Buscar

BIOQUÍMICA aplicada a farmacia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOQUIMICA 
	
	1a Questão (Ref.:201502331556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Que porções dos aminoácidos são envolvidas nas ligações peptídicas?
		
	
	Grupos ácido carboxílico e cadeia lateral.
	
	Grupos amina e carbono alfa.
	 
	Grupos amina e ácido carboxílico.
	
	Grupos ácido carboxílico e carbono alfa.
	
	Grupos cadeia lateral e carbono alfa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502988910)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há algum tempo, foi lançado no mercado um produto alimentício voltado para o consumidor vegetariano: uma bebida sabor iogurte feita à base de leite de soja. Na época, os comerciais informavam tratar-se do primeiro iogurte totalmente isento de produtos de origem animal. Sobre esse produto, pode-se dizer que é totalmente isento de:
		
	
	Carboidratos
	
	Soja
	 
	Colesterol
	
	Proteínas
	
	Açucares
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502290359)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A proteina é formada por numerosos resíduos de aminoácidos onde as propriedades das suas cadeias laterais são importantes para a conformação e função das proteínas. Para formar as proteínas, os resíduos de aminoácidos são unidos pela ligação:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	peptídica, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
	 
	Ponte de hidrogênio, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
	
	Glicosídica, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
	
	Fosfodiester, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502883788)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A água é o componente químico de maior abundância das células, nas quais exerce importante papel nas reações químicas e biológicas. A partir das discussões realizadas em sala de aula sobre o assunto, assinale a ÚNICA alternativa que explica corretamente a grande reatividade da água nos meios biológicos
		
	
	Capacidade de variar quanto ao seu estado físico favorecendo as reações químicas com uma ampla gama de compostos, sejam eles sólido, líquido ou gasoso independentemente das suas polaridades.
	
	Arquitetura molecular constituída por átomos de igual negatividade, o que permite a realização de uma infinidade de reações químicas.
	
	O enunciado da questão está incorreto, haja vista que a água não é o componente químico de maior abundância nas células. Além disso, a água tem baixa reatividade nos meio biológicos já que suas interações só são possíveis com compostos polares.
	 
	Porque apresenta o maior calor específico dentre todas as substâncias puras, é um composto extremamente polar o que lhe permite reagir com outro composto de qualquer natureza (solvente universal), além de ter seus pontos de fusão e ebulição bem estabelecidos.
	 
	Formação da estrutura conhecida como ¿envelope de van de Walls¿ que separa seus átomos constituintes ao mesmo passo que favorece sua interação, e a possibilidade de formação das chamadas ligações de hidrogênio com outros compostos polares.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502845389)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A fenilcetonúria ou PKU é uma doença metabólica, transmitida geneticamente de forma autossômica recessiva sendo causada por uma mutação no gene que codifica a enzima fenilalanina-hidroxilase, ativa no fígado e responsável pela transformação do aminoácido fenilalanina (PHE) em tirosina. Atualmente esta doença pode ser detectada logo após o nascimento através da triagem neonatal (teste do pezinho - cuja obrigatoriedade, para todo o território brasileiro, consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, inciso III do Artigo 10 da Lei nº 8069, de 13/07/1990); evitando-se suas possíveis complicações. Uma vez diagnosticada, os portadores desta patologia devem ser submetidos a um tratamento dietético que inclui alimentos com baixo teor de fenilalanina (zero a 20mg de PHE/ 100g de alimento) pois em excesso, este aminoácido e seus catabólitos podem provocar:
		
	
	c) Aumento da diurese.
	
	a) Aumento na síntese dos hormônios tireoidianos.
	 
	b) Aumento na pigmentação do tecido epitelial.
	
	e) Obesidade e hipertensão.
	 
	d) Irritabilidade e crises convulsivas.
	
	
	1a Questão (Ref.:201502968288)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As bases nitrogenadas podem ser divididas em bases púricas e pirimídicas, constituindo as moléu Assinale a alternativa FALSA:
		
	 
	O DNA e o RNA são formados por grande número de moléculas menores, os nucleotídeos;
	 
	As bases da molécula de RNA são: adenina, citosina, timina e uracila
	 
	A denominação ácido nucléico, designa que tanto as moléculas de DNA quanto de RNA são ácidas;
	 
	As bases da molécula de DNA são: adenina, citosina, timina e uracila
	 
	O DNA é encontrado no núcleo formando os cromossomos, e parte dos nucléolos das células procariontes;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502835955)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Aminoácidos e proteínas são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação aos aminoácidos e as proteínas, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).
		
	 
	O colágeno é a proteína menos abundante no corpo humano, apresentando forma globular como a maioria das proteínas
	 
	Aminoácidos não essenciais são sintetizados pelo próprio organismo
	 
	A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amino de outro aminoácido
	 
	Na molécula de proteína, dois aminoácidos se unem por meio de uma ligação peptídica entre as suas carboxilas, com a perda de uma molécula de água, caracterizando uma síntese por desidratação
	 
	Os seres vivos necessitam de 20 aminoácidos para promover a síntese de suas proteínas, contudo nem todos são sintetizados no próprio organismo, sendo necessário consumi-los através da dieta
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502897518)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as reações químicas existentes nas células, algumas só funcionaram com o auxilio de mediadores químicos. O processo em que os átomos de um elemento recebem elétrons denomina-se:
		
	
	Coenzimas
	 
	Oxidação
	
	Condensação
	 
	Redução
	
	Hidrolise
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503028680)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os produtores de milho sabem que aquele recém colhido possui sabor adocicado que se perde com o tempo após a colheita. Isso se deve ao fato dos carboidratos de sabor adocicado serem convertidos em amido. Logo, para preservar o sabor pode-se ferver o milho, resfriá-lo rapidamente e conservá-lo na geladeira. Sobre este processo: assinale a alternativa que explica por que sabor adocicado é preservado:
		
	
	Microrganismos que convertem esses carboidratos em amido, são destruídos pelo aquecimento.
	
	O choque térmico converte as proteínas do milho em amido.
	
	O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.
	
	água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose.
	 
	As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502883796)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o período do almoço, a nutricionista responsável pela bancada percebeu que o alface (exposto desde as 9:00) apresentou mudança em sua coloração passandodo verde para um tom arroxeado. Preocupada com a qualidade dos alimentos, essa nutricionista retirou aquele alface e o analisou bioquimicamente. A partir das discussões realizadas em sala, assinale a alternativa que melhor explica o fenômeno ocorrido com o alface:
		
	
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a elevação de pH (ambiente mais ácido), visível pela mudança na cor do vegetal.
	
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a redução de pH (ambiente mais básico), visível pela mudança na cor do vegetal.
	 
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a redução de pH (ambiente mais ácido), visível pela mudança na cor do vegetal.
	
	Provavelmente algum ajudante de cozinha fez o manuseio dessas folhas sem lavar as mãos, as quais estavam tingidas devido ao preparo do suco de beterraba.
	
	A nutricionista descobre que a mancha roxa na folha do alface

Outros materiais