Buscar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA – 4º FLEX e 5º SEMESTRES
KEILA APARECIDA ORLANDI
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II–
4º FLEX e 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO
E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Quilombo
2017
KEILA APARECIDA ORLANDI
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
4º FLEX E 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO
E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
 
Trabalho apresentado ao Curso de
História da UNOPAR - Universidade Norte
do Paraná, para a disciplina Estágio
Curricular Obrigatório II – 4º Flex e 5º
Semestres (regular) - 150 horas
Orientador: Profa. Aline Vanessa Locastre
Tutor a distância:Lucas Dias Martinez Ambrogi
Tutor presencial:Elan Carlos Prior
Pólo de Apoio Presencial: Unopar
Quilombo
2017
1- ESTUDO DE ARTIGO
O autor inicia o texto nos fazendo perceber que a memoria foi dita por muito tempo como base para compreensão de políticos e social, que vivenciamos na contemporaneidade. Mais que hoje nos faz perceber que a memoria vai muito mais além desta concepção, o texto nos apresenta como forma de impulsionarmos a construção do saber histórico e dos sentidos de continuidade da vida.
 A memoria, portanto esta ligada as nossas vidas cotidianas, como ler em um email, conversamos com outras pessoas, ouvir musicas tudo nos remete a lembrança de algo no qual guardamos por ser importante ou inesquecível. Hoje vivemos em uma sociedade que cresce e produz historia seja ela oral ou escrita, mas a preocupação esta como manter e guardar essa historia, a memoria e uma forma de guardar ela passa de geração a geração, um exemplo disso e a memoria afro-brasileira que por muito tempo teve sua historia escondida e depois de muito tempo o governo traz a obrigatoriedade do ensino nas escolas como uma forma de resgatar esse conhecimento.
Fator histórico como a ditadura militar, guerras civis que por tempos não tiveram suas historias conhecidas do publico em geral dos alunos das escolas passaram ser pesquisadas e elaboradas. Surgem assim questões como formas as pessoas que participam quem são as culpadas que em nenhum relato aparecem nos relatos históricos e qual era as importâncias para tais fato.
Quanto a forma de trabalhar esse conhecimento nas escolas especialmente em sala de aula o professor passa a abordar diferentes, esse conhecimento ao invez de somente passar o assunto ele passa a abordar de forma a investigar o aluno e pesquisar e construir seu próprio conhecimento no que diz respeito a historia que no momento foi introduzida a ele.
Portanto temos que entender e conhecer melhor a ligação entre historia e a memoria uma vez que dentro de sala de aula o professor necessita delas para fazer entender quanto ao conteúdo, antes a historia era tida como uma matéria para se decorar e de caráter linear, porem hoje entendemos que a historia e repleta de lacunas e como ajuda da memoria podemos em alguns casos preencher algumas destas lacunas.
Nos podemos cometer ou pensar que a historia e memorias são as mesmas coisas, a memoria nos faz seres únicos nos remete a vida, e a historia a usa como fonte para compreender fatos. Dentro da sala de aula pode-se apresentar ao aluno a historia utilizando a memoria interligando vestígios do passado como o presente, desta forma o aluno se concentra no tempo e espaço apresentado entendendo assim o contexto histórico. História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História.
O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro, buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciada desses campos nos livros didáticos brasileiros. O livros didáticos, desenvolve a habilidade de trabalhar com fontes históricas, além de ter um lugar fundamental na construção da história, permite o desenvolvimento do raciocínio dos alunos a partir do estímulo da capacidade de formular problemas, de levantar questões, de elaborar hipóteses, além de desenvolver habilidades de observação, identificação, comparação e percepção de relações. Essas competências e habilidades contribuem, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, também para o exercício da cidadania.
2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)
Os currículos escolares tem sido objeto de muitas análises que situam seu significado político e social, e essa dimensão precisa ser entendida para determinarmos o direcionamento da educação escolar e o papel que cada disciplina tende a desempenhar na configuração de um conhecimento próprio da sociedade Contemporânea.
À sociedade, cadê a difícil tarefa de ser educada para competir e viver de acordo com a lógica do mercado, que exige domínios mais amplos do “conhecimento”.
No Brasil, as reformulações curriculares iniciadas no processo de redemocratização da década de 80 pautaram-se pelo atendimento às camadas populares, com enfoques voltados para uma formação política que pressupunha o fortalecimento da participação de todos os setores sócio no processo democrático.
Para os currículos do ensino fundamenta e médio foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sob uma orientação internacional oriunda de pressupostos da psicologia da aprendizagem Piaget Iana.
Atualmente, a ideia de currículo é concebida em todas as suas dimensões, distinguindo-se o currículo formal, o currículo real e o currículo oculto. Estudos recentes incluem ainda o currículo avaliado.
Em oposição à linha conte dista, os defensores da “educação popular”, baseados em Paulo Freire, entendiam que a escola não podia ser apenas um local de transmissão de conteúdos valorizados pelos setores dominantes, mas deveria se ater a conteúdos significativos, seus defensores ressaltavam a necessidade de repensar os critérios para a seleção de conteúdos e sustentavam que a escola não poderia se limitar a criar mecanismos ou aperfeiçoar métodos para a transmissão de conteúdos repletos de erudição e de valores criados para entender os outros interesses.
As divergências sobre os conteúdos escolares ainda permeiam o cotidiano escolar ou currículo real, assim como estão implícitas nas formulações dos currículos oficiais.
Destarte, concebem-se como conteúdo escolar tanto os conteúdos explícitos de cada uma das disciplinas como a aquisição de valores, habilidades e competências que fazem parte das práticas escolares. Os conteúdos escolares correspondem também às formas de apresentação de determinado saber escolar, as quais podem ser escrito ou pela oralidade, via debates, atividades em grupo, apresentação de uma peça teatral, etc.
As propostas de renovação dos métodos de ensino pelos atuais currículo organizam-se em torno de dois pressupostos. Um pressuposto básico ou fundamental é a articulação entre método e conteúdo.
O segundo pressupostoé que os atuais métodos de ensino têm de se articular às novas tecnologias para que a escola possa se identificar com as novas gerações, pertencentes à “cultura das mídias”.
As mudanças culturais provocadas pelos meios audiovisuais e pelos computadores são inevitáveis, pois geram sujeitos com novas habilidades e diferentes capacidades de entender o mundo.
Um dos problemas para entender o papel das tecnologias na cultura contemporânea é o alcance delas como difusoras de informações e o modo de tais informações se integrarem na configuração do conhecimento escolar.
Outra caracterização da forma pela qual o conhecimento é apreendido corresponde à fragmentação das informações provenientes de diferentes espaços e de maneira simultânea.
Utilizar as informações da mídia televisiva ou provenientes da internet é fundamental na escola, mas o risco de, por conta, disso, criar pessoas alienadas não pode ser ignorado.
Nesse sentido, torna-se fundamental o cuidado com o método de leitura dos meios de comunicação e do uso da informática, de maneira que se propicie uma análise crítica das informações e do próprio suporte de comunicação.
O ensino de História, conforme o disposto em algumas propostas curriculares dos Estados e municípios e nos PCN, está presente em todos os níveis de ensino e, com a Geografia, constitui uma das bases essenciais do conhecimento das ciências humanas a partir das séries iniciadas até o término do ensino básico.
História para alunos da primeira a quarta série
As formulações para o ensino de História a partir das séries (ou ciclos) iniciais do ensino fundamentam sofrem variações, mas visa ultrapassar a limitação de uma disciplina apreendida com base nos feitos dos heróis e dos grandes personagens, apresentados em atividades cívicas e como figuras atemporais.
Dentre as características gerais das propostas mais recentes, destaca-se a decisão de a História e a Geografia ser objeto de estudo a partir das séries iniciais.
A noção de tempo histórico é apresentada por meio da noção do antes e depois, do conceito de geração e do conceito de duração. Dessa forma, as propostas curriculares visam desenvolver nos alunos, de maneira gradual, uma noção de tempo histórico que não seja entendido apenas como o do tempo cronológico.
Os estudos de História têm como base o desenvolvimento intelectual do educando, e dai a recomendação de introduzir o conteúdo a ser estudado por um problema situado no tempo presente, buscando em tempos passados as respostas para as indagações feitas.
Diferentemente das propostas baseadas nos círculos concêntricos, que também utilizam a história local como forma de introduzir o aluno na compressão do mais próximo, a preocupação maior, na atualidade, é estabelecer articulações constantes, nas diferentes séries, entre o loca, o nacional e o geral.
Para as séries finais do ensino fundamental, o domínio dos conceitos ou dos denominados conceitos-chave torna-se relevante para assegurar a sistematização dos conteúdos, pelo fato de não existir um elenco de conteúdos predeterminados para cada uma das séries e algumas das propostas basearam-se em eixos temáticos ou temas geradores.
Os métodos de ensino são destacados como elementos decorrentes de uma concepção de história associada a uma concepção de aprendizagem, e disso advém a apresentação dos limites do uso dos livros didáticos como instrumentos pedagógicos exclusivos e a necessidade de recorrer a documentos portadores de outras linguagens, sendo comuns as sugestões de utilização da literatura, de textos de jornais, das imagens, música, etc. Nas aulas de História.
Os PCN de História, único texto curricular publicado após 1996 para o ensino médio, de acordo com essa proposição, procurou articular a formação para a cidadania com o domínio de informações e conceitos históricos básicos.
A História proposta para o ensino médio pelos PCN mate a organização dos conteúdos por temas, mas sem elencá-los ou apresentar sugestões, como foi feito para os demais níveis. Tem como preocupação maior aprofundar os conceitos introduzidos a partir das séries iniciais e ampliar a capacidade do educando para o domínio de métodos da pesquisa histórica escolar, reforçando o trabalho pedagógico com propostas de leitura de bibliografia mais especifica sobre os temas de estudo e com a possibilidade de dominar o processo de produção do conhecimento histórico pelo uso mais intenso de fontes de diferentes naturezas. Não inclui, entre seus objetivos, a formação de “um historiado”, mas visa dar condições de maior autonomia intelectual ante os diversos registros humanos, assim como aprofundar o conhecimento histórico da sociedade contemporânea.
As análises realizadas no referido estudo de Eduardo de Mello sobre o ensino de História para o nível médio indicam o predomínio da organização de estudos históricos em conformidade com o programa dos exames vestibulares. Os livros didáticos, em sua maioria, são produzidos para atender a essa situação.
“Estuda-se História para compreender o presente e criar os projetos do futuro” é uma das frases mais encontradas em textos relacionados ao assunto e das mais repetidas por professores em suas explicações iniciais sobre o porquê da disciplina na escola.
A História serviu incialmente para legitimar um passado que explicasse a formação do Estado-nação e para desenvolver o espirito patriótico ou nacionalistas.
É importante salientar que as propostas surgidas nos currículos em torno da História por temas não foram fruto de idealizações de um grupo de intelectuais ou educadores.
A organização do estudo de História por temas produz assim, vários problemas que precisam ser esclarecidos. Um deles é o de distinguir entre História temática, tal quais os historiadores a concebem na realização de suas pesquisas, e História ensinada por eixos temáticos. Essa distinção fundamental tem sido pouco explicitada nas propostas curriculares, o que induz a vários equívocos na prática escolar.
O tema gerador ou eixo temático não pode limitar o conteúdo, mas deve servir para estabelecer e ordenar outros temas (ou subtemas), que precisam ser abrangentes tanto no tempo quanto no espaço. Cada eixo temático é indicativo para o estudo de cada série ou ciclo e pressupõe a delimitação dos conceitos básicos.
A diferenciação entre História temática e História por eixos temáticos é necessária para evitar equívocos como os que ocorrem com algumas propostas recentes de ensino de História
A seleção temática proposta pelos PCN visa ultrapassar os problemas acima apontados, e surge assim a preocupação em discernir a história temática, produzida pelos historiadores, da história por eixos geradores, produzida pelos currículos escolares.
Os temas de ensino de História propostos pelos PCN são, outro lado, articulados aos temas transversais: meio ambiente, ética, pluralidade e cultural, saúde, educação sexual, trabalho e consumo. Essa proposta de tema s interdisciplinar gera novos desafios para o ensino de História
As propostas atuais, dessa forma, exigem um trabalho intenso do professor, uma concepção diferenciada desse profissional, como um trabalhador intelectual que, juntamente com seus alunos, deve pesquisar estudar, organizar e sistematizar materiais didáticos apropriados para as diversas condições. Analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais reforçou a tese de que é impossível estudar a História de todos os tempos e sociedades. Deve- se então, fazer criteriosamente uma seleção de conteúdos para estabelecer a sua pauta de tópicos a serem ensinados. Historicamente há uma variação na seleção de conteúdos da área onde geralmente é feita de acordo com os temas que se sobressai a cada momento histórico.
Na escolha dos conteúdos, a preocupação central da proposta é propiciar aos alunos o dimensionamento de si mesmos e de outros indivíduos e grupos em temporalidades históricas. Assim, estes conteúdos procuram sensibilizar e fundamentar a compreensão de que os problemas atuais e cotidianos não podem ser explicados unicamente a partir de acontecimentosrestritos ao presente. Requerem questionamentos ao passado, análise e identificações de relações entre vivencias sociais no tempo.
A partir de problemáticas amplas optou-se por organizar os conteúdos em eixos temáticos e desdobrá-los em subtemas, orientando estudos interdisciplinares e a construção de relações entre acontecimentos e contextos históricos no tempo.
Cabe ao professor identificar seus conhecimentos e desenvolver trabalhos mais aprofundados sobre padrões de medida de tempo e respectivas histórias, para que possam, de modo autônomo, localizar fatos e sujeitos nas devidas épocas e, dessa forma, ao longo da escolaridade, aprenderem a discerni-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade. Cabe ao professor, em diferentes momentos de estudo, incentivar a construção de relações entre eventos, para que os estudantes possam caracterizar contextos históricos e dimensionar as durações, identificar indícios e ritmos das suas transformações e das suas permanências no tempo.
Os objetivos como sempre é o que se espera que o aluno seja capaz de realizar ao final de cada ciclo.
Espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando e relacionando-a com outras realidades históricas, e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações.
No processo de avaliação foram adotados alguns critérios que, por sua vez, estão relacionados aos objetivos propostos para cada tema.
No processo de avaliação é importante considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. O professor deve identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes, comparando o antes o durante e o depois. A avaliação não deve mensurar simplesmente fatos ou conceitos assimilados. Deve ter um caráter diagnóstico e possibilitar ao educador avaliar o seu próprio desempenho como docente, refletindo sobre as intervenções didáticas e outras possibilidades de como atuar no processo de aprendizagem dos alunos.
O método de se desenvolver trabalhos fora da sala de aula costuma funcionar muito bem.
Além de gratificante, é altamente instrutivo para o professor e alunos o trabalho que envolva saídas da sala de aula ou mesmo da escola para visitar um museu, ir a uma exposição de fotografias ou de obras de arte, conhecer um sítio arqueológico etc. Estes momentos são geralmente lúdicos e representam oportunidades especiais para que todos se coloquem diante de situações diferentes, em atividades especiais de acesso a outros tipos de informação e de envolvimento com as vivências sociais mais amplas da sociedade e do conhecimento humano.
As visitas aos locais são recursos didáticos favoráveis ao envolvimento dos alunos em situações de estudo, estimulando interesse e participação. Propiciam contatos diretos com documentos históricos, incentivando os estudantes a construírem suas próprias observações, interrogações, especulações, indagações, explicações e sínteses para questões históricas.
Nessas visitas, deve-se destacar para os alunos o fato de que irão conhecer espaços especiais de preservação e de divulgação de patrimônios históricos e culturais.
3- ANÁLISES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Na analisa da Proposta Pedagógico da Escola pode se observar as
Mudanças na decorrer dos anos ate os dias atuas, tanto na área econômica como.
Na política social, onde se faz necessário algumas mudanças na forma de atuação.
Das ciências sociais e humanas. A história, no decorrer desses anos tem.
Procurado a melhor forma para explicar com tudo começou.
Incialmente a metodologia destinou-se a atender os interesses das
Classes dominantes. Requer, portanto, que se reflita sobre a pratica pedagógica de sala.
De aula, para que seja superada a ideia d e memorização e submissão do educando.
Frente à realidade existente e se desenvolva o processo de questionamento e
Intervenção com vistas à mudança da realidade.
Proporcionar condições ao educando para que no decorrer de quatro
Anos, consiga conhecer, analisar, explicar, comparar, compreender e interagir-nos.
Aspectos dar e alidade em que vive de forma positiva e diferenciada. Visa também
Formar cidadãos conscientes, críticos, participativos e solidários.
A metodologia dar-sê-a por meio de: aula expositiva e dialogada;
Leitura e interpretação de textos que abordem o tema; interpretação de letras de.
Músicas; dramatização; pesquisa dirigida; pesquisa e manuseio de mapas;
Construção de textos, plantas e maquetes; jornal geográfico; debates e seminários.
Temáticos; desenho e interpretação de paisagens; painel integrado e duplo; trabalhos.
Em grupo e individual, confecção de mural, entrevista, pesquisa-ação, uso e.
Produção de documentários e vídeos educativos.
A avaliação deve ser contínua e parcial, envolvendo todas as.
Atividades desenvolvidas dentro e f ora da classe e a cada conteúdo trabalhado,
Servindo, assim, como instrumento para identificar as conquistas e as dificuldades.
Do aluno no processo em sino-aprendizagem. Será feita através d e atividades, tais.
Como: seminários, trabalhos em grupo, dupla e individual, trabalho extraclasse, testes e participação do aluno na sala de aula e em todos os eventos da escola.
4- ENTREVISTAM COM PROFESSOR REGENTE
1- Nome completo do professor entrevistado
Rosimar Fioreses Marsaro
2- Ano que concluiu a graduação.
No ano de 2004
3- Possui curso de especialização? Área do curso de especialização
Sim, Ciências Humanas
4- Tempo de magistério e locais de atuação.
São 15 magistérios; Ceja, Formosa do Sul, Salto Saudades, Jurema e Santiago do Sul.
5-Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Citar os últimos cursos realizado.
Sim
6- Visão sobre o ensino de historia no ensino fundamental.
Uma disciplina necessária para o conhecimento dos alunos do passado para o presente
7- Rotina de trabalho nas aulas de historia.
Explicação de conteúdos aos alunos dos conteúdo designados para educação.
8- Trabalha com mapas, imagens, vídeos(filmes/desenhos ), musicas, livros didáticos, computador, internet, historia em quadrinhos? Como?
Sim, no momento em que o assunto é mais complicado é usados métodos como imagens vídeos, filmes etc.. menos historia em quadrinho.
9- Realiza um trabalho interdisciplinar estabelecendo um dialogo com as outras disciplinas? Como isso ocorre no dia -a- dia? Quais as disciplinas afins que desenvolve trabalho conjunto?
Sim, isso ocorre durante os intervalos ou nas horas de descanso, reunião etc. ciências humanas, geografia artes mexe um pouco de cada matéria.
10- A escola realiza mostra pedagógicas ou feira de ciências? Que tipo de atividades desenvolve com os alunos para presentar nesses eventos previstos no calendário escolar?
Sim. Desenvolve feira do livro, feira de ciências.
5- OBSERVAÇÃO DAS AULAS (DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO)
Diário de observação 1:
1-Nome da Escola: Escola de Educação Básica São Tiago
2-Série/ano: 8° ano do Ensino Fundamental
3-Datas das 6 aulas observadas:
	28/03/2017
	2 hora
	Observação no 8° ano
	29/03/2017
	1 hora
	Observação no 8° ano
	04/04/2017
	2 hora
	Observação no 8° ano
	05/04/2017
	1 hora
	Observação no 8° ano
4-Turno das aulas observadas: (x) MAT () VESP () NOT
5-Aulas geminadas: (x) SIM () NÃO
6-Nome do professor regente: Rosimar Fiorese Marsaro
7-Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas: Emancipação Terra e Liberdade, a Independência da Amarica, Emancipação do Brasil, Conjunção Baiana, Bloqueio Continental, Abertura dos Portos Brasileiros.
8-Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno? Sempre relacionado os temas com o cotidiano dos alunos e não envolvendo um só mais toda a turma. Sim. .Sim todos os temas abordados pelo professor são relacionadoscom o dia a dia dos alunos.
 
9-Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
 O professor utiliza-se de vários recursos para que os alunos tenha um bom aprendizado, utilizando, computadores, quadro branco, data show, e principalmente o livro de didático. Através desse recuo observamos que a aula se torna mais dinâmica e participativa, e aproximou os alunos das tecnologias utilizadas pelo professor gerando assim, um melhor aprendizado para os alunos.
10-Como se dá a participação dos alunos em sala (exe.: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
Os alunos são bem participativos em sala de aula. Na observação as aulas eram bastante discursivas, onde os alunos interagiam entre si e se manifestavam.
11-Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem-sucedida?
O respeito em sala de aula e recíproco, os alunos executam a tarefa dada pelo professor respeitosamente, prestando atenção para tudo aquilo que o professor explica. A experiência em sala de aula foi benéfica. Pois mostrou os grandes desafios que terei pela frente.
12-Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)?
Todo dia os alunos são avaliados, com presença, ´participação, trabalhos avaliativos e uma avaliação embasada em todo conteúdo estudado.
13-Qual o papel do livro didático na aula? Comente.
O livro de didático é de grande importância, pois auxilia os alunos nos conteúdos, complementando-os assunto dado pelo professor.
14-Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
São utilizados mapas, livros, filmes e matérias com data show e TV.
15-Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim. Porque as aulas não se restringem em ficar somente em sala de aula elas vão muito além das quatro paredes fazendo assim conhecedores de outros recursos como: computadores. Data show, internet, despertando a curiosidade do aluno, Assim conseguem visualizar o território estudado no passado e no agora.
Diário de observação 2:
1-Nome da Escola: Escola de Educação Básica São Tiago
2-Série/ano: 7° ano do Ensino Fundamental
3-Datas das 6aulas observadas:
	29/03/2017
	2 hora
	Observação 7°ano
	31/03/2017
	1hora
	Observação 7°ano
	05/04/2017
	2 hora
	Observação 7° ano
	07/04/2017
	1hora
	Observação 7°ano
4-Turno das aulas observadas: () MAT (x) VESP () NOT
5-Aulas geminadas: (x) SIM () NÃO
6-Nome do professor regente:
Rosimar Fiorese Marsaro
7-Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas:
R-João sem-terra, Ricardo coração de leão, Henrique terceiro, Joana Darc, a guerra do Cem anos, Nicolau Maquiavel, Thomas Hebber, Jacques Bossuet, Luiz XVII, mercantilismo, estes temas forma solicitados pelo professor.
 8-Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
O professor procura apresentar o tema e o introduz de forma simples e de maneira que os alunos compreendam e participem da aula.
9-Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
Sim. O professor relaciona a aula atividade com o cotidiano dos alunos.
10-Como se dá a participação dos alunos em sala ( exe: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
Tratara-los com respeito e clareza, estimulando a evolução em relação ao assunto exposto. Assim os alunos se sentem a vontade para expressar seus pensamentos duvidas e ideias favorecendo seu desenvolvimento, em seu plano escolar e cotidiano.
 
11-Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interage espontaneamente, respeitosamente, atentamente Quão próximo/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem-sucedida?
A turma é bem dividida, uns se expressão mais enquanto os outros reprimem e não participam, fica vidente que a medida de integração precisa ser retomada.
12-Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)?
 São feitos trabalhos em grupo e individual, provas sobre o conteúdo estudado e pergunta e resposta aleatoriamente.
13-Qual o papel do livro didático na aula? Comente.
Principal, pois a aula é baseada nele e em seus recursos visuais, mapas e tirinhas ilustrativas.
14-Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
 São utilizados mapas, livros, filmes e matérias com data show e TV.
15-Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim. Eles conseguem visualizar o território estudo tanto no passado como agora, nos filmes e recursos visuais.
3-Série/ano: 6° ano do Ensino Fundamental
3-Datas das 6aulas observadas:
	29/03/2017
	1hora
	Observação 6°ano
	03/042017
	2hora
	Observação 6°ano
	05/04/2017
	2hora
	Observação 6° ano
	10/04/2017
	1hora
	Observação 6°ano
4-Turno das aulas observadas: () MAT (x) VESP () NOT
5-Aulas geminadas: (x) SIM () NÃO
6-Nome do professor regente:
Rosimar Fiorese Marsaro
7-Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas:
Neolítico e Paleolítico
 8-Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
O professor procura apresentar o tema e o introduz de forma simples e de maneira que os alunos compreendam e participem da aula.
9-Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
Sim. O professor relaciona a aula atividade com o cotidiano dos alunos, e com os dos familiares.
10-Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
Tratara-los com respeito e clareza, estimulando a evolução em relação ao assunto exposto. Assim os alunos se sentem as vontades para expressar seus pensamentos duvidam e ideias favorecendo seu desenvolvimento, em seu plano escolar e cotidiano.
 
11-Comente as maneiras pelas quais os alunos e os professores interagem espontaneamente, respeitosamente, atentamente Quão próximo/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem-sucedida?
A turma é bem dividida, uns se expressão mais enquanto os outros reprimem e não participam, fica vidente que a medida de integração precisa ser retomada.
12-Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)?
 São feitos trabalhos em grupo e individual, provas sobre o conteúdo estudado e pergunta e resposta aleatoriamente.
13-Qual o papel do livro didático na aula? Comente.
Principal, pois a aula é baseada nele e em seus recursos visuais, mapas e tirinhas ilustrativas.
14-Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
 São utilizados mapas, livros, filmes e matérias com data show e TV.
15-Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim. Eles conseguem visualizaro território estudo tanto no passado como agora, nos filmes e recursos visuais.
6- PLANO DE UNIDADE
1) TEMA: MESOPOTÂMIA:A formação De cidades na mesopotâmia , Desenvolvendo uma civilização. As sociedades mesopotâmicas, o estandarte de UR, as crenças e religião escrita cuneiforme o código de Hammurabi
2)OBJETIVO ESPECÍFICO
Propiciar uma aproximação com o conhecimento histórico através da formulação de perguntas/hipóteses.
Demonstrar a potência das imagens como geradoras de conhecimento e memória
Reconhecer relações sociais, econômicas, políticas e culturais que estabeleceu/estabelecem no presente e no passado; Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais; Identificar as relações de poder políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos; Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas; Valorizar as ações coletivas que repercutem as condições de vida. Entender as relações entre os homens ao longo dos tempos.
3)OBJETIVOS: Reconhecer as razões e o contexto da formação das primeiras cidades.
Identificar e analisar as características das primeiras cidades e das cidades contemporâneas, enfocando a cidade local.
 Estabelecer um paralelo entre a estrutura e o funcionamento das primeiras cidades e da cidade onde mora. A importância do rei na sociedades, o comercio com outras cidades, o estandarte de UR como era o lada da paz e guerra, como era a religião dos povos e como era praticada, explicação do diluvio e como aconteceu, escrita cuneiforme como surgiu, e o código de Hammurabi como foram feitas as leis.Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, os conflitos, as mudanças, as permanências, as diferenças e as semelhanças existentes no interior das coletividades e entre elas, considerando que estão organizadas a partir de uma multiplicidade de sujeitos, grupos e classes (com alguns interesses comuns e outros diferentes). Conceituar e orientar atividades que possibilitem aos alunos a realização de leituras críticas dos espaços, das culturas e das histórias do contexto inserido.
4) METOLOGIA: Um dos aspectos fundamentais para a produção de um conhecimento histórico escolar é a participação dos educandos. Dessa forma, utilizarei metodologias que privilegiem o diálogo em sala de aula e o compartilhamento de informações como o livro de didática e a lousa, data show para exibição dos videos aos alunos.
5)RECURSOS:
Os recursos seriam o livro de didático, data show, lousa, e imagens.
6) Avalição:
Perguntas aleatórias, e deixarem os alunos se expressarem, e no fim do estagio uma prova com 10 questões valendo nota no fim do bimestres.
7- RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE PARA O PROFESSOR REGENTE.
Ao término da elaboração do plano de unidade, foi apresentada a professor Rosimar, onde a mesma analisou e avaliou positivamente, haja vista que o plano de unidade foi elaborado de acordo com o planejamento anual do professor seguindo o mesmo sistema. A professora relatou que é de suma importância o planejamento anual de um educador, para sua própria organização, para um bom desempenho em sala de aula, dessa forma obtêm -se um melhor rendimento do aluno. Com esse sincronismo a s aulas se tornam bem dinâmicas e todos envolvidos com a educação só tem a ganhar. A realização do estágio é o momento do futuro professor ter contato direto com sua profissão e vivenciar a rotina de uma sala de aula e de todo ambiente escolar é nesse momento que se percebe que a prática da docência não é coisa simples, exige bastante dedicação e principalmente em um país que não valoriza os professores.
Serve também para vivenciar situações n o processo de ensino aprendizagem , no
acompanhamento, nas dificuldades enfrentadas pelo professor diariamente, no
método utilizado pelo professor regente, se o s discentes se interessam pelos
conteúdos abordados.
O estágio é de extrema importância para sistematizaram os conhecimentos
acadêmicos, compreendermos a realidade da escolar, é um universo de pessoas,
muitas escola sem estrutura física adequada, turmas super. Lotadas, são alguns dos
desafios que todo professor irá encontrar por essa longa caminhada que é a prática
da docência.
Sabendo que, o futuro professor espera amplo domínio dos conteúdos a ser em
trabalhados, familiaridade com a produção do conhecimento histórico, há ainda uma
questão importante que se levanta para o professor de História , que a maneira para
se entender o passado, deverá buscar e interpretá-lo da forma mais adequada
possível, ao analisar o passado deve -se evitar o a anacronismo, que ocorre quando
buscamos entende -ló a partir dos mesmos valores, com os quais interpretamos o
presente
8- REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA)
1)Série/ano em que realizou a regência(intervenção pratica)
6°ano do ensino fundamental, do ano de 2017
2) Datas das aulas ministradas (de acordo com o registro na ficha de acompanhamento: regência)
 Nos dias:17/04/17,19/04/17,24/04/17e 26/04/017
3) Tema desenvolvido no decorrer das aulas:
Mesopotâmia: A formação De cidades na mesopotâmia , Desenvolvendo uma civilização, as sociedades mesopotâmicas, o estandarte de UR, as crenças e religião escrita cuneiforme, O código de Hammurabi.
4) Os alunos possuíam conhecimento prévios sobre o tema?
Muito pouco.
5) Os alunos demostraram interesse pelo tema? como ocorreu a participação dos alunos nas aulas?
Sim, demostraram interesse, eles fizeram bastantes perguntas relacionadas ao assunto, a classe toda participou, os alunos realizaram discursões dentro da sala sobre o assunto, objetivo alcançado.
6)A metodologia prevista no plano de unidade permitiu o desenvolvimento do tema de forma satisfatória? por quê?
Sim, Usa o método construtivista, o professor é dinâmico nas suas aulas, trabalha o
cotidiano do aluno dando exemplos com o assunto estudado.
7) Para desenvolver esse tema em um outro momento, você utilizaria uma metodologia diferente? Explique.
Sim. Pois o assunto é rico em conteúdos e facilita em criar outras metodologias.
8) Como os recursos previstos no plano de unidade e utilizados no decorrer das aulas contribuíram para ensino e a aprendizagem do tema proposta?
De forma positiva, foi usado nas pesquisas vídeos, livros que ajudaram no desenvolvimento do trabalho.
9)As atividades (avalições ) realizadas pelos alunos permitiram verificar se os mesmos apreenderam o tema trabalhado? Os alunos compreenderam o tema? Quais as principais dificuldades. Apresentadas pelos alunos?
Sim. Eles assimilaram bem o assunto proposto. Mais devido ao pouco conhecimento foi explicado e retardo em vídeos.
10)Teve casos de indisciplina durante as aulas? Como você agiu? O professor regente (supervisor de campo) interviu com objetivo de auxiliar o estagiário?
Sim. agi com cautela e chamando atenção do aluno, sim o professor regente pediu mais respeito em sala de aula.
11)Os objetivos previstos no plano de unidade foram alcançados? Explique.
Sim. pois trabalhar o conteúdo da mesopotâmia com eles foi gratificante explicar como os sistemas mais antigos funcionam e como as religião mais antiga ainda persiste em nossas vidas, a escrita como que começou ate hoje nos dias atuais.
9- ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
O livro didático, principal objeto de estudo nas escolas a cada ano, passa por diversas mudanças e aprimoramento, no que desrespeito a melhoria dos conceitos, das fontes, da historiografia e da organização da história.
Através do livro didático podemos ter a concepção de História e seus conhecimentos históricos. Ao analisar a coleção dos livros de história utilizado nas séries do Ensino Fundamental, podemos fazer um breve estudo na escolha dos mesmos.
O livro saber e fazer História vem dividindo os fatos históricos a serem estudados que os conteúdos sigam a linha do que foiplanejado e elaborado dentro do parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Essa Coleção, tem como autores Marcos Pellegrini, Adriana Dias, Keila Grinberg. Apresenta aspectos relevantes do processo histórico, enfatizando a história Ocidental, inclusive a história do Brasil, História no geral.
Apresente edição foi reformulada com o objetivo de reformular a participação dos alunos nos estudos de história.
Toda a coleção ganhou mais vida e dinamismo. Os capítulos foram escritos em linguagem cativante. O visual foi enriquecido com novas soluções gráficas. Novos temas históricos foram abordados. Novas atividades foram desenvolvidas.
Acreditamos que a reflexão histórica seja instrumento dos mais valiosos para a construção da cidadania. O texto básico utiliza linguagem clara, com títulos e subtítulos que ajudam a organizar os assuntos nas páginas.
Os boxes, para entender tem a função de esclarecer o significado de alguns termos essenciais que aparecem no texto básico. Eles contribuem para a compreensão do texto e para a ampliação do vocabulário. As imagens – fotográficas , pinturas esculturas, construções, objetos ou mapas ligam-se ao texto como complemento a ele. Fazendo uso de diferentes linguagens (escritas ou não) e correntes de pensamento, os boxes: Outra palavras, outras histórias e documentos históricos, completam, aprofundam e ampliam o conhecimento histórico desenvolvido no texto básico. Esses boxes são seguidos de atividades que estimulam a reflexão sobre o processo histórico em estudo.
A seção Monitorando e Conferindo traz questões de verificação e aprofundamento dos conteúdos tratados ao longo do capítulo. Ao final de cada capítulo, três seções consolidam o aprendizado do que foi estudado. Voltando àquele assunto retoma o texto de abertura do capítulo ou os temas nele discutidos. Oficina de História, por meio de atividades variadas, permite o debate de ideias, estimula a pesquisa e integra os conteúdos tratados. Por fim, a seção Para saber mais apresenta sugestão de filmes, livros e sites úteis na ampliação da aprendizagem.
10- PROJETO PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL
Tema: Nosso Município : Contando o Passado
Turma – Alunos do Ensino Fundamental– 6ª série
Duração:1 Bimestre
Justificativa: com base nos PCNs da disciplina de História para o Ensino Fundamental , que tem como eixo temático a “História local ", através desse projeto os alunos iniciarão seus estudos históricos no passado para o presente, através da identificação das diferenças e das semelhanças existentes entre eles, suas famílias e a comunidade do entorno escolar. Com os dados do passado e presente , a proposta é que desenvolvam estudos do passado, identificando mudanças e permanências nas organizações familiares, grupos comerciais, bem como a organização urbana ou rural do município e sua diversidade, possibilitando novas possibilidades de seu uso, com o objetivo de socializar a todos os professores as vantagens e benefícios desses equipamentos como estratégia de enriquecimento curricular , na gestão de pesquisa.
 Objetivos:
-Pesquisar a história do Município por meio da memória oral dos moradores mais antigos.
-Integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento.
-Desenvolver a atitude de colaboração.
-Desenvolver estudos sobre o passado e o agora da localidade, identificando as mudanças e as permanências nos hábitos, nas relações de trabalho, na organização urbana ou rural do Município no qual está inserida a escola.
- Esclarecer os alunos sobre a importância da integração das fotos e relatos contados pelas pessoas do município.
- Desenvolver o domínio de ferramentas (utensílios antigos, manuseio de figuras, e relatos das primeiras pessoas).
- Utilizar a interação das pessoas mais antigas do município como fonte de pesquisa e enriquecimento curricular.
Atividades -
1. Dividir a turma em grupos com proposta de que façam a leitura das diversas fontes de informação serão os próprios moradores de Santiago do sul falem sobre o município.
2. Os alunos farão entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem, construindo dados sobre a história do município por meio das memórias dos moradores. Os alunos deverão durante as entrevistas conseguir emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes. No caso de utilizar fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar.
3. Cada grupo elaborará um texto coletivamente a partir das histórias dos depoentes citando as fontes de informação.
4.No laboratório de informática da escola, usando um scanner, digitalizarão as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto , fotografando os objetos. As imagens serão salvas.
5.Criação de um Blog para socializar as memórias dos moradores do municípios , a publicação de textos diversos dos alunos: expressão de opiniões, poesias, narrativas, relatórios sobre o projeto, além da publicação de fotos e vídeos.
Fontes: Serão os moradores do município e seus depoimentos por eles dados e assinados por eles, assim dando permissão de seus depoimentos.
 Avaliação:
- De o professor avaliar se, a partir dos estudos desenvolvidos, o aluno se situa no tempo presente, reconhece diversidades e aproximações de modo de vida, de culturas, de crenças e de relações sociais, econômicas e culturais, pertencentes às localidades de seu próprio tempo e localizadas no espaço mais próximo com que convive (na escola, na família, na coletividade e em uma comunidade de sua região); avaliar ainda as conquistas do aluno no reconhecimento de que sua realidade estabelece laços de identidade histórica com outros tempos, que envolvem outros modos de vida, outros sujeitos e outros contextos.
- Do aluno: deverá fazer uma avaliação individual quanto a sua participação no grupo, durante todo o projeto, emitindo uma nota/ conceito (auto avaliação) exposição dos grupos em sala de aula das pesquisas realizadas. Durante as reuniões semanais de professores, deverá haver o acompanhamento do professor coordenador do projeto, através do relato dos envolvidos socializando com toda a comunidade escolar.
Referencias Bibliográficas:
Serão as assinaturas dos entrevistados pelos alunos.
Obs: No município de Santiago Do Sul não há registros de livros ou quaisquer documentos registrados pelos moradores da cidades.
11- APRESENTAÇÃO DO PROJETO
A apresentação do trabalho ao professor regente foi muito significativo pois recebi as orientações do professor ele acolheu me explicando que e muito importante repassar aos alunos como começou nosso município, quem foi as primeiras pessoas a chegar aqui e do nada recomeçar muitos dos alunos não sabem nem quem foi os primeiros moradores da região, " através desse projeto os alunos iniciarão seus estudos históricos no passado para o presente, através da identificação das diferenças e das semelhanças existentes entre eles, suas famílias e a comunidade do entorno escolar. Com os dados do passado e presente , a proposta é que desenvolvam estudos do passado, identificando mudanças e permanências nas organizações familiares, grupos comerciais, bem como a organização urbana ou rural do município e sua diversidade, possibilitando novas possibilidades de seu uso, com o objetivo de socializar a todos os professores as vantagens e benefícios desses equipamentos como estratégia de enriquecimento assim com poucas palavras a professora falou da importância de nos como educando haver coisas novas pra o aprendizados dos alunos tanto fora como dentre de sala de aula.
12- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluindo, podemos dizer que perante o cotidiano das instituições de ensino, das dificuldades de estrutura das escolas, rotina, disponibilidade de ambiente, recursos materiais, afinidades pessoais, ausência de apoio familiar, indisciplina dos alunos, entre outros faz com que os estudantes em formação discutam a formação que tiveram não se sentido prontos para encarar os problemas existentesno exercício docente. Por isso, o estágio tem uma enorme importância na formação profissional, é a base para atuarem como professores, após esta prática os estagiários sentem-se mais preparados para atuar profissionalmente na sala de aula. Da mesma forma podemos acrescentar nessas considerações que há grande importância de uma reflexão sobre a prática na formação do professor, que durante seus estágios pensam e repensam sobre suas práticas, no que fazer com seus alunos, que conteúdos escolher, fazendo uma reflexão do que seria mais adequado para cada momento. Assim sendo, o estágio curricular supervisionado como já mencionado, deve ser visto como um importante meio na formação do professor, pois traz elementos importantes para o exercício diário do futuro profissional. É no período do estágio supervisionado que o acadêmico, futuro professor, percebe a possibilidade de utilizar os conhecimentos teóricos na prática, sempre procurando fazer uma reflexão depois de cada aula, em busca de melhorias e transformações ao longo deste período e com certeza as mudanças continuam no decorrer do seu cotidiano, pois cada turma possui uma realidade diferente, que exige posturas diferentes, a cada ano são situações diferentes e assim são exigidas do professor constantes atualizações e desta forma, flexibilidade nas mudanças na maneira de conduzir e de orientar o seu trabalho diante dos seus alunos.
13)Anexos 
Questões 
1) o que ocasionou grandes modificações no modo de vida dos sumérios?
2) o que os mesopotâmicos cultivava na beira do rio tigre e Eufrates?
3)quem foi os primeiros grupos a utilizar as técnicas de irrigação?
4) cite 6 povos mesopotâmicos?
5)para o desenvolvimento de uma civilização era preciso o que?
6) explique como as terras da mesopotâmia ficavam mais férteis ?
Atividade Avaliativa: Mesopotâmia
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA SÃO TIAGO
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
Aluno: ___________________________ Turma: _______   Data: _________________ 
Marque  com um (X) a resposta correta:
1)      A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização porque:
a)      Foi a primeira civilização que descobriu instrumentos importantes para o advento da medicina.
b)      Foi a primeira civilização a praticar a agricultura, o principal produto era a cana de açúcar.
c)       Foi  a primeira civilização a utilizar o sistema de escrita, matemática  e astronomia.
2)      Os principais rios da Mesopotâmia são:
a)      Nilo e Jaguari                    b) Tigre e Eufrates                          c) Jacuí e Jaboti
3)      Mesopotâmia em grego significa “entre rios” justamente por se localizar próximo a :
a)      Duas montanhas “Silvestre e Itaberi”.
b)      Dois campos “campos cerrados” e “savanas rupestres”.
c)       Dois rios “ Tigre e Eufrates”.
4)      A religião dos mesopotâmicos é:
a)      Politeístas – acreditavam em vários deuses.
b)      Monoteístas – acreditavam em um único deus.
c)       Deístas – acreditavam em deuses humanos e divindades da natureza, como o Sol.
5)      Os países atuais que se localizam na região da Antiga Mesopotâmia são:
a)      Índia e Paquistão                            b) Iraque e Kuwait                         c) China e Japão
6)   Hamurabi fez duas grandes realizações
a)      Criou o sistema de irrigação eficiente e o código leis chamado Código de Hamurabi
b)      Criou o sistema de escrita e código de preservação ambiental
c)       Criou o sistema matemático e o código de consumidor
7)      A Mesopotâmia foi a primeira a descobrir o sistema de:
 a)      Escrita                  b) eletricidade                  c) transportes.
8)   Os  Sumérios habitavam o sul da Mesopotâmia, uma região favorecida pelas:
a)      Secas constantes na região b)  Enchentes periódicas dos rios Tigre e Eufratec) 
Chuvas bem distribuídas na região.
9)      O nome da escrita Mesopotâmica é:
a)      Cuneiforme                      b) uniforme                       c) tranforme
10)   Os povos que formaram a Mesopotâmia são:
A - Egípcios, gregos, romanos e hunos.
B - Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
C - Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
D - Hebreus, hititas e egípcios.
 
12)   Os  Sumérios habitavam o sul da Mesopotâmia, uma região favorecida pelas:
a)      Secas constantes na região.
b)      Enchentes periódicas dos rios Tigre e Eufrates
c)       Chuvas bem distribuídas na região.
13- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 Arte Mesopotâmica
https://www.youtube.com/watch?v=j6wTw2txWUo
Grandes Civilizações Mesopotâmia Completo Idade Antiga História
https://www.youtube.com/watch?v=39ulvgmuVnI

Outros materiais