Buscar

AD1 CIENCIAS 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do 
Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 (2018-1)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Profª. Fátima Branquinho
Tutora a Distância: Profa. Adriana Matias da Silva
	
Nome: Fernanda Ramiro Barreto
Matrícula: 15212080427
Polo: Nova Iguaçu
QUESTÕES
AULA 1
1 – Complete as lacunas com os conceitos que correspondem às definições abaixo: (1,0 ponto)
a) Epidemia – surto de doença contagiosa que atinge várias pessoas ao mesmo tempo.
b) Pandemia – epidemia que abrange vasta região.
c) Material Genético – responsável pelas características hereditárias de determinado organismo.
d) Infecção – invasão dos tecidos orgânicos por microrganismos patogênicos, provocando reação do organismo a sua presença.
e) Seleção Natural – seleção realizada pelo ambiente natural de organismos cujas características hereditárias garantem-lhes melhor capacidade de adaptação ao referido ambiente: sobrevivência e reprodução da espécie.
f) Mutação – alteração da constituição hereditária que pode provocar variação de característica, inexistente nas gerações anteriores.
AULA 2
2-Na aula 2, você pode estudar as diferentes concepções a respeito do fazer científico. Diferencie e explique os conceitos de campo científico e comunidade científica apresentados por Bourdieu e Kuhn. (1,0)
Resposta: Campo Científico, segundo Bourdieu é um espaço de lutas onde cientistas disputam o monopólio da autoridade científica. Os conflitos, que ocorrem no e pelo domínio desse campo, ocorrem entre indivíduos que têm lugares socialmente prefixados e interessados em maximizar e monopolizar a competência científica reconhecida pelos demais cientistas. 
Comunidade Científica, segundo Kuhn se refere a um grupo de pessoas que partilham de uma mesma especialidade científica e mesmo campo de pesquisa, onde são responsáveis por solucionar um conjunto de problemas.
3 – A Sociologia e a Antropologia das Ciências concebem noções sobre a Ciência e compreendem suas implicações na vida cotidiana. Do ponto de vista da Antropologia da Ciência, os objetos produzidos pelos cientistas geram polêmicas na sociedade e são, em parte, “sujeitos”. Explique esta afirmativa. (1,0 ponto)
Resposta: A afirmativa se faz devido ao fato desses objetos interagirem conosco diariamente, nos afetando direta ou indiretamente imprimindo mudanças em nosso cotidiano, em nossos comportamentos ou demandas. 
Os clones, os transgênicos, os átomos de urânio enriquecidos, as células-tronco, os derivados de sangue, a inseminação artificial, os derivados do petróleo, o buraco na camada de ozônio, os testes de DNA, as barragens que são construídas com o intuito de aumentar a produção de energia elétrica, mas que provocam impactos socioambientais. Por exigirem dos cientistas um posicionamento ético, e que ao mesmo tempo trazem consequência para nosso cotidiano, esses objetos causam polêmicas. 
AULA 3
4 – O antropólogo Mauss relata que as técnicas corporais são adquiridas pela educação, cultura e não apenas naturais, biológicas. 
Explique a indissociabilidade entre o biológico e o social proferida por ele. (1,0 ponto)
Resposta: Seu argumento é de que técnicas corporais, como por exemplo a natação ou a caminhada, são adquiridas pela educação, sendo, portanto, culturais, e não apenas naturais, biológicas. Podemos citar a natação quanto a marcha e o ato de cavar revelam essa indissociabilidade porque são atividades físicas (biológicas) aprendidas pela educação doméstica ou escolar, pela moda, por imitação, de acordo com valores do grupo social a que se pertence. Há indissociabilidade entre o que é considerado puramente biológico e o que entendemos como social, e que a admissão dessa ideia contribui para a melhor compreensão das relações entre o homem e a natureza.
Segundo Mauss, para compreender e explicar os fenômenos biológicos, fenômenos naturais de um modo geral, é preciso considerar tanto o biológico quanto o social.
AULA 4
5 – A produção do conhecimento científico sobre as plantas medicinais, baseia-se: (1,0 pontos)
	Nas experiências de laboratório
	Apenas no conhecimento popular
	Na espiritualidade
	Nas benzedeiras
AULA 5
6 – De acordo com a Aula 5, a Ciência gera um domínio da Natureza pelo homem. Porque essa forma de apresentar a Ciência na escola, contribui para exclusão social de grandes parcelas das classes populares? (1,0 ponto)
Resposta: A Ciência é reconhecida socialmente pelo desenvolvimento tecnológico, pela predição dos fenômenos naturais e pelas conquistas que possibilitaram ao homem o domínio da Natureza, e consequentemente a soberania do pensamento ocidental, de maneira que colocou os saberes científicos no patamar da hierarquia anulando todo e qualquer saber socialmente construído que não tenha a Ciência como referência para leitura e explicação da realidade. Se o conhecimento científico sobre a Natureza permite dominá-la e transformá-la logo o conhecimento científico é instrumento de exercício de poder das classes dominantes dentro e fora da sala de aula.
A não integração entre o saber popular e o científico sobre a Natureza e a saúde gera exclusão, pois apresentando esse pensamento em sala de aula estamos contribuindo para um abismo social, pois de um lado estamos legitimando o poder da Ciência como sendo único sistema de produção de conhecimento, e de outro reforçando esteriótipos e preconceitos com relação aos saberes populares socialmente construídos. 
A democratização do conhecimento contribui para o processo de inclusão, mas para que isso ocorra o professor precisa integrar os saberes popular e científico sobre a Natureza e a saúde, reconhecendo que ambos são capazes de produzir objetos de mesma natureza, promovendo um diálogo entre os dois sistemas de conhecimento.
AULA 6
7 – A construção do conhecimento científico pelo cientista é análoga à construção do conhecimento pelo estudante. Levando em consideração tal analogia, como se dá a formulação de uma orientação para uma pesquisa cuja finalidade é a construção do conhecimento? (0,5 ponto).
Resposta: De acordo com a aula 6, todo processo de construção de conhecimento se inicia com uma pergunta, uma questão. Em outras palavras, formular a dúvida, a hipótese ou o problema é a primeira etapa. 
Uma boa pergunta está relacionada a temas geradores, onde possa extrair diversas informações e a partir daí organizar e sistematizar a pesquisa, definir os métodos para construção do trabalho.
Saber organizar informações para obter uma resposta ou confirmar uma hipótese é construir um ponto de vista sobre algo, ou seja, é construir conhecimento. 
8 - “A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Em áreas florestais o vetor pode ser o mosquito Haemagogus e no meio urbano o mosquito Aedes aegypti. De acordo com dados do governo federal, foram notificados entre 1º de julho de 2017 e 23 de janeiro de 2018, 601 casos de febre amarela, sendo 130 confirmados e 53 mortes”. 
Fonte: http://www.bio.fiocruz.br; http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,casos-de-febre-amarela-quadruplicam-em-uma-semana-no-brasil,70002162587
Sabendo – se do aumento da ocorrência de casos de febre amarela no Brasil. Elabore um plano de ação que você realizaria na escola para conscientizar a comunidade da sua cidade, utilize sites confiáveis e notícias recentes para sua pesquisa. Utilize as etapas do plano de ação, apresentadas na aula 6: (1,5 pontos)
Resposta: Plano de Ação
a) Descrição da situação atual, aquela que se pretende alterar: 
“Febre amarela matou 154 pessoas desde julho no Brasil, diz ministério
Foram confirmados 464 casos até esta sexta-feira em todo o país.”
Ministério da Saúde atualizou os dados de febre amarela nesta sexta-feira (16), de acordo com informações repassadas pelas secretarias
estaduais. Desde julho do ano passado, foram 464 casos confirmados, sendo que 154 pessoas morreram devido à infecção.
Foram recebidas 1.626 notificações neste período - pacientes com suspeita de febre amarela. Os órgãos de saúde descartaram 684 casos e 478 ainda estão sendo investigados.
Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/febre-amarela/noticia/febre-amarela-matou-154-pessoas-desde-julho-no-brasil-diz-ministerio.ghtml 
Acessado em 19/02/2018
b) Identificação da comunidade envolvida. 
Alunos e comunidade escolar, e moradores do município do Rio de Janeiro
c) Definição dos objetivos que se pretende atingir e que caracterizam a mudança para a situação desejada:
1- Informar a população sobre a doença;
2-Formas de transmissão:;
3-Formas de prevenção;
4-Como a doença é tratada;
5- Quem deve se vacinar no RJ;
6-Quem deve passar pela avaliação de profissional de saúde antes de se vacinar contra febre amarela;
7-Quem não deve se vacinar? 
d) Definição dos procedimentos que viabilizam o alcance dos objetivos:
1-Visita aos pontos de vacinação para consultar calendário e disponibilidade da vacina;
2-Solicitar nos postos agentes de saúde que possam visitar a escola para fazer palestras e orientação quanto a vacina e procedimentos que devem ser adotados;
3-Informar a comunidade escolar sobre os pontos de vacinação e calendários: Ex: Clínicas da família, postos de saúde e hospitais; Campanha inicia em 25/01 e tem prazo prolongado no RJ.
3-Incentivar a campanha de vacinação através de cartazes
4-Elaborar uma ação coletiva para o dia “D”, visando alcançar o maior número de pessoas vacinadas
e) Descrição dos resultados esperados: 
1-Conscientizar a população sobre a gravidade da doença;
2-Promover conhecimento e socializar informações importantes para população e relacioná-las ao ensino de Ciências nas escolas
3-Minimizar e/ou erradicar o contágio pela febre amarela. 
Referencias 
https://g1.globo.com/bemestar/febre-amarela/noticia/febre-amarela-matou-154-pessoas-desde-julho-no-brasil-diz-ministerio.ghtml
https://saude.abril.com.br/medicina/casos-de-febre-amarela-no-rio-de-janeiro-o-que-muda/
http://www.febreamarelarj.com.br/vacinacao
AULA 7
9 - Porque alguns pesquisadores consideram injusto o sistema atual de Propriedade Industrial? (1,0 pontos)
Resposta: Porque ela serve apenas para proteger o trabalho intelectual do sistema de patentes associados ao estudo das plantas medicinais, dos conhecimentos científicos, além de resguardar os interesses de propriedade intelectual da sociedade industrial. 
É um sistema injusto, do ponto de vista ao que se refere aos direitos de propriedade intelectual das populações tradicionais sobre o conhecimento associado às plantas medicinais, pois esses não tem os seus saberes reconhecidos por Lei, hierarquizando dessa forma os benefícios obtidos a partir da circulação da informação entre os dois saberes.
10 - Escreva V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa. (1,0 pontos)
Justifique as falsas:
	Fitofármaco é o medicamento produzido a partir do extrato da planta e outros constituintes. (F) 
Fitofármaco é medicamento produzido a partir de uma planta. 
	Fitoterápico é o medicamento produzido a partir de excipientes, outros constituintes e o extrato de planta. (V)
	Planta medicinal é aquela comprovadamente capaz de curar doenças ou aliviar sintomas e que soma longa tradição de uso como medicamento em uma população ou comunidade. (V)
	Fitofármaco é o medicamento produzido a partir de uma planta. (V)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais