Buscar

alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201705328191)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Uma professora do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental diz aos seus alunos que eles devem copiar o silabário completo em seus cadernos todos os dias, por um período de um semestre. Tal atividade possui relação com que concepção do conhecimento na fase de alfabetização?
		
	
	Concepção histórica
	 
	Concepção empirista
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705327910)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque (1) para alfabetismo rudimentar, (2) para alfabetismo básico e (3) para alfabetismo pleno.
(__)  Cláudia conseguiu terminar de escrever a sua monografia na qual comparou 2 teorias sobre a  produção de gás natural na Bacia de Macaé.
(__)  Fernanda já conseguiu fazer pequenas listas de compras para orientar a sua diretora no momento de recompor dispensa da creche.
(__) Dona Edna tem uma caligrafia muito bonita apesar de escrever pouco. Essa semana conseguiu escrever um cartaz no banheiro pedindo mais cuidado com a manutenção da limpeza.
A ordem correta da resposta é:
		
	
	1 2 3
	
	2 3 1
	 
	3 2 1
	
	2 1 3
	
	3 1 2
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705328112)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Uma importante relação entre a concepção de sujeito e a alfabetização traz influências na forma de efetivar o processo de alfabetização. Estabeleça a relação entre as concepções de sujeito e conhecimento com as práticas de leitura e escrita correspondentes.
1-: Sujeito ativo e cognitivo que constrói conhecimento a partir dos desafios que lhe são impostos pelo ambiente. Sua estrutura cognitiva se transforma a partir das mudanças neurológicas que sofrem maturação ao longo da vida.
2. Sujeito concebido como uma tábula rasa que sugere passividade, incompletude e que deve ser ensinado pelo meio, pois as suas experiências culturais (não escolares) com a leitura e a escrita não são valorizadas pela escola.
3- Como o ser Humano se constitui na Interação Socio-cultural, a partir dos estímulos recebidos, o cérebro se transforma e ganha característica psicológicas próprias dependendo das experiências culturais vivenciadas.
A -.Práticas de Ditados e cópias para treinamento mecânico da ortografia e da gramática normativa.
B- Trabalhos voltados para um letramento contextualizado em que o sujeito que lê e escreve, sabe a função social dessas ações e imprime a sua subjetividade em cada atividade realizada
C- Construção individual do próprio nome a partir das hipóteses que vão se tornando cada vez mais sofisticadas a medida que passam por sucessivas assimilações e acomodações A relação entre concepção e prática , estabelecida corretamente será :
		
	 
	1 B, 2 A , 3 C
	
	1C - 2 B - 3 A
	
	1 A, 2 B, 3 C
	 
	1C- 2 A - 3 B
	
	1 A , 2 C, 3 B
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705328116)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quando falamos sobre as concepções de conhecimento que influenciam as práticas de alfabetização, temos uma diversidade de práticas e conceitos que são completamente divergentes entre si.
Sobre eles, relacione a segunda coluna de acordo coma primeira.
(1) Concepção Empirista
(2) Concepção Construtivista
(3) Concepção Sócio-Interacionista
( ) treino de exercícios psicomotores que objetivam preparar a criança para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel. Tudo em nome da Prontidão
( ) não há uma única forma de escrever, pois a escrita revela dialetos e as variáveis linguísticas, como também não há uma única forma de compreender os textos, pois eles são ricos em significados e dependem da subjetividade do leitor, e sua interação com o meio.
( ) Há uma progressiva sofisticação da escrita a partir da elaboração de hipóteses que a criança cria cognitivamente. Para que haja leitura é importante que tenha uma variedade mínima de caracteres. Na alfabetização , a criança constrói a escrita , com esses caracteres.
Agora , assinale abaixo a correlação correta :
		
	
	3-2-1
	
	2-3-1
	 
	3-1-2
	 
	1-3-2
	
	1- 2- 3
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705328284)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo Emília Ferreiro:
		
	 
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são graduais, o mesmo ocorre com a aquisição da escrita e leitura;

Outros materiais