Buscar

GABARITO AP1 TPDS 2017 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Licenciatura em Turismo 
Disciplina: Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador da Disciplina: Rodrigo Machado Vilani 
Professora-Tutora a Distância: Luíza Carvalho de Alencastro 
1º semestre / 2017
Atenção às respostas: 
1. Os argumentos apresentados devem refletir os conceitos e ideias discutidos nos artigos indicados na disciplina, apresentando com clareza e objetividade os elementos específicos solicitados em cada enunciado.
Avaliação Presencial 1
GABARITO
Questão 1 – Em relação ao artigo “A conservação de áreas naturais e o Ecoturismo”, de André S. Zaú (2014):
O autor relaciona algumas contribuições do turismo sustentável e do turismo sustentável de base comunitária. Indique cinco dessas contribuições. (2,5 pontos);
0,5 ponto para cada item.
Manutenção dos locais conservados;
Geração de renda e consequente melhoria de qualidade de vida. 
Processo de educação para turistas e frequentadores e para a população local. 
Elemento de fiscalização, contribuindo para a conservação e recuperação de espaços naturais e culturais locais. 
Promove a valorização da natureza, conhecimento dos ecossistemas. 
Apresente, de maneira clara e objetiva, a relação entre o plano de manejo de uma unidade de conservação e a prática de ecoturismo. (2,5 pontos).
O zoneamento adequado para a visitação delimita trechos nos quais a mesma deve ser incentivada, por exemplo, pela valorização de aspectos cênicos, de grande interesse ecológico ou cultural, pela construção de equipamentos públicos como praças, ruas, estacionamentos, centros de informações para visitantes, alojamentos, banheiros, campings, dentre outras; além de estruturas aplicadas diretamente à experiências mais intensivas, como trilhas rústicas, placas de sinalização distantes dos equipamentos públicos anteriormente relacionados. 
Também devem ser considerados trechos nos quais a visitação deve ser desestimulada e até mesmo restringida (e.g. BURGER et. al. 1995), de forma temporária ou permanente. Como justificativa para restrição permanente, poderíamos exemplificar o caso de alguns trechos de mais difícil acesso e/ou que apresentem características ecológicas com condições ambientais mais adequadas para sobrevivência e reprodução de espécies da flora e fauna; ou ainda trechos com populações de espécies raras e/ou ameaçadas de extinção. (pag. 31)
Ainda segundo o mesmo autor,
Um ecoturismo minimamente sustentável do ponto de vista ecológico deve ser pautado em atividades responsáveis e pressões que não resultem em significativos prejuízos às condições necessárias à conservação da flora e da fauna. Ou, na impossibilidade disto, os gestores devem priorizar ações que restrinjam os impactos à determinados locais, de maneira a não afetar significativamente as populações, a comunidade e o ecossistema. Para isso, existem alguns procedimentos que podem auxiliar na gestão de parques. Dentre eles podemos citar a avaliação e gestão da “capacidade de carga”, da qual são reconhecidos diferentes tipos como a capacidade de carga física do local; a capacidade de carga associada à capacidade de recebimento da equipe do parque e a capacidade de carga social, ou seja, o número máximo de visitantes de forma não diminuir a experiência positiva da visitação (DAVENPORT; RAO, 2002). (pag 32) 
Questão 2 – Além do artigo de André Zaú (2014), indicado na questão 1, o artigo de Pedro P. Funari – “Os desafios da destruição e conservação do Patrimônio Cultural no Brasil” – traz uma importante reflexão teórica para o turismo no Brasil. A partir dos dois artigos, discuta a importância dos patrimônios cultural e natural para o turismo no Brasil, destacando os principais obstáculos e oportunidades relacionados à sua conservação e à atividade turística. (5,0 pontos).
Resposta: 
Os patrimônios naturais e culturais são de extrema importância para a atividade turística, pois são os locais de visitação dos turistas. O turismo sustentável propõe ser além de uma simples atividade de visitação de lugares. Ele propõe ser uma atividade de construção de consciência de indivíduo e do coletivo, de preservação de cultura, e conhecimento da importância da conservação da natureza para as gerações futuras. 
Os obstáculos são: falta de conhecimento da população sobre sua história, o que dificulta a conservação e preservação de prédios históricos e também da história imaterial. Funari nos traz a alienação da história das populações marginalizadas, o que acarretou no esquecimento ou destruição de aspectos culturais das populações negras e indígenas. Da preservação, ainda que precária, do patrimônio cultural das elites econômicas em detrimento das camadas populares ao longo da História do Brasil. Falta de gestão pública eficiente dos patrimônios. Quanto ao patrimônio natural, os desafios são o de conscientização das populações da importância da conservação das Unidades de conservação. A dificuldade de organizar um Plano de Manejo que seja participativo. 
O Brasil, a partir dos grandes eventos que participou no passado recente, teve oportunidades de desenvolver um turismo sustentável, já que possui uma das maiores biodiversidades do mundo.

Outros materiais