Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 01 CINESIOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO 01 CINESIOTERAPIA
	1-Um teste para indicar encurtamento dos flexores de quadril é avaliá-lo em pé e analisar a curvatura da lombar, após pede-se que o paciente fique ajoelhado e verifica-se se a curvatura se mantém, caso ela aumente, significa um encurtamento dos flexores de quadril. Em relação ao encurtamento muscular e exercícios de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta:
O alongamento estático não ocasiona alterações na performance muscular e, realizado antes do exercício, pode prevenir lesões e a dor muscular tardia.
	2-A cinesioterapia utiliza exercícios, com caráter terapêutico, classificados de acordo com a forma pela qual cada exercício é proposto. Para tanto, distinguem-se dois grupos elementares de exercícios, os exercícios passivos e os exercícios ativos, assim descritos: I - Os exercícios passivos são executados por uma força externa e exigem prévio relaxamento do paciente. II - Nos exercícios passivos, preferencialmente, não deve haver contração muscular voluntária. III - Os exercícios ativos não exigem contração muscular voluntária para serem executados. IV - Nos exercícios ativos-livres, o movimento deve ocorrer eliminando-se a ação da gravidade. V - Nos exercícios ativos-resistidos, o movimento deve vencer, essencialmente, a resistência externa oferecida. É correto apenas o que se afirmar em:
Resposta: I, II, V
3-Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
Resposta: osteocinemática
4-O esqueleto é tanto mais maleável quanto menos ossificado está, ou quanto mais jovem seja o indivíduo. Eliminando as deformidades de origem traumática, senil ou infecciosa, podemos dizer que toda deformidade óssea tem origem entre o nascimento e os 20 anos de idade, e com frequência entre os 7 e 14 anos, sendo este período de idade aquele em que a morfologia e a postura definem-se para o futuro. Assinale a alternativa FALSA.
Resposta: No adulto, quando tratarmos de uma deformidade, vamos visar um tratamento somente postural; o objetivo será sempre o de reduzir totalmente as deformidades.
5-A lesão no joelho, ocorre com elevada frequência durante a prática de esportes que exigem mudanças bruscas de velocidade, direção e impacto, diversas forças podem ocorrer na articulação durante gestuais como correr, saltar e chutar. A contração muscular do quadríceps promove:
Resposta: Forças de compressão e cisalhamento patelo femural
AVALIANDO O APRENDIZADO 02 CINESIOTERAPIA
1-Para pessoas que apresentam como alteração postural os Ombros Deprimidos, qual das alternativas abaixo é eficiente para corrigir, melhorar ou até mesmo evitar que o mesmo desvio postural continue a se perpetuar?
Resposta: Reforço Muscular em posição de Encurtamento Muscular dos seguintes músculos: Trapézio Superior e Elevador da Escápula, associado com alongamento muscular passivo de Peitoral Menor e Grande Dorsal.
2-A biomecânica normal da respiração é resultado da associação das atividades osteomioarticulares (diafragma e músculos acessórios, mobilidade do tronco, costelas e esterno). A mobilidade fisiológica da caixa torácica (movimentos das costelas e do esterno em forma de alça de balde e braço de bomba) pode ser restabelecida através de manobras manuais que possuem o objetivo de recuperar a fluidez dos movimentos de alça de balde e braço de bomba e assim auxiliar na dinâmica dos líquidos corporais. Neste contexto, assinale a alternativa que não indica um efeito das manobras citadas:
Resposta: Facilitar o fluxo axoplasmático
3-Em uma recuperação funcional de joelho o paciente é submetido a protocolos de tratamento. A ativação da contração muscular é prioridade na recuperação, com isso quando realizamos um exercício no qual uma força externa é aplicada às alavancas do corpo, opondo-se à força de contração muscular. Podemos afirmar que:
Resposta: O exercício é resistido
4-A mobilização vertebral instituída por Maitland possui 4 graus de movimentos que são utilizados em diferentes situações. Abaixo estão os graus e a respectiva utilização. Correlacione-os e assinale a alternativa que contem a sequência correta. Graus: (1) - (2) - (3) - (4) Descrição: ( ) Grande amplitude de movimento desde que livre de tensões ou espasmos musculares; ( ) Grande amplitude de movimento mesmo com tensões ou espasmos musculares; ( ) Movimento de pequena amplitude realizada de forma forçada; ( ) Pequena amplitude de movimento próxima à posição inicial do arco A sequência correta da segunda coluna, de cima para baixo, é:
Resposta: 2,3,4,1
5-Todos os itens abaixo são benefícios potenciais do exercício resistido, exceto:
Resposta: Mudanças positivas na composição corporal: diminuição da massa muscular magra e aumento da gordura corporal
AVALIANDO 03 CINESIOTERAPIA
1-Sobre a cadeia muscular posterior é correto afirmar:
RESPOSTA: É considerada a cadeia responsável pelo ortostatismo do ser humano e para manter a extensão da coluna vertebral como um todo, extensão do quadril com o joelho estendido, extensão dos dedos com flexão plantar
2-Uma restrição na Amplitude de Movimento Articular de Dorsiflexão da Articulação Sub Talar pode ser corrigida através de uma série de Condutas Cinesioterapeuticos. Marque a alternativa que condiz com a melhor Conduta Fisioterapêutica.
RESPOSTA: Mobilização do Talus no sentido posterior e Alongamento do Músculo Gastrocnêmio.
3-EXERCÍCIO ATIVO-ASSISTIDO é o exercício no qual o paciente realiza o movimento com auxílio do terapeuta; este auxílio vai ser dado somente depois que o paciente realizar o que consegue, e de acordo com a capacidade do músculo solicitado. Assinale as indicações para seu uso.
RESPOSTA: obter relaxamento ou estimulação muscular, ou alongamento; com músculos com grau de força 0 e 1; para manter a mobilidade articular já existente, como em pacientes de UTI, comatosos, hemiplégicos ou em articulações dolorosas;
4-Os exercícios de Rockwood foram desenvolvidos para trabalhar exercícios contra resistidos na articulação do ombro, principalmente em condições de síndrome do impacto. Com base em seus conceitos, analise as questões e, a seguir, marque a alternativa correta. I- Os exercícios devem ser realizados com flexão do cúbito em 90°, mas com enfoque na articulação do ombro. II - Sua realização deve ser exclusivamente com braços de alavanca menores, com apoio de pesos nos cúbitos, favorecendo a aplicação precoce. III - Nenhum dos exercícios deve ser estimulado acima de 90°, entendendo que é esse o ponto de maior atrito articular.
RESPOSTA: Duas alternativas estão corretas.
 5-Analise as assertivas abaixo: I - Redução das complicações da imobilização; II - Manter a mobilidade de articulação e do tecido conjuntivo; III - Minimizar os efeitos da formação de contratura; IV - Manter a elasticidade mecânica do músculo; V - Auxiliar a circulação e dinâmica vascular; VI - Favorecer o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de materiais dentro da articulação; VII - Diminuir ou inibir a dor; VIII - Auxiliar o processo de cicatrização após lesão ou cirurgia; IX - Ajudar a manter no paciente a percepção de movimento. Essas metas pertencem a qual técnica? Podem ser usadas em qual caso? Assinale a alternativa que contenha as duas resoluções corretas.
RESPOSTA: Exercícios de ADM (amplitude de movimento) passiva Pacientes que não apresentam movimentação ativa do membro
AVALIANDO O APRENDIZADO 04
1-O exercício da Série de Mckenzie que serve para tratar lesões posteriores que comprimem o ligamento longitudinal posterior, levando a uma dor lombar, onde ocorre um reposicionamento articular do disco intervertebral com a dor retornando da periferia para o centro, é o exercício de:
RESPOSTA: Hiperextensão Lombar
2-Com relação as articulações da região do tornozelo e pé, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: Os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar ocorremna articulação talocrural e os movimentos de inversão e eversão ocorrem na articulação subtalar.
3-A Reeducação Postural Global é um método que se baseia nas cadeias musculares. Podemos afirmar que os grupos musculares estão dispostos em sua divisão em cadeias estáticas e dinâmicas. Diante desta informação, quais as estruturas consideradas cadeias musculares estáticas?
RESPOSTA: inspiratória, posterior e ântero-interna do quadril.
4-A evolução filogênica do homem que mudou ao longo do tempo da marcha quadrúpede para bípede acarretou em alterações anatômicas que podem levar a lesões como:
RESPOSTA: Defeito no ligamento longitudinal posterior, ficando na região de L4-L5 e L5-S1 mais afinalado. Sendo assim essa região da coluna vertebral ficou mais vulnerável a lesões dos anéis fibrosos posteriores do disco vertebral
5-O conceito de Mulligan é utilizado com o objetivo de:
RESPOSTA: Eliminar a falha posicional articular através do ajuste manual realizado pelo fisioterapeuta eliminando assim a sintomatologia dolorosa do paciente

Outros materiais