Buscar

APOL 1 Logística Pública e Processos Decisórios 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Logística Pública
"O ente público, a exemplo da iniciativa privada, também se relaciona com outros setores e até mesmo terceiriza serviços, tais como segurança, manutenção e limpeza, realizados por empresas privadas devidamente contratadas, mas que, até pouco tempo atrás, eram executados por servidores. Todavia, os processos administrativos de terceirização de serviços são regulamentados por uma Secretaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)". (LAURINDO, A. M. TEIXEIRA, A. V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014).
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente esta Secretaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão citada no texto:
	
	A
	Trata-se da Secretaria de Execuções de Serviços (SES).
	
	B
	Trata-se da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).
	
	C
	Trata-se da Secretaria Especial de Tecnologia (SET).
	
	D
	Trata-se da Secretaria Direta de Serviços Terceirizados (SDST).
	
	E
	Trata-se da Secretaria Especial de Logística e Finanças (SELF).
Questão 2/5 - Processos Decisórios
Na obra da disciplina aprendemos que em algum momento no passado, o ser humano não se sentia em condições de tomar decisões e, em razão disso, delegava aos deuses essa tarefa tão importante. (CRUZ, Eduardo Picanço; Barreto, Cesar Ramos; Fontanillas, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
Com base nos estudos da disciplina, assinale a alternativa que contempla quais os elementos que ajudaram o ser humano a assumir o papel de decisor:
	
	A
	Mecanismos aleatorizadores.
	
	B
	Princípios econômicos.
	
	C
	Ferramentas para controle do risco.
	
	D
	Teorias da administração.
	
	E
	Teoria do poder.
Questão 3/5 - Logística Pública
Segundo Monteiro (2010), a organização pública está inserida no ambiente em que se originam os recursos utilizados para o desenvolvimento da sua atividade de prestação de serviços, o mesmo para o qual se destinam os resultados do trabalho desenvolvido. Nesse contexto, os aspectos e fatores a serem analisados devem também considerar outros elementos de impacto. (LAURINDO, A. M. TEIXEIRA, A. V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014).
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, analise se as assertivas abaixo dizem respeito a estes outros elementos de impacto que também devem ser considerados:
I. Legais: A atuação do Estado, sancionando e estabelecendo leis, decretos e normas que definem prioridades e regulam o funcionamento dos agentes econômicos que atuam no ambiente empresarial.
II. Econômicos: A situação da economia e do sistema financeiro da área e a influência dos órgãos governamentais, além da participação do Estado na gestão de empresas que operam em setores considerados estratégicos.
III. Tecnológicos: O desenvolvimento tecnológico e/ou a disponibilidade de acesso às inovações.
IV. Socioculturais: Os níveis educacional e cultural da sociedade, que influenciam tanto a obtenção da mão de obra qualificada, técnica e de nível superior quanto o comportamento do consumidor, o que gera reflexos na exigência de um maior grau de qualidade e sofisticação de bens e serviços colocados no mercado.
V. Ecológicos: A preocupação com a preservação do meio ambiente por parte dos órgãos oficiais e a necessidade de desenvolver processos de serviços ecologicamente responsáveis, em aliança com as políticas públicas.
Após, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
	
	A
	Tratam-se de elementos de impacto apenas I, II e III.
	
	B
	Tratam-se de elementos de impacto apenas I, II, III, e IV.
	
	C
	Tratam-se de elementos de impacto apenas II, III, IV e V.
	
	D
	Tratam-se de elementos de impacto apenas I, II, III, IV e V. 
	
	E
	Tratam-se de elementos de impacto apenas II, III e IV.
Questão 4/5 - Logística Pública
"Trata-se de um processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes de produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura seja maximizada mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado." (LAURINDO, A. M. TEIXEIRA, A. V. A logística na administração pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014).
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente do que se trata o conceito acima expressado:
	
	A
	Contabilidade.
	
	B
	Comunicação Institucional.
	
	C
	Logística.
	
	D
	Análise de Mercado.
	
	E
	Engenharia institucional.
Questão 5/5 - Processos Decisórios
Simon usa determinada teoria para explicar o comportamento nas organizações como se cada pessoa fosse um sistema de decisões na empresa. A decisão é conceituada como um processo de análise e escolha entre alternativas disponíveis de cursos de ação que o indivíduo deve seguir. (CRUZ, Eduardo Picanço; Barreto, Cesar Ramos; Fontanillas, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
De acordo com a obra da disciplina, qual é a teoria usada por Simon?
	
	A
	Teoria da Probabilidade.
	
	B
	Teoria da Administração.
	
	C
	Teoria da Decisão.
	
	D
	Teoria do Poder.
	
	E
	Teoria Postulatória.

Outros materiais