Buscar

Auguste Conte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

De acordo com a doutrina fundamental as nossas especulações são sujeitas a três estados teóricos distintos e sucessivos. O primeiro estado é visto como provisório e preparatório, o segundo é a modificação do anterior, visto como uma transição para o próximo estado, e o terceiro estado é visto como o regime definitivo da razão humana.
O estado teológico é visto como a infância intelectual, situação inicial da inteligência, onde existe a procura pela origem das coisas e as suas causas, o conhecimento cientifico está em seu estágio inicial. O fetichismo seria uma força vinda da natureza que se assemelha aos humanos, porem superiores em virtude de sua ação, e existe uma adoração dos astros. No politeísmo vemos que a vida é retirada dos objetos materiais e transportadas para seres fictícios, surge então a crença em Deuses. No monoteísmo temos um declínio da filosofia, vemos a unificação de Deuses, a energia é muito desigual que influencia na judiciosa observação. Torna-se indispensável e inevitável a ligação do atual com o anterior estado do espirito humano. Nossa inteligência se habituou de maneira gradativa a substituir as explicações teológicas por estudos mais eficazes e harmônico com as nossas verdadeiras necessidades.
O estado metafísico é visto como a adolescência intelectual, existe a participação do espirito metafisico na evolução da nossa inteligência, a metafisica tenta explicar o íntimo do ser, origem e destino das coisas, o modo de produção dos fenômenos, existe a substituição de agentes sobrenaturais por personificações de entidades. A imaginação é substituída por raciocínio e se inicia o exercício cientifico. É uma espécie de teologia enfraquecida devido aos novos pensamentos que começavam a surgir, é visto ainda com algo necessário no processo de evolução mental.
O estado positivo é visto como último estado intelectual, estado definitivo de positividade racional, a imaginação perde sua supremacia dando lugar para a observação que permite construir um estado lógico normal, é necessário a compreensão que os resultados dos estudos não são absolutos e que estão em constante mudança, não é possível ter o conhecimento mesmo que artificial de várias existências reais, existem constantes investigações, toda especulação cientifica deve subordinar a imaginação à observação, é necessária uma maturidade afim de encontrar a verdadeira positividade, o estudo torna-se essencial para obter o genuíno espirito positivo, é necessário um distanciamento de dogmas adquiridos durante a vida para uma melhor compreensão.

Outros materiais