Buscar

Retificador de onda completa com ponte de diodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Retificador de onda completa com ponte de diodos
Engenharia Elétrica Eletrônica 
Faculdade Estácio 
Resumo: Este laboratório teve como ideia fundamental verificar experimentalmente a forma de onda na saída de um circuito retificador de onda completa com dois diodos, bem como calcular os valores de tensão de pico, eficaz e médio e medi-los para comparar com os valores calculados.
Materiais e Instrumentos
Transformador 127v / 13.5V, Osciloscópio, Multímetro, protoboard, 2 diodos 1N4004, resistor de 2,2kΩ, capacitor eletrolítico de 100µF.
Montagem do Circuito
Foi montado o circuito a seguir, para poder ser realizado o experimento. Foi medido com um multímetro na escala de Volts C.A, a tensão Vi(rms), após isso, foi medido a tensão C.C em V0 sem o capacitor, com o osciloscópio, para ser observado a forma de onda na entrada do retificador (saída do Trafo) e medido também o Vi(max). Foi observado a forma de onda na saída do retificador e medido o Vo(max). Após ser realizado essas medições, foi inserido o capacitor no circuito e observado a alteração da forma de onda da tensão Vo na saída. Realizado a medição da tensão de ripple pico a pico. Os valores foram anotados na tabela, para serem comparados com os valores calculados.
Circuito
Tabela
	
	calculado
	medido
	Vi(rms)
	------
	14,3 V
	Vi(máx)
	19,09 V
	20 V
	Vo(máx)
	17,69 V
	18,6 V
	Vo c.c
s/ capacitor
	11,26 V
	13,1 V
	Vo c.c
c/ capacitor
	17,35 V
	17,9 V
	Vrpp
c/ capacitor
	0,67 V
	1,2 V
Formas de Onda
	
 (sem capacitor)
	
 (com capacitor)
Cálculos Teóricos 
 = 13,5 
 
 =0,67V
V
V
Díodo
O Díodo semicondutor é um elemento ou componente eletrônico composto de um cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, o que causa a polarização de cada uma das extremidades. É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício). Os díodos, assim como qualquer componente eletrônico, operam em determinadas correntes elétricas que são especificadas em seu invólucro ou são dadas pelo fabricante em folhetos técnicos. Além da corrente, a tensão inversa (quando o díodo está polarizado inversamente) também é um fator que deve ser analisado para a montagem de um circuito e que tem suas especificações fornecidas pelo fabricante. Se ele for alimentado com uma corrente ou tensão inversa superior a que ele suporta, o díodo pode ser danificado, ficando em curto ou em aberto. Utilizando de um ohmímetro ou um multímetro com teste de díodo, pode-se verificar se ele está com defeito. 
Multímetro
Um multímetro ou multiteste é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico e modelos com mostrador digital. Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido à sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.
Osciloscópio
O osciloscópio é um instrumento de medida de sinais elétricos/eletrônicos que apresenta gráficos bi-dimensionais de um ou mais sinais elétricos (de acordo com a quantidade de canais de entrada). O eixo vertical (y) do ecrã (monitor) representa a intensidade do sinal (tensão) e o eixo horizontal (x) representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O monitor é constituído por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela da esquerda para a direita.
Conclusão
Concluímos que nos nossos experimentos o retificador de onda completa utilizando dois díodos é um conversor C.A/C.C bem simples. A tensão e a corrente na entrada tem a forma senoidal e na saída a tensão só tem uma polaridade e a corrente só fluí num sentido.

Outros materiais