Buscar

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO Exerc 6,7,8,9 e 10

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
6a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	
	
	
	
	
	 
 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1
 ************************************************************************************
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para este filósofo, a concepção de tempo é fundamental e sua filosofia apresenta claramente essa questão ao ver o tempo como um elemento fundamental em sua construção filosófica. Sua crítica decorre do fato de que muitos desconsideram o tempo real, aquele realmente vivido e passível de análise. Em sua obra, este filósofo analisa que o tempo não é passível de ser calculado, por isso sua visão acerca dele é diferente de outras. O tempo vivido é incompreensível, diferente do tempo analisado pela ciência, que é passível de cálculo e análise. O filósofo vê uma multiplicidade de momentos ligados uns aos outros por uma unidade que os atravessa como um fio, uma representação que exprime a multiplicidade e a unidade como concepções antagônicas onde a diferença está na possibilidade de ênfase em um ou outro dos aspectos já mencionados. Assim, assinale a alternativa que corretamente apresenta o nome do pensador que é autor da teórica mencionada neste enunciado:
		
	
	Bachelard.
	 
	Bergson.
	
	Comte.
	
	Marx.
	
	Husserl.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A qual filósofo podemos atribuir o seguinte pensamento: ¿a intenção é abordar aquilo que escapa à ciência, a realidade viva e em constante transformação, analisar um pensamento vivo, pois para ele a vida não estava sujeita às quantificações das ciências exatas. Sua filosofia seria a da vida.¿?
		
	
	John Rawls
	 
	Henry Bergson
	
	Karl Marx
	
	Ronald Dworkin
	
	Adorno
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma das principais características do pensamento filosófico formulado por Henri Bergson foi a crítica ao racionalismo, que é uma tradição muito importante para a filosofia ocidental. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define a crítica de Bergson ao racionalismo.
		
	
	Ao criticar a tradição do sofisma grego, Bergson defendeu as ideias dos filósofos racionalistas, como, por exemplo, Platão e Aristóteles.
	
	Ao fundamentar sua reflexão filosófica no conceito de verdade. Henri Bergson criticou o ceticismo epistemológico característico da tradição racionalista.
	
	Ao definir a matemática como a ciência mais importante, Bergson propôs o rebaixamento epistemológico da filosofia.
	 
	Ao pensar o tempo também como uma construção psicológica e individual, Bergson criticou um dos principais conceitos do racionalismo moderno.
	 
	Ao defender que a razão é o principal atributo da natureza humana, Bergson negou a tradição filosófica fundada na antiguidade por Sócrates.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Filósofo que propõe uma análise do tempo e que o divide em tempo real e tempo vivido, ambos concepções de uma mesma realidade mas diferentes em suas atuações na vida dos indivíduos.
		
	
	Charles Proudhon
	 
	Henry Bergson
	
	Sigmund Freud
	
	Claude Cartier
	
	Emile Zola
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o pensamento de Henry Bergson podemos afirmar que:
		
	
	O presente é um ponto fixo no universo
	 
	O tempo se desdobra constantemente em presente e passado, entendendo o presente como algo que passa e o passado como algo que se conserva.
	
	O tempo real é aquele que não sofre mutação, extremamente inconstante.
	
	O passado é algo mutável
	
	O tempo e o espaço são entendidos como iguais
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Filósofo que percebeu a importância do tempo em suas análises, Henry Bergson se dedicou a analisá-lo como elemento muito importante em sua construção filosófica. Para ele:
		
	
	Cada instante que passamos compõe nosso presente e irá unir-se aos elementos que fazem parte de nossa vida naquilo que chamamos de futuro.
	
	O tempo não se desdobra em momentos diferentes e não é possível estabelecer os espaços de passado e presente.
	 
	O tempo vivido é incompreensível, diferente do tempo analisado pela ciência, que é passível de compreensão.
	
	O tempo era algo imutável e vivido da mesma forma por todos os indivíduos em todos os lugares, o que lhes permitia sempre ter concepções idênticas.
	
	Podemos calcular o tempo de acordo com nossas propostas de análises e nossos interesses a partir de uma visão capitalista.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para Henry Bergson, a concepção de tempo é fundamental e sua filosofia apresenta essa questão ao ver o tempo como um elemento fundamental em sua construção filosófica. O filósofo francês dividiu o tempo em duas dimensões. A primeira o tempo seria qualitativo e por isso mesmo se torna incompreensível para a lógica, não sendo passível de análise. A segunda o tempo seria quantitativo e por isso é passível de ser medido. Respetivamente é acertado afirmar, segundo Bergson, que o tempo pode ser pensado na relação:
		
	
	Tempo vivido e tempo sentido;
	
	Tempo sentido e tempo apreendido;
	
	Tempo físico e tempo aprendido;
	 
	Tempo vivido e tempo físico;
	
	Tempo dimensionado e tempo científico.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quando analisamos o tempo que passou, nossa infância e os aspectos que fizeram parte desse período de nossas vidas, nos vem à mente questões e reflexões que ficaram no nosso passado e, muitas vezes, devido a correria de nosso dia-a-dia, deixamos de nos lembrar desses pequenos detalhes. De acordo com a análise de Henry Bergson a respeito da concepção de tempo, o tempo vivido, é correto afirmar :
		
	 
	O tempo vivido é qualitativo e incompreensível para a lógica, não sendo passível de análise por já ter sido vivido.
	
	Ao analisarmos o tempo vivido e o tempo real, percebemos claramente a junção de ambos na concepção de vida do indivíduo e como fazem parte de um futuro possível de ser analisado e quantificado.
	
	Para Bergson, passado e futuro são totalmente distanciados e cada um pode ser apreendido somente no seu tempo.
	
	O tempo vivido se une ao tempo físico e ambos dão conta de todo o nosso tempo, mas o tempo físico não é passível de medição.
	
	O tempo vivido é sentido por todos nós e compõe o nosso universo de análise acerca de nossas vidas, podendo ser clara e amplamente medido.
		HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
7a aula
	
	
	
	
	
	 
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:11
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente o trecho abaixo:
"Minha pesquisa me levou à conclusão de que as relações legais e as formas políticas não poderiam ser explicadas, seja por si mesmas seja como provenientes do assim chamado desenvolvimento geral da mente humana, mas que, ao contrário, elas se originam das condições materiais da vida." (MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, p. 76.)
Diante disso, podemos dizer que a questão central da filosofia marxista é:
		
	
	A forma como os sujeitos produzem o conhecimento racional responsável pelo progresso da humanidade.
	
	A forma como a religião revela a verdade do mundo ao sujeito.
	 
	A forma como o trabalho interfere na história e condiciona a construção de uma identidade de classe.
	
	A construção de uma relação entre o logos socrático e o racionalismo moderno.
	
	A forma através da qual a consciência individual se forma no processo histórico.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos dizer que, a despeito de suas inúmeras variantes, a principal característica do materialismo histórico foi:
		
	 
	a pretensão de analisar cientificamente a históriadas relações de produção.
	
	a pretensão de criticar qualquer o antropocentrismo característico do pensamento moderno.
	
	a crítica aos princípios da filosofia clássica.
	
	a crítica aos princípios do sofisma.
	
	a pretensão de resgatar o teocentrismo característico da escolástica medieval.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o trecho abaixo:
"As ideias da classe dominante são, em cada época, as idéias dominantes, isto é, a classe que a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios da produção material dispõe, ao mesmo tempo, dos meios de produção espiritual. As ideias dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, a expressão das relações que tornam uma classe a classe dominante; portanto, as ideias de sua dominação." (MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Ciências Humanas, 1979. P. 72).
Podemos dizer que para Marx as ideias são:
		
	
	Representações neutras e imparciais da realidade.
	
	Formas desinteressadas de inteligência.
	
	Indícios da superioridade intelectual do homem moderno.
	 
	Instrumentos da dominação da classe dominante.
	
	A forma como o sujeito constrói sua identidade particular.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Karl Marx afirma que o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral¿. Esta afirmação corresponde ao:
		
	
	socialismo científico.
	
	fenomenologia do espírito.
	 
	materialismo histórico.
	
	individualismo metodológico.
	
	racionalismo cartesiano.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A respeito das análises que Karl Marx fez sobre o capitalismo, é correto afirmar:
		
	
	Uma classe social deve ser definida a partir do seu status social e de seu poder de compra na sociedade
	
	As classes sociais definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos socialmente
	
	Essas análises diferem da dos positivistas, ao considerar que apenas as sociedades modernas e industriais eram científicas, em contraposição às militares e teológicas
	 
	Os conflitos existentes na relação entre os operários e os empresários constituem o fato mais importante das sociedades modernas
	
	A afirmação ¿a história da humanidade é a história das lutas de classes¿ expressa uma ideia de cooperação entre as diferentes camadas sociais.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O marxismo não foi apenas um ideário político e revolucionário, mas também, e fundamentalmente, um sistema filosófico que propôs certa intepretação para a história humana. De acordo com o pensamento marxista, a história dos homens possui um motor que a impulsiona. Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta essa força.
		
	 
	A luta de classes.
	
	O sentimento religioso.
	
	O sentimento civil.
	
	O egoísmo.
	
	A generosidade.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para Marx a tarefa da filosofia crítica é:
		
	 
	acusar o falseamento da verdade pelo pensamento sofista.
	 
	desmascarar a ideologia e revelar a forma pela qual se produz a violência e a opressão na estrutura das forças produtivas.
	
	oferecer uma interpretação dos sistemas religiosos, considerados por Marx indispensáveis para a felicidade do homem.
	
	oferecer uma interpretação fidedigna da realidade permitindo assim o acesso ao conhecimento puro.
	
	definir o sujeito como detentor de uma capacidade essencial e decodificação e interpretação da realidade.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para Karl Marx quantas e quais as classes sociais dividiam a sociedade em sua época?
		
	 
	Duas. A classe dos capitalistas burgueses que detinham os meios de produção e a classe dos trabalhadores proletariados que detinham a força de produção.
	
	Quatro. A classe alta, a classe média, a classe C e a classe pobre.
	
	Três. A classe dos banqueiros e donos do dinheiro, a classe dos grandes industriais e a classe dos comerciantes burgueses.
	
	Duas. A classe alta, composta por donos de terras e fazendeiros e a classe burguesa que comercializava os produtos da terra.
	
	Duas. A classe alta, formada por capitalistas, que detinha a força de produção e a classe dos operários que detinham os meios de produção.
		HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
8a aula
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15:24
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para Nietzsche, a arte é superior à ciência porque:
		
	
	expressa os valores formulados pela filosofia socrática e platônica.
	
	expressa os valores universais que regram o convívio social entre os homens.
	 
	expressa os instintos fundamentais da essência humana.
	
	expressa uma forma mais verdadeira de dar sentido á realidade do mundo.
	
	expressa uma forma mais neutra e imparcial de responder aos dilemas humanos.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o trecho abaixo: "Quando o otimismo teórico do século XIX dá lugar à crise da razão no século XX surge a Psicanálise, uma ciência sobre o psiquismo que foi construída a partir de bases outras que não a racionalidade e a consciência uma vez que seu fundamentos são, justamente, o inconsciente e as pulsões." (GHISHI, Valéria. O conhecimento trágico da psicanálise. Revista Ad Verbum, 2008, p. 38.)
Diante disso, é possível supor uma afinidade filosófica entre:
		
	 
	Nietzsche e Freud, já que em ambos é possível encontrar críticas à razão científica.
	
	Kant e Marx, já que ambos desenvolveram uma reflexão sobre a natureza do ato artístico.
	
	Nietzsche e Marx, já que ambos se inspiraram no idealismo hegeliano.
	
	Nietzsche e Weber, já que amos propuseram a existência de tipos ideais.
	
	Marx e Weber, já que ambos criticaram a sociedade capitalista.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	 Leia com atenção o trecho abaixo: "Nietzsche assinalou o profundo parentesco entre ciência e moral. Sua ideia é clara: se há oposição entre ciência e arte, há continuidade entre ciência e moral." (MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. P. 8) Segundo Roberto Machado, a relação entre ciência e moral proposta por Nietzsche está fundamentada no:
		
	
	fato de que a ciência dever ter certa dimensão moral e ser utilizada para o bem.
	 
	fato de que a ciência precisa ser vista como a elaboração da inteligência humana sendo, por isso, o retrato fiel da moralidade humana.
	
	fato de que a ciência é neutra, imparcial e austera e por isso é a outra face da moral.
	 
	fato de que a ciência não está isenta de juízo de valor e que é a moral quem dar valor à ciência.
	
	fato de que a ciência é fruto da moral humana e somente pode se realizar plenamente na democracia.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o trecho abaixo:
"Não há no momento, nenhum conhecimento psicológico estabelecido a que possamos subordinar aquilo que o exame psicológico dos sonhos nos habilita a inferir como base de sua explicação. Pelo contrário, seremos obrigados a formular diversas novas hipóteses que toquem provisoriamente na estrutura do aparelho psíquico e no jogo de forças que nele atuam. Nem mesmo partindo da mais minuciosa investigação dos sonhos ou de qualquer outra função psíquica tomada isoladamente, é possível chegar a conclusões sobre a construção e os métodos de funcionamento do instrumento anímico, ou pelo menos, prová-las integralmente." (FREUD, Sigmun. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Standart Brasileira, 1996. p. 34)
Analisando as palavras de Freud podemosconcluir que:
		
	
	Não é possível conhecer os traumas do paciente a não ser por uma análise cuidadosa de seus sinais vitais.
	 
	Somente é possível conhecer os traumas do paciente através do exame de suas formulações inconscientes, algo que destoa da tradição do racionalismo moderno, fundamentada na noção de consciência individual.
	
	Somente é possível conhecer os traumas do paciente através da análise semiótica dos sonhos, o que aproxima a psicanálise freudiana dos postulados do estruturalismo Levi-straussiano.
	
	O conhecimento da subjetividade do indivíduo deve priorizar suas ações conscientes.
	
	O conhecimento da subjetividade do indivíduo deve ser alcançado através de um cuidadoso e metódico exame das ações conscientes do paciente.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A psicanálise nasceu no século XX, quando a racionalidade moderna, que para Nietzsche estava fundamentada no esteticismo socrático, entrou em colapso. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor relaciona a psicanálise com a crise do racionalismo.
		
	
	A psicanálise deriva diretamente do cristianismo e por isso não tem qualquer relação com a modernidade científica formulada por Descartes.
	 
	A psicanálise é um conhecimento interessado no desvendamento dos segredos da subjetividade humana e, por isso, não procede de acordo com os métodos generalistas, típico da ciência moderna.
	
	A psicanálise deriva diretamente do racionalismo desenvolvido por Renné Descartes.
	
	A psicanálise é uma ciência interessada na exegese dos textos bíblicos e por isso não tem qualquer relação com a ciência cartesiana.
	
	A psicanálise é uma ciência comprometida com a análise interna da estrutura produtiva da sociedade capitalista e por isso não pode ter nenhum vínculo com a racionalidade cartesiana.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos dizer que ao propor a existência, em cada sujeito, de um universo interno inconsciente que media o contato com a realidade externa, a psicanálise freudiana:
		
	
	criticou a forma como os sofistas negaram a existência de uma verdade exterior ao discurso.
	 
	criticou o realismo característico da razão cartesiana.
	
	reforçou os postulados da ciência moderna.
	
	resgatou a noção de ¿logos¿, fundamental para a filosofia pré-socrática.
	
	reforçou os princípios da razão clássica.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para Nietzsche, a decadência dos tempos modernos tem sua origem:
		
	
	No mobilismo formulado por Heráclito que relativizou os padrões éticos que devem ser universais.
	 
	No racionalismo formulado por Sócrates e Platão que preteriram a estética em função da razão.
	
	No monismo formulado por Parmênides que fez a democracia se tornar um engodo sofístico.
	
	No niilismo formulado pelos filósofos medievais que depositaram na providência divina o sentido último da existência humana.
	
	No empirismo desenvolvido pelos sofistas que resultou na falência do conhecimento racional.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente o trecho abaixo: "Deparamo-nos com algo no próprio ego que é também inconsciente, que se comporta exatamente como o reprimido - isto é, que produz efeitos poderosos sem ele próprio ser consciente e que exige um trabalho especial antes de poder ser tornado consciente. Do ponto de vista da prática analítica, a conseqüência dessa descoberta é que iremos parar em infindáveis obscuridades e dificuldades se nos ativermos a nossas formas habituais de expressão e tentarmos, por exemplo, derivar as neuroses de um conflito entre o consciente e o inconsciente. Teremos de substituir essa antítese por outra, extraída de nossa compreensão interna das condições estruturais da mente - a antítese entre o ego coerente e o reprimido que é expelido dele." (FREUD, Sigmund. O eu e o Isso. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. P. 31) Uma das grandes inovações propostas por Freud refere-se à reconfiguração semântica da noção do "Eu" (ego). Diante disso, assinale entre as opções abaixo aquela que melhor complementa essa afirmação.
		
	
	A psicanálise freudiana não demonstrou qualquer interesse a respeito da noção do ¿Eu¿, o que representou uma notória diferença em relação à psicanálise frediana.
	
	A tradição ocidental não se preocupou em nos oferecer uma definição mais rigorosa a respeito da noção de ¿eu¿. Ao fazê-lo, Freud inovou e passou a representar um importante capítulo da história do pensamento ocidental.
	
	A tradição ocidental definiu o ¿eu¿ como uma entidade metafísica formulada a partir da interação entre forças religiosas e forças terrenas. Sendo assim, Freud propôs o desenvolvimento de um sistema médico-filosófico ateu.
	
	A tradição ocidental definiu o ¿eu¿ como uma construção discursiva e não como uma realidade imanente. Freud inverteu essa fórmula e por isso operou uma grande mudança semântica na referida noção.
	 
	A tradição ocidental definiu o ¿eu¿ como produto de uma consciência racional dotada da capacidade de produzir ciência e progresso. Ao propor que o ¿eu¿ consciente é apenas uma parte do aparelho psíquico, que envolve também a inconsciência, Freud colocou em xeque a possibilidade de conhecimento do ¿eu¿ e do mundo ao seu redor.
	
		HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
9a aula
	
	
	
	
	
	 
 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. João 1:3,4
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Nos últimos anos, nos tempos da globalização e do multiculturalismo, podemos observar a crise daquele que é um dos principais valores modernos, daquele conjunto de princípios que se consolidou no século XIX e esteve fundamento no princípio de que cada território tinha uma especificidade cultural. Estamos falando da crise do:
		
	 
	nacionalismo.
	
	racionalismo.
	
	marxismo.
	
	positivismo.
	
	cristianismo.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	¿O afastamento das singularidades de classe¿ougênero¿ como categorias conceituais e organizacionais básicas resultou em uma consciência das posições do sujeito ¿ de raça, gênero, geração, local institucional, localidade geopolítica, orientação sexual ¿ que habitavam qualquer pretensão à identidade no mundo moderno. O que é teoricamente inovador e politicamente crucial é a necessidade de passar além das narrativas de subjetividades originárias e iniciais e de focalizar aqueles momentos ou processos que são produzidos na articulação de diferenças culturais. Esses entre-lugares¿for≠cemoterrenoparaaelaboraçãodeestratégiasde⊂jetivação¿s∈ga̲rouco≤tiva¿quedão∈ícioanovossignosdeidentidadeepos→s∈ovadoresdecolaboraçãoecontestação,noa→dedef∈iraprópriaideiadesociedade¿(BHABHA,HomiK.Olocaldact̲ura.BeloHorizonte:Edi→raUFMG,1998.).Oμ<ict̲uralismopodeserdef∈idocomo:
		
	
	uma forma de valorizar a cultura europeia
	
	uma cultura padronizada
	 
	um tipo de hibridismo cultural
	
	uma cultura hegemônica
	
	uma forma de valorizar as culturas tradicionais.
	
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"Na época, como agora, a língua é um fator crucial para a difusão cultural. O principal veículo do helenismo foi o coiné, o grego básico e quase vulgar no qual, não por acaso, o Novo Testamento foi escrito. Hoje, a língua inglesa, tanto na sua forma americana quanto na britânica, é o coiné da cultura global nascente. Independentemente do futuro do poder imperial americano, não há nenhum rival à vista. Os milhões de pessoas em todo o mundo que crescentemente utilizam o inglês como sua língua franca o fazem principalmente por razões práticas. Jovens chineses que importunam turistas para poder praticar o inglês o fazem porque querem acessar a Internet e melhorar suas perspectivas profissionais, não porque pretendem ler Shakespeare ou Faulkner". (BERGER, Peter L. Introdução.In: BERGER, Peter L; HUNTINGTON, Samuel P. Muitas globalizações. Rio de Janeiro: Record, 2004.) A redução das distancias e a integração proporcionada pela globalização tem se acentuado nas últimas décadas. De acordo com o texto, a globalização pode se apresentar como universalização do localismo. Tal contradição explica-se:
		
	
	pela redução da influência da cultura de massa norte-americana na América Latina;
	
	pela ausência de trocas culturais entre o centro e a periferia do capitalismo;
	
	pela aproximação e influência mútua entre diferentes culturas, aumentando de maneira considerável a tolerância e evitando a formação de guetos culturais;
	 
	pela dominação cultural exercida pelas economias centrais, sendo a homogeneização do idioma inglês um sintoma da exportação de costumes e hábitos locais;
	
	pelo fortalecimento das culturas periféricas, demonstrando que países menos desenvolvidos no âmbito econômico podem pleitear na cultura uma posição de destaque na comunidade internacional;
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre a formação da sociedade brasileira, poderíamos dizer que:
		
	 
	a formação de uma espécie de "cultura híbrida", na qual é possível perceber várias influências, é um dos principais obstáculos para a conquista da igualdade que tanto se busca na sociedade brasileira.
	
	os efeitos da globalização ainda não foram sentidos na sociedade brasileira contemporânea, uma vez que a interação com culturas externas não provocou muitas transformações em hábitos e costumes.
	 
	sua matriz cultural se deu pelo contato entre índios, negros, brancos, alemães, italianos, japoneses, árabes dentre outros.
	
	embora a miscigenação seja um traço da sociedade brasileira, não é possível perceber a influência de cada um desses grupos culturais na formação da "cultura brasileira".
	
	a formação de uma sociedade multicultural na última década provocou a eclosão de diversos conflitos étnicos, desestabilizando a democracia cultural brasileira.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes. (Disponível em: Mundo educação/ Globalização) Os graus diferentes citados no texto referem-se:
		
	
	à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
	
	à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.
	
	à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
	 
	à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
	
	às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Trata-se de um processo de intenso aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo entre final do século XX e o início do século XXI. Essa definição refere-se à:
		
	 
	Globalização.
	
	Segunda Guerra Mundial.
	
	Primeira Guerra Mundial.
	
	Revolução Francesa.
	
	Revolução Russa.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em relação à história do continente americano é possível afirmar que:
		
	
	é marcada pela colonização exclusiva dos asiáticos.
	
	é marcada pela colonização exclusiva dos europeus.
	 
	é marcada pela fusão entre vários sistemas culturais, como o europeu, o africano e o indígena.
	
	é marcada pela ausência de fusão cultural, já que as culturas sempre se mantiveram isoladas.
	
	é marcada pela ausência de civilização e pelo excesso de barbárie.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Podemos compreender o conceito de globalização a partir das seguintes proposições, com EXCEÇÃO de:
		
	
	circulação planetária de mercadorias, pessoas e ideias, por meio de inovações tecnológicas como a internet e que provocaram a mudança da relação do homem com o tempo, isto é, o tempo é experimentado com uma sensação cada vez maior de aceleração.
	
	padronização dos costumes, pois a constante propaganda e a exportação de produtos acabam por influenciar as culturas fazendo com que se perca um pouco do que há de nacional em cada país.
	
	processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo no final do século XX e início do século XXI.
	 
	formação de uma teia de relações baseadas no multiculturalismo e na preservação das especificidades culturais, na qual se conclui o projeto Iluminista de igualdade plena para a humanidade.
	
	encurtamento das distâncias por meio da revolução nos transportes e nas comunicações, através do qual o mundo passa a ser visto como uma aldeia global.
	
		HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
10a aula
	
	
	
	
	
	 
 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. Atos 5:42
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Como podemos definir o conceito de igualdade Segundo John Rawls?
		
	
	Para o autor a igualdade no mundo contemporâneo é atingida através do estimulo a globalização;
	
	O autor defende que o conceito de igualdade deve ser substituído pelo conceito de justiça
	
	Para o autor o conceito de igualdade não abarca toda uma sociedade e não se preocupa em minimizar as desigualdades sociais
	 
	O autor enxerga o conceito de igualdade como chave para criar condições que minimizem as desigualdades sociais
	
	O autor defende a impossibilidade de uma igualdade plena no mundo contemporâneo;
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em 1971, o filósofo estadunidense John Rawls publica A Theory of Justice, obra na qual apresenta sua teoria da justiça como equidade. A década de 1980 ambientou o surgimento da corrente do comunitarismo, que se contrapôs à perspectiva de orientação liberal de Hawls. Leia o texto abaixo: "Para os comunitaristas, os liberais (universalistas) estariam simplesmente preocupados com a questão de como estabelecer princípios de justiça que poderiam determinar a submissão voluntária de todos os indivíduos racionais, mesmo de pessoas com visões diferentes sobre a vida boa. O que se estabelece como crítica é que, para os comunitaristas, os princípios morais só podem ser tematizados a partir de sociedades reais, a partir das práticas que prevalecem nas sociedades reais. Para eles, em John Rawls, encontram-se premissas abstratas de base como a liberdade e a igualdade que orientam (ou devem orientar) as práticas legítimas. A questão colocada é que, na interpretação comunitarista, a prática tem precedência sobre a teoria, e não seria plausível que pessoas que vivem em sociedades reais identifiquem princípios abstratos para sua existência. A crítica comunitarista aponta como insuficiente a tentativa de identificar princípios abstratos de moralidade através dos quais sejam avaliadas as sociedades existentes. A questão-chave é a negação de princípios universais de justiça que possam ser descobertos pela razão, pois, em sua avaliação, as bases da moral não são encontradas na filosofia, e, sim, na política."
(SILVEIRA, Denis Coitinho. "TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS: ENTRE O LIBERALISMO E O COMUNITARISMO". In: Trans/Form/Ação, São Paulo, 30(1): 169-190, 2007)
De acordo com o texto e com seus conhecimentos, assinale a alternativa que NÃO corresponde à crítica comunitarista à teoria da justiça de Hawls:
		
	
	Opera com uma concepção abstrata de pessoa que é consequência do modelo de representação da posição original sob o véu da ignorância.
	
	Utiliza princípios universais (deontológicos) com a pretensão de aplicação em todas as sociedades, criando uma supremacia dos direitos individuais em relação aos direitos coletivos.
	
	Utiliza a ideia de um Estado neutro em relação aos valoresmorais, garantindo apenas a autonomia privada (liberdade dos modernos) e não a autonomia pública (liberdade dos antigos), estando circunscrita a um subjetivismo ético liberal.
	 
	Hawls, embora liberal, aproxima-se do marxismo, tendo apenas nas suas obras mais maduras uma veia materialista que olha para as comunidades reais.
	
	É uma teoria deontológica e procedimental, que utiliza uma concepção ética antiperfeccionista, estabelecendo uma prioridade absoluta do justo em relação ao bem.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A ética é constituída pelo e pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das chamadas condutas morais, ou seja, as virtudes e ações que visem o bem comum. Para uma conduta ética, as seguintes condições são necessárias: I - Reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si mesmo. II - Ter capacidade de controlar e orientar desejos, impulsos, paixões. III - Ter capacidade de avaliar o efeito e as consequências de suas ações sobre si e sobre os outros. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa CORRETA relacionada às condições de conduta para a existência do sujeito ou pessoa moral.
		
	
	Somente as afirmações II e IV apresentam condições imprescindíveis para uma conduta ética.
	 
	Todas as afirmações anteriores apresentam condições imprescindíveis para uma conduta ética.
	
	Apenas as afirmações II e III apresentam tais condições.
	
	Nenhuma das afirmações acima são condições válidas para uma conduta ética.
	
	Apenas as afirmações I e II apresentam tais condições.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	¿Deve-se, então, considerar que uma concepção de justiça social fornece primeiramente um padrão pelo qual se devem avaliar aspectos distributivos da estrutura básica da sociedade. Esse padrão, porém, não deve ser confundido com os princípios que definem outras virtudes, pois a estrutura básica e as organizações sociais em geral podem ser eficientes ou ineficientes, liberais ou não liberais, e muitas outras coisas, bem como justos ou injustos. Uma concepção completa, definidora de princípios para todas as virtudes da estrutura básica, juntamente com seus respectivos pesos quando conflitantes entre elas, é mais que uma concepção da justiça; é um ideal social. Os princípios da justiça são apenas uma parte, embora talvez a parte mais importante, de uma tal concepção. Um ideal social está, por sua vez, ligado a uma concepção de sociedade, uma visão do modo como os objetivos e propósitos da cooperação social devem ser entendidos.¿ Assim sendo, assinale a alternativa que corretamente expressa o nome do filósofo que é autor da ideia de justiça como equidade:
		
	
	Dworkin.
	
	Singer.
	
	Marx.
	 
	Rawls.
	
	Aristóteles.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	John Rawls (1921-2002) foi um importante filósofo norte-americano que contribuiu largamente para a concepção de uma sociedade mais justa e seu mais importante trabalho, publicado em 1971, foi de extrema importância para a análise da questão da justiça e seu alcance, e fortaleceu o debate sobre os limites de sua atuação nas sociedades contemporâneas. Nesse caso, assinale abaixo a assertiva correspondente à obra de Rawls que trata dos problemas de uma sociedade inspirada na colaboração:
		
	
	Liberalismo politico;
	
	República.
	
	Depois da virtude
	 
	Uma teoria da justiça;
	
	Levando direitos a sério;
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Dentre as opções abaixo qual a que representa a definição a seguir: ¿Fundamentar as discussões para uma prática mais adequada da noção de justiça e ampliar o olhar para as questões que envolvem essa temática.¿
		
	 
	Teoria da Justiça
	
	Teoria da Igualdade
	
	Igualitarismo
	
	Positivismo
	
	Cientificismo
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O filósofo norte americano Jhon Rawls foi um dos principais filósofos em atuação no pensamento ocidental nos primeiros anos do século XX. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define a principal característica do pensamento desse autor.
		
	
	Rawls foi um dos principais críticos do constitucionalismo moderno. Por isso, o seu nome é geralmente associado aos governos totalitários europeus.
	 
	Rawls foi um dos principais defensores do constitucionalismo moderno. Para ele, a concepção de justiça é de suma importância para o equilíbrio da sociedade.
	
	Rawls foi um dos principais difusores do marxismo nos EUA, o que explica os seus estreitos vínculos com os pensadores russos.
	
	Rawls foi um dos principais defensores da teologia da libertação, o que explica os seus estreitos vínculos com o círculo dos pensadores católicos
	
	Rawls foi um dos principais entusiastas do liberalismo moderno e definiu que a economia deveria seguir as suas próprias leis.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A qual filósofo podemos atribuir o pensamento e que a liberdade antecede qualquer princípio e deve ser preservada ao máximo possível?
		
	
	Rousseau
	
	Descartes
	
	Karl Marx
	
	Benjamin Constant
	 
	John Rawls

Outros materiais