Buscar

AVALIANDO FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 2 CICLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805846556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805846700)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e as abordagens antropológicas sobre esses conceitos, considere as asserções abaixo atentando-se para o que é V (Verdadeiro) e o que é falso F (Falso) nas afirmações: 1. O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. 2. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. 3. Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 4. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 5. A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade. A sequencia correta é:
		
	
	1 (V) - 2(V) - 3(F) - 4(V) - 5(V)
	 
	1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
	
	1 (F) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
	
	1 (F) - 2(F) - 3(F) - 4(F) - 5(V)
	
	1 (V) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805845496)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. (Adaptado do Enem 2013) Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza. "Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro, Bahia". In: CATELLI JR., R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994. Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de:
		
	 
	Ressignificação cultural.
	
	Supressão simbólica.
	
	Exclusão social.
	
	Acomodação política.
	
	Imposição religiosa.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805846729)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que considerou a cultura como um todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. Considerando os estudos da Antropologia analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Nos países desenvolvidos a tendência é que apresentem um cultura mais definida e determinante, ou seja, uma cultura superior. II. Nos países subdesenvolvidos, ou ainda em fase de desenvolvimento, a tendência é que apresentem uma cultura fragmentada e frágil, ou seja, uma cultura inferior. III. Não podemos considerar uma cultura superior nem inferior, ou seja, a sociedade tem ou não tem cultura.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas I e II estão corretas
	
	Apenas a I está correta
	
	Apenas a III está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão erradas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805846589)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as Ciências Sociais, é correto dizer, exceto:
		
	
	Envolve valores e significados sociais
	 
	A sua metodologia é a mesma utilizada em qualquer outra ciência
	
	Abrange a antropologia, a sociologia e as ciências políticas
	
	É o conjunto de saber relativo ao comportamento do homem
	
	Examina as diferentes realidades

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes