Buscar

ensino clinico 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603129815)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Questão: A adoção de medidas específicas pode quebrar ou romper elos da cadeia. A vacinação atua sobre o elo de susceptibilidade o que resulta em eliminação dos susceptíveis interrompendo a cadeia de transmissão permitindo que o próprio organismo crie defesas contra a doença. Em relação às doenças previníveis relacione a 1ª coluna ao seu respectivo modo de transmissão:
Poliomielite      (  ) Através de solução de continuidade (pele e mucosa); relações sexuais; exposição percutânea a agulhas ou outros instrumentos contaminados.
Hepatite B         (  ) através de contato com as secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas. A infecção se produz por disseminação de gotículas ou através de contato direto com os pacientes.
Tuberculose      (  ) A transmissão ocorre principalmente por contato direto de pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do polivírus, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral.
Rubéola             (  ) A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade (ferimento), geralmente do tipo perfurante, contaminado com terra, poeira.
Tétano               (  ) a fala, o espirro e, principalmente a tosse de um doente bacilífero que lança no ar gotículas contaminadas de tamanhos variados.
A sequencia CORRETA é:
		
	
	4,5,2,1,3
	
	12,3,4,5
	 
	2,4,1,5, 3
	
	3,2,1,4,5
	
	1,3,5,4,2
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603129668)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As avaliações do impacto das ações de saúde são extremamente relevantes, pois em linhas gerais, os serviços de saúde devem ser eficazes, efetivos e eficientes. Sendo assim, efetividade é:
		
	
	O grau de comprometimento de uma determinada ação desenvolvidas por profissionais de saúde, em um determinado serviço.
	
	O grau em que uma determinada intervençao, procedimento ou regime produzirá, provavelmente , em uma população definida.
	
	O grau em que uma determinada intervenção, procedimento, regime ou serviço produz um resultado benéfico, em condições ideais de observação; trata-se do resultado no laboratório
	
	O efeito alcançado em relação ao esforço despendido, em termos de recursos e tempo utilizados; é o resultado obtido, tendo em conta os insumos empregados
	 
	O grau em que uma determinada intervenção, procedimento, regime ou serviço produz um resultado benéfico, quando empregado no mundo real, em uma população definida; é o resultado verddadeiramente observado nas consições habituais de uso
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603129694)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os itpos de prevenção existentes, podemos dizer que a imunização é um tipo de prevenção:
		
	
	Prevenção terciária
	
	Promoção a saúde
	
	Prevenção secundária
	 
	Prevenção primária
	
	Prevenção quaternária
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603129904)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta:
		
	
	Os fatores determinantes da doença podem ser endógenos (dizem respeito ao ambiente) e exógenos (inerentes ao organismo ).
	
	O conceiro de saúde atual atua no sentido de não valorizar o ser humano como um todo.
	
	No conceito de saúde atual a qualidade de vida pode ser desconfigurada da situação humana, ficando esse conceito ligado apenas a ausência de doença.
	
	O item "C" e "D" estão corretos.
	 
	A saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social; sendo que a condição humana é atualmente configurada como uma condição biopsicosocial, onde o biológico, o psicológico e o social são características indivisíveis desse padrão na atualidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603129847)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O significado de saúde e doença sofreu influências culturais e históricas desde a época das civilizações mais antigas até os dias de hoje. Ao longo dos anos a doença foi vista como "ausência de saúde" e a saúde definida como "ausência de doença". Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde (FALSA) aos novos conceitos de Saúde e Doença:
		
	
	A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população, a doença tem caráter histórico e social.
	
	Devemos pensar que uma população não está com saúde ou doença por acaso, faz-se necessário pensar em como está organizada esta sociedade.
	
	Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes, com maior ou menor gravidade.
	 
	Os conceitos de saúde e doença não estão envolvidos com a religiosidade de uma determinada cultura.
	
	Atualmente com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários os fatores psicológicos, sociais e biológicos.

Outros materiais