicanálise e Behaviorismo)
Behaviorismo: E a escola de psicologia que estuda o comportamento dos seres humano. Nesta escola podemos entender e aprender um pouco mais sobre o comportamento humano, e colocar em pratica no nosso dia-dia, como a própria escola já diz a interação do individuo ao ambiente ou seja a interação do homem com o ambiente, seja ele no trabalho, no ambiente social ou familiar.
Gestalt: Essa escola por sua vez tem uma abordagem um pouco diferente da Behaviorismo, pois ela estuda o homem em sua totalidade, sua maneira de percepção, como cada um observa uma situação ou algo.
 
Psicanalise: E o estudo do inconsciente, dentro deste estudo temos três níveis de consciência:
Consciente: sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo informações do mundo interno e do mundo externo.
Pré-consciente: refere-se ao sistema onde permanecem os conteúdos acessíveis a consciência mas que esqueci por um momento.
Inconsciente: É o conjunto de conteúdo que não tem acesso ao pré-consciente , são aqueles conteúdos esquecidos ou reprimidos através de censuras.
ATIVIDADES DA AULA 2
1- Como explica Marx (1985), trabalho é um processo em que o ser humano
com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com
a natureza, põe em movimento as forças naturais de seu corpo, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana. Considerando a afirmação acima e com base na aula 2: 
 Explique as contribuições da psicologia organizacional para a empresa.
A psicologia possuie diversas áreas de atuação dentro de uma empresa, por exemplo, ela pode fazer o recrutamento para achar o melhor individuo para determinado cargo, ela ajuda a equipe de colaboradores a alcançar suas metas, atua também na convivência e no bem estar de todos.
Disserte sobre como deveria ser a relação homem e trabalho para que se obtenha um bom desenvolvimento da empresa e realização pessoal dos trabalhadores.
Primeiramente o homem deveria descobrir oque ele gosta de fazer e buscar trabalho nesta área, assim iria trabalhar motivado, dedicando-se e rendendo mais para a empresa. Assim sendo ele encontraria sua realização profissional oque facilitaria um encontro de sua relação pessoal. Tanto a empresa quanto o profissional sairiam ganhadores.
ATIVIDADES DA AULA 3
Objetivando conhecer mais sobre a liderança e sua importância para a empresa, elabore um texto explicativo sobre as teorias de liderança apresentadas na aula. 
As teorias de lideranças:
Teorias traços de personalidade: características marcantes, como energia aparência pessoal, estrutura e peso.
Estilo de liderança: essa teoria define o comportamento do líder perante seus subordinados, maneira pela qual orienta sua conduta, referindo-se aquilo que o líder faz. Temos três tipos de líder dentro desse estilo.
Democrático: e o líder que aceita ideias, abre espaço para as pessoas crescerem, motiva seus subordinados e sabe como delegar e encaminhar os mesmos.
Autoritário: e o líder que exerce pressão sobre seus subordinados, não da espaço, não aceita ideias para os outros contribuírem.
Liberal: e o tipo de líder que não está se preocupando com o andamento das metas, não cobra resultados não tem comprometimento com as metas empresariais. 
Situacionais da liderança: essa teoria explica a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do principio de que não existem um único estilo ou característica para se liderar.cada situação requer um tipo de liderança, Para alcançar a eficácia dos subordinados.
ATIVIDADES DA AULA 4
...É por meio da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade
e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental
não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para
continuidade dos sistemas sociais.
Sebastião V. Nova
Um dos temas preferido pela Psicologia Social moderna é o estudo dos grupos. Segundo Braghirolli et al (2005), toda sociedade é formada por diferentes grupos e organizações. Com base na aula, Explique grupos primários e grupos secundários.
 Primários; caracteriza pela presença de laços afetivos íntimos e pessoais entre membros pela espontaneidade no comportamento interpessoal, por possuir objetos comuns, a família é um exemplo. 
 Secundários; Constitui- se num meio para que seus componentes  atinjam  fins externos ao grupo ,as relações interpessoais costumam ser de forma mais  impessoais , racionais, e formais.
 
A psicologia social poderá responder a questão de como o homem está inserido na sociedade. Ela estuda como as pessoas são influenciadas e como se influenciam umas com as outras. 
Após leitura da aula e com base no Material de Aula disponibilizado na plataforma. Disserte sobre as contribuições da Psicologia Social para o trabalho em equipe.
A psicologia social estuda as manifestações comportamentais apresentadas pela interação de um individuo com os outros, ou a simples exceptiva dessa interação, descrevendo o individuo no conjunto de suas relações sociais (BOCK 2002,s/p), também estuda a influencia dos fatores situacionais no comportamento do individuo frente ao estimulo social.
Segundo Braghirolli 2005), toda sociedade é formada por diferentes grupos e organizações assim atualmente o individuo faz parte de vários grupos simultaneamente como por exemplo: familiar, grupo educacional: grupo de esporte: grupo de amigos entre outros. A psicologia social poderá responder a questão de como o homem esta inserido na sociedade.Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 1 a 4 por meio do portfólio 1
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 20/04/2018 
Porém, quem entregar as atividades de 1 a 4 , no portfólio 1, até o dia , 09/04/2018 poderão corrigir as atividades caso eu considere necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais