Buscar

trabalho unopar pronto

Prévia do material em texto

�PAGE �8�
SUMÁRIO
3RESUMO	�
41. INTRODUÇÃO	�
42. DESENVOLVIMENTO	�
42.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ÉTICA	�
62.2 O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL	�
72.3 O ESTUDO DA TEORIA DA CONTABILIDADE	�
102.4 A APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE COMERCIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM TEMPOS DE CRISE	�
112.5 METODOLOGIA	�
123. CONCLUSÃO	�
13REFERÊNCIAS	�
�
A Importância do estudo da ética, do comportamento organizacional, da teoria da contabilidade e da aplicação da contabilidade comercial na sociedade brasileira em tempos de crise
Ana Claudia Haas Padilha, Carin Rosana Nass Scherner
	
RESUMO
A importância do estudo da ética, do comportamento organizacional, da teoria da contabilidade e da aplicação da contabilidade comercial na sociedade brasileira em tempos de crise, nos leva há um estudo aprofundado que teve iniciou há muitos anos atrás quando o homem começava a perceber a necessidade de meios aos quais pudessem controlar seus bens, suas ferramentas, seus rebanhos, e a partir do momento que iniciaram as primeiras atividades comerciais já impulsionaram a contabilidade a buscar sempre evoluir-se assim como também a humanidade buscou. As pessoas são complexas, assim como também o seu comportamento, tanto na sociedade quanto nas empresas e isso já vem dos tempos antigos cada um tem um pensamento. A necessidade desse estudo fez com que surgisse o estudo do comportamento organizacional, visando encontrar a solução ou amenizar os problemas dentro das organizações, pois encontrar as características, as qualificações e entender o que impulsiona o empregado e em qual grupo ele melhor se adapta vai amenizar o impacto da contratação e adaptação dele na empresa. A ética é outro assunto muito estudado, pois o que parece ético para um não é para o outro e o que um dia era considerado antiético hoje em dia com a evolução do ser humano, suas necessidades e também a forma de viver já não é mais, e apesar de existir um código uma lei para seguir que fale sobre a ética, ainda para algumas pessoas não é suficiente. É interessante ao final do caminho perceber que não só a crise vem para acabar com aqueles que não estão preparados, como também, impulsionar os que possuem uma visão ampla e consciente e enxergam na crise uma oportunidade, ou que ao longo do tempo já se preparam para essas situações. As empresas devem buscar se estruturar com os melhores profissionais, formar um grupo unido que visa um lugar de trabalho saudável, com profissionais satisfeitos e isso irá refletir nos resultados finais. Assim passam as estar bem estruturados, com um grupo satisfeito os lucros vão crescer e também terrão tempo de analisar novas alternativas para o mercado, e estarão bem preparados para uma possível crise. Para encerrar-se o estudo a teoria da contabilidade completa-se com a aplicação da prática demonstrando a maneira eficaz de realizar lançamentos e os principais métodos de controle e avaliação de estoque. 
Palavras-Chave: Ética. Teoria da contabilidade. Comportamento organizacional. Crise. Contabilidade comercial.
1. INTRODUÇÃO
 
O Brasil está enfrentando uma grave crise econômica. 2016 já é um ano para ser lembrado por muitos. É o ano em que o governo perdeu a credibilidade para com seus eleitores, para com o seu país. Como estão os empresários? As empresas estão buscando auxilio, informação para com seus contadores, para superarem esse momento difícil? Os contadores estão preparados para fornecer as informações necessárias aos seus clientes?
Através desses questionamentos que nos damos conta da importância do estudo de algumas disciplinas, como o estudo da ética, do comportamento organizacional, da teoria da contabilidade, e da aplicação da contabilidade comercial. Pois através destes conhecimentos aprenderemos a enfrentar as situações difíceis, ser ético, saber das necessidades da empresa, encontrar, descobrir peças chaves, pessoas qualificadas, ter um grupo que na dificuldade encontre alternativas, entender dos resultados da empresa ter um profissional para recorrer a fim de ter a informação correta, ter coragem para seguir em frente e buscar fortalecer a estrutura da empresa com auxílio de seu contador e sabedoria para ver novas alternativas nesses momentos de crise.
Os principais objetivos deste artigo é demonstrar a importância de todas as matérias estudadas no semestre, e orientar a melhor maneira de encarrar esta situação tão complexa de maneira eficaz;
Despertar o interesse em solucionar grandes problemas que levam a crise econômica e social, através destas orientações é o objetivo proposto.
A metodologia utilizada para elaboração do mesmo foi a pesquisa bibliográfica. Através de leitura, interpretação de textos, livros, e internet.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ÉTICA
A ética é uma característica humana. Envolve a carga moral. Ideias sobre bem e mal, o que se considera certo e errado, permissões e proibições.
O estudo da ética, atualmente é tão importante quanto qualquer outra disciplina, pois ele conduz a pensamentos corretos, a questionamentos sobre a realidade das coisas, sobre a importância de resgatar os valores, que a sociedade necessita tanto.
Nas relações profissionais, a ética deve ser considerada em todas as situações. Pois ao efetuar comportamentos corretos, exemplares, responsáveis à organização transmite seriedade comprometimento. Ética profissional é um conjunto de normas a serem seguidas por uma categoria de profissionais.
Conforme o Código de Ética Contábil aprovado em 1970, tem por objetivo fixar a forma que a classe deve conduzir os profissionais da área, quanto ao exercício da profissão e assuntos relacionados a ele. O contador tem vários deveres a cumprir, que estão relacionados no código de ética profissional do contador segue alguns deles:
Seguir os Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, exercer a profissão com zelo, honestidade, estar atualizado com as leis e normas vigentes, ter capacidade técnica, manter em sigilo os interesses de seus clientes ou empregadores.
Ser competente para poder orientar e prestar serviços com zelo.
Estar a par de todos os assuntos da empresa antes de manifestar sua opinião sobre eventuais assuntos aonde foi solicitado seu parecer.
Renunciar seus trabalhos logo que perceber falta de confiança de seus clientes ou empregador, dando 30 dias de prazo, e evitar declarações publicas sobre o assunto.
Quando substituído informar ao seu substituto todas as informações que serão necessárias para o substituto poder dar continuidade do trabalho, não prejudicando a empresa ou empregador.
Auxiliar a fiscalização do exercício profissional.
Além de vários deveres o profissional da contabilidade no exercício de sua função possui também algumas vedações, a seguir algumas delas:
É vedado anunciar serviços ou qualificações se comparando a outro contador ou escritório de contabilidade por qualquer meio de comunicação, expondo outro contador ou escritório.
Pegar serviços que possam denigrir a classe ou trazer qualquer prejuízo moral.
Assumir e assinar serviços que não foram inspecionados ou fiscalizados por você.
Exercer a profissão quando estiver impedido da mesma, ou facilitar por qualquer meio o exercício aos não habilitados.
Trabalhar irregularmente, não estando regularizado pela legislação pertinente.
Mudar dados de documentos fornecidos, iludir e enganar clientes ou empregadores fornecendo informações falsas.
O profissional da contabilidade deve ter ética para cumprir com seus deveres e obrigações, deve seguir as normas do Código de ética do Contador assim também estando amparado para qualquer problema que posso ter com profissionais da área e até para poder explicar para clientes e empregadores a sua forma de trabalhar e exercer a profissão.A ética deve ser à base da construção profissional, pois tendo ética em qualquer profissão evitaria muitos problemas, e se todos os seres humanos agissem com ética, não haveria tantas injustiças, roubos, mortes, problemas na sociedade e no país, mas muitas vezes nem nas profissões aonde existe um código de ética para seguir isso acontece. Várias profissões possuem um código de ética a seguir, mas a ética esta relacionado ao caráter das pessoas e seg
uir ou não esse códigos cabe a cada pessoa.
Sá, em seu livro traz pesquisas que fez sobre a palavra profissão de onde se origina e o quanto a profissão é importante para o ser humano, pois pela profissão que o ser humano mostra suas habilidades e quanto ele pode fazer a diferença em uma sociedade. E que pela profissão exercida o ser humano pode elevar sua moral. Usou como exemplo a profissão Contábil, pois ela sendo umas das profissões mais antigas, ainda hoje é uma das mais requeridas. 
O Contador por cuidar do Patrimônio de uma organização e também dos deveres e obrigações da mesma, seguindo as normas e leis, faz um papel muito importante não só para organização, mas também eleva sua profissão e profissionais dessa área. Coloca ainda assim como uma empresa precisa um contador, o contador também precisa da empresa para pode mostrar seu trabalho e através dessa oportunidade vai poder mostrar sua capacidade e sua ética profissional.
Álvaro L. M. Valls entende que a ética muitos sabem o que é, mas que é muito difícil de explicar. Em seu livro diz que a ética tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica. Que pode ser o estudo de ações e costume. Existem vários tipos de éticas, ética profissional, ética política, ética sexual, ética matrimonial, bioética, etc. 
Mas para o ser humano no dia a dia, a ética não é separada dessa maneira, o ser humano entende como ética os costumes do lugar aonde vive, com quem convive e também pela época, pois tem algumas situações que no passado eram antiéticos e na atualidade não é visto dessa maneira. 
Usou um exemplo ilustrativo de um baile, aonde numa certa época deveria se ir de ternos e gravata e vestidos logos e hoje em dia as pessoas vão de bermuda e chinelo. Então conforme o tempo passa o conceito sobre ética, sobre determinada situação vai mudar. E determinadas situações antiéticas podem vir a ser um problema social, econômico, podem atingir várias pessoas, órgãos, empresas etc. 
E levando em conta que a ética pode mudar conforme o costume de um lugar onde uma época, que tudo pode mudar e que o que é admitido por uma cultura por outra vai ser condenada. Então, o que seria um comportamento correto, em ética? Valss, acredita que seria nada mais do que um comportamento adequado aos costumes vigentes, e enquanto vigentes, isto é, enquanto estes costumes tivessem força para coagir moralmente, o que aqui quer dizer, socialmente. Quem se comportasse de maneira discrepante, divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento ou o costume diferente. Quer dizer: esta ação seria errada apenas enquanto ela não fosse o tipo de um novo comportamento vigente.
2.2 O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
É muito importante dentro de uma empresa estudar o comportamento organizacional, uma vez que uma empresa já possui uma estrutura comportamental e uma cultura a seguir, baseada em sua crença e valores. Muitas empresas se tornam referência pela sua estrutura, pelo seu crescimento, pela forma que trata os funcionários, pelo crescimento de seu capital e da forma que isso aconteceu, sendo assim o estudo comportamental das empresas é fundamental, pois assim podemos entender melhor ou até buscar referências para o sucesso.
Estudar o comportamento de sócios, diretores, gerentes e colaboradores em geral faz com que, consigamos ter uma visão de suas características e comportamentos perante as regras e normas da empresa, de como desempenham seu trabalho, aonde cada um tem mais facilidade e aonde tem mais dificuldade e aonde podemos colocar os colaboradores para ter o melhor resultado, pois cada um tem características e qualificações diferentes. 
Estudando o comportamento e analisando cada colaborador os líderes podem evitar problemas individuais ou até em grupo. Conseguem identificar talentos e evitar perdas, pois muitas vezes os colaboradores podem ser ótimos e colocados em um trabalho que não se encaixe em suas características pode vir a desanimar ele e ele bem colocado pode trazer ótimos resultados. Saber aonde colocar cada um e suas qualificações faz com que a empresa tenha um melhor desempenho e atinja suas metas e resultados. 
Para fazer uma avaliação do comportamento organizacional pode ser feita individual ou em grupo. A avaliação individual vai avaliar os objetivos do colaborador, os rendimentos a onde está colocado dentro da empresa e se ele se enquadra com os costumes da empresa o que pode estar impedindo seu crescimento ou seu descontentamento.
É estudado seu comportamento, as expectativas, o que o motiva, suas habilidades individuais no trabalho, a fim de colocar ele na atividade que mais se encaixe com suas características, assim trazendo melhor desempenho, satisfação e resultados. Na avaliação em grupo que é diferente da individual a empresa é estudada como um todo, como é comportamento dos colaboradores em grupo, podendo ser grupos divididos, como cada líder desempenha seu papel e de como o grupo desenvolve seu trabalho, como é o comportamento em equipe como se relacionam entre si, se for dois grupos podemos comparar as características assim vendo o que melhor funciona e em qual grupo os colaboradores melhor se encaixam conforme suas qualificações e personalidades. Pois um grupo unido e produtivo, gera motivação e felicidade e consequentemente gera bons resultados. 
São vários critérios que são utilizados para avaliação no comportamento de uma organização segue alguns deles sendo eles individuais ou em grupo:
A postura do colaborador e do grupo;
A pontualidade e a falta e o que isso impacta para a organização;
O desempenho individual e do grupo, compromisso, o desempenho, e o entrosamento.
Participação nos projetos da empresa, identificação de talentos, e se estão sendo aproveitadas as qualificações de cada colaborador, para beneficio da empresa.
Adaptação as mudanças tanto individual como também o grupo se adapta as mudanças, e quanto a resistência as mudanças afeta a organização.
Estar aberto a novidades a novos desafios, e o que impede os colaboradores estarem abertos a novas propostas dentro da organização.
Ter comprometimento com resultados e qual o impacto disso na organização.
Motivação e empenho, criatividade para propor novos métodos para desenvolver uma tarefa.
Ter visão e senso crítico para estabelecer novas estratégias.
Comunicação e profissionalismo.
Estar bem emocionalmente, saber lidar com as emoções, para poder aceitar mudanças, desafios e situações adversas.
Estar ciente com as metas e objetivos da empresa
O relacionamento interpessoal deve ser de qualidade.
A disciplina, o foco, produtividade, auto liderança.
Para uma organização ter uma boa equipe, colaboradores qualificados, e saber identificar os talentos e aonde cada colaborador pode desempenhar o melhor trabalho, e ainda estar satisfeito atendendo suas expectativas, faz com que o colaborador se sinta valorizado e em consequência estará motivado, assim fazendo com que a empresa tenha os melhores resultados, podendo se tornar exemplo pela satisfação e bom relacionamento de seus funcionários, também pela sua produtividade e seu crescimento econômico.
2.3 O ESTUDO DA TEORIA DA CONTABILIDADE
O estudo da teoria da contabilidade é de suma importância, pois é ele quem traz a evolução da história. Percebe-se que desde a existência do homem, ele já vem praticando atividades relacionadas à contabilidade, observa-se em registrosde pinturas em cavernas, a necessidade que já havia de proteção a posse, da organização da agricultura e pastoreio, das atividades comerciais que iniciaram-se, enfim inúmeras atividades relacionadas ao setor contábil.
Conforme Iudícibus (apud DIAS, 2010, p.24) “A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para o desenvolvimento da contabilidade”. Ao longo do tempo ela vêm se adaptando, e transformando-se, para atender a todas as exigências de controle de patrimônio e empresarial. 
A contabilidade é considerada uma ciência social, pois desenvolveu-se junto com a sociedade. Conforme Lima (2006) está dividida em quatro etapas de evolução:
QUADRO 1 EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE 
	PERÍODO
	CARACTERÍSTICAS
	Contabilidade do Mundo Antigo
	Período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando aparece o Líber Abaci, da auditoria de Leonardo Fibonaci, o Pisano.
	Contabilidade do Mundo Medieval
	Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando aparece o Tratactus de Computis et Scripturis ( Método das partidas dobradas) do Frei Luca Pacioli, publicado em 1494, enfatizando que a teoria contábil de débito e do crédito corresponde a teoria dos números positivos e negativos, obra que contribui para a inserção da contabilidade nos ramos do conhecimento humano.
	Contabilidade do Mundo Moderno
	Período que vai de 1494 até 1840 com o surgimento da obra “La Contabilita Applicatta Alle Amninistrazioni Private e Pubbliche” da autoria de Francesco Villa premiada pelo governo da Áustria,
	Contabilidade do Mundo Científico
	Período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
Fonte: LIMA, 2006, p 01 
O Frei Lucca Pacioli é considerado o pai da contabilidade, porém não foi ele quem criou o método das partidas dobradas, que já era utilizado na Toscana na Itália desde o século XIV. ele apenas publicou primeiro, por isso é lembrado e associado ao método das partidas dobradas.
A revolução industrial, também contribuiu para impulsionar a contabilidade, pois a produção que antes era artesanal, passou a ser fabril. A necessidade de controles e relatórios gerenciais foram sendo observadas, a partir de então nasceu a contabilidade de custos e a auditoria.
A influência da escola norte-americana em 1920, transcendeu a escola europeia que ficou marcada com muita teoria, sem demonstrações práticas, sem pesquisas, exagerando-se nos métodos de partidas dobradas inviabilizando a flexibilidade necessária na contabilidade gerencial, preocupa-se muito em demonstrar que a contabilidade era uma ciência, ao invés de preocupar-se com pesquisas de campo e de grupo.
A família Real Portuguesa trouxe a contabilidade para o Brasil, neste momento passou-se a ser obrigatória a escrituração contábil e a elaboração do balanço patrimonial. A partir desse momento a contabilidade no Brasil vêm sendo cada vez mais exigida, fiscalizada, informatizada e sendo uma das ferramentas mais indispensáveis ao bom funcionamento das organizações.
Todas as informações contábeis são destinadas principalmente aos seus usuários. Usuários nesse contexto podem ser considerados como qualquer pessoa interna ou externa à empresa, que possua o interesse de conhecer os dados da entidade.
Eles podem ser considerados de dois tipos: usuários internos e externos.
Usuários internos são aquelas pessoas ou grupos de pessoas relacionadas a empresa. E que possuem a facilidade de acesso as informações contábeis, como por exemplo os gerentes, os funcionários e a diretoria.
O principal usuário interno que utiliza-se das informações contábeis é a alta administração, que solicita os relatórios para auxiliá-los na gestão do negócio. Os relatórios abrangem diversas áreas de informação, como o fluxo financeiro, disponibilidades, contas a pagar, contas a receber, aplicações financeiras, compras e vendas no dia ou período, e os gastos gerias de funcionamento.
Os usuários externos são todas as pessoas ou grupos que não possuem facilidade de acesso direto as informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como: Bancos, concorrentes, governo, fornecedores e clientes.
Outro estudo importante é o dos cenários contábeis. Que são divididos em três cenários, o Primitivo, Modificado e Brasileiro.
O cenário contábil primitivo, surgiu num cenário social, cujas principais características eram: 
Entidades comerciais e industriais apresentavam-se com desenvolvimento embrionário.
Os empreendimentos tinham uma duração limitada.
A figura central da ação empresarial era o proprietário e não a entidade ou a gerência.
Os mercados eram delimitados e preços estáveis.
Avanços lentos na tecnologia, qualidade e características operacionais dos produtos.
No cenário Modificado, é aquele que vivencia-se hoje. Eleé caracterizado por:
Grande desenvolvimento das entidades, de modo geral.
Empreendimentos com duração muito longa.
Entidade como figura central da ação empresarial.
Mercados globalizados e preços instáveis.
Mudanças rápidas na tecnologia, qualidade e características operacionais dos produtos.
No cenário Brasileiro, existem grande parte das paisagens observadas nos demais países ocidentais. É um cenário tecnologicamente avançado.
O Ativo são os bens e direitos a disposição da organização, e que possuem benefícios futuros para a organização. Sua mensuração possuí alguns atributos Básicos, sendo eles:
Objetividade, onde devem ser adotados procedimentos adequados, claros, transparentes e de fácil compreensão.
Confiabilidade, a confiança se comprova quando da aceitabilidade e verificabilidade dos dados mensurados no ativo, indicando a veracidade dos fatos.
Oportunidade onde as informações mensuradas dever ser fornecidas no tempo exato em que se fazem necessárias, caso contrario não serão mais úteis.
Precisão, necessidade de informações na medida exata, proporcionando assim uma gestão eficaz.
Exatidão, a mensuração deve ser do tamanho exato ou na quantidade certa, transmitindo a real necessidade aos usuários.
Acurácia, não poderá existir margem de erro na informação da mensuração, para que a realidade possa ser expressa.
O passivo são todas as obrigações e deveres da empresa para com terceiros. É interessante distinguir obrigação presente e comprometimento futuro. Se uma empresa adquiri ativos no futuro, não precisa existir uma exigibilidade agora. Esta surge quando o ativo for entregue.
O patrimônio liquido evidencia os recursos dos proprietários que foram aplicados ao empreendimento. A primeira aplicação dos proprietários na empresa é o capital social.
Já as receitas assim como já enfatizava Iudícibus e Marion, (1999), é o acresimo dos benefícios econômicos durante um período contábil, que redunda no acréscimo do patrimônio liquido.
Ela resulta direta, no caso de operacional com vendas, ou indiretamente, no caso das receitas não operacionais, da atividade da organização quando da geração de produtos ou serviços úteis ao mercado.
A receita é o fluxo de produto ou serviços durante um determinado período contábil.
As despesas são os sacrifícios que ocorrem em função diretamente atribuídos à obtenção de receita específica. 
Através do estudo da Teoria da contabilidade que entende-se os verdadeiros objetivos contábeis, no qual consistem em captar os fatos que ocorrem na empresa, registrá-los em um sistema de informação, acumulá-los nesse sistema e resumir e interpretar todo o processo e resultados. Esse processo é relevante para que os usuários possam tomar as decisões com segurança.
Os principais órgãos normatizadores e regulamentadores da Contabilidade são o CFC, CVM, IBRACON E CPC. O conhecimento da existência desses órgãos são essências para os iniciantes na área contábil do caminho para onde devem buscar orientação para desenvolver-se as atividades relacionadas à contabilidade. 
O CFC tem por finalidade entre outros, orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil atravésdos Conselhos Regionais de contabilidade.
O CRC possuí a natureza preventiva e punitiva, Preventiva, pois orienta através da divulgação e fiscalização das normas que regem o exercício da profissão ,e puni através de levantando as possíveis irregularidades e aplicação das devidas sansões.
O CPC é o comitê de pronunciamentos contábeis e nos apresenta as normas internacionais de contabilidade. 
Todos os órgãos consideram o código de ética da profissão e da classe contábil, ele deve ser seguido com rigor, pois nele encontra-se uma relação de práticas comportamentais, que devem ser observadas no exercício da profissão contábil. Visa sobre tudo o bem estar da sociedade. Através desse código que a ordem é mantida.
Resumindo-se através da Teoria da contabilidade que se entende todo o processo evolutivo da contabilidade e tudo o que é importante e relevante referente a ela.
2.4 A APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE COMERCIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM TEMPOS DE CRISE
Para entender a importância da contabilidade comercial na sociedade brasileira em tempos de crise faz-se necessário compreender o cenário atual econômico no qual nos encontramos.
A atual crise econômica que é vivenciada em 2016, com extrema força, é o ápice do governo atual. Alguns fatores devem ser considerados, conforme Alberto Valle relata em seu artigo crise econômica de 2016.
O aumento do dólar é um desses fatores ele ocasiona a perda de credibilidade no Brasil, o que aumenta significativamente a moeda americana, pois diante deste contexto haverá queda de investimentos no país, valorizando assim a mesma.
 As empresas são as responsáveis pelo desenvolvimento de um país, as que fazem girar dinheiro, as que oferecem trabalho ao ser humano. Elas sofrem um impacto tão grande com a crise que muitas deixam de existir devido a essa atmosfera tão conturbada.
Para elas a maior dificuldade é conseguir pagar os impostos, e repassar os aumentos aos seus consumidores, e conseguir manter o seu quadro de funcionários e gerar mais empregos. Muitas delas ficam estagnadas até conseguirem se desenvolver novamente, o que certamente causa grande impacto na economia do país.
O desemprego é uma das primeiras consequências de uma má administração, de uma péssima distribuição de verba, que eleva cada vez mais os impostos onde empresas deixam de produzir, de vender de existir, devido a carga tributária elevada. 
A classe trabalhadora é a que mais sofre as consequências de uma crise, pois é ela quem paga impostos, é ela que perde o emprego, que abre mão muitas vezes do lazer, para trazer comida a mesa. Vive com a instabilidade de seu cargo e salário. E com a insegurança do amanhã.
A aplicação da contabilidade comercial na sociedade brasileira em tempos de crise é fundamental, pois é através dela que é possível aplicar maneiras de diminuir o impacto causado pela crise. observar com exatidão o fluxo de vendas, o controle de estoque, todas as despesas que a empresa possui, enfim é o melhor método de avaliar em que situação encontra-se verdadeiramente a empresa.
 Diagnosticar desperdícios e melhorias através de um controle que permita a informação exata em qualquer momento eleva as chances da empresa não cometer erros administrativos e estabilizar-se ou até mesmo desenvolver-se em uma situação difícil. 
Se os profissionais utilizarem-se de maneira eficaz, desfrutando-se de todos os recursos que a contabilidade possuí os benefícios para a organização serão inimagináveis. Pois como percebe-se ao longo dos anos ela vêm se adaptando e aperfeiçoando-se conforme a necessidade de seus usuários.
A contabilidade comercial é o ramo da contabilidade aplicado ao estudo do controle do patrimônio das empresas comerciais com o intuito de fornecer informações sobre sua composição e suas variações. Através do seu estudo, compreende-se os conceitos de Compra de mercadorias, devolução de compras, venda de mercadorias e devolução de venda de mercadorias, todos os impostos incidentes, e como contabilizar todo esse processo de maneira correta.
Martins ( apud DIAS,2010, P.56) diz que “ os custos tornam-se altamente relevantes quando da tomada de decisões em uma empresa.’’ O que realmente precisa ser levado em consideração é se essa análise de custos está sendo realmente executada de maneira correta. Caso contrário desfavorecerá a empresa que estará calculando um valor muitas vezes superior aos seus concorrentes. Através de um cálculo correto de análise de custos é possível identificar se a compra daquele produto é viável ou não. 
O método de controle de estoques utilizado pela organização, é de suma importância. São três os possíveis métodos a serem utilizados. PEPS, UEPS, E Custo Médio Ponderado. 
O PEPS é o método que possuí a seguinte definição, de acordo com Basso, 2011, p.174.”Esse método têm origem numa expressão inglesa muito usada no Brasil: First in, first out (Fifo), o primeiro elemento que entra no estoque é o primeiro que deve ser baixado dos estoques.” Pois através desta maneira as unidade que ficarão no estoque são as que foram adquiridas por último.
O UEPS é o método Ultimo que entra, primeiro que saí. Basso (211,p. 175) diz o seguinte referente ao método UEPS,: “ Também do inglês Last in, first out (Lifo). Ao contrário da anterior, as unidades vendidas são as últimas adquiridas, as que permanecem no estoque são as mais antigas.”
É interessante destacar que a legislação fiscal tributária não permite a adoção desse método de controle de estoque, por proporcionar menor margem de lucro bruto, como também enfatiza BASSO( 2011, p.176).
O Custo Médio Ponderado, faz a divisão do valor total de aquisição do estoque atual, mais os novos estoques adquiridos, pela quantidade em estoque de determinada mercadoria. Levando assim a uma média.
Escolher o melhor método de controle de estoque também é muito importante para o bom desenvolvimento da organização, pois permite um controle adequado com a real situação de mercadorias existentes na empresa, o que facilita a compra e evita o acumulo desnecessário.
A aplicação da contabilidade comercial está presente em todas as empresas, e o contador deve orientar as organizações a aplica-la de maneira correta, pois qualquer lançamento incorreto poderá afetar diretamente o resultado líquido da organização. Podendo levar a interpretações equivocadas referente a situação empresarial.
Em tempos de crise é a hora de focar em prevenção, combate a desperdícios e uma administração eficaz e eficiente, pois só assim é possível desenvolver o negócio, e o país.
Pagar os impostos é uma obrigação da empresa, porém cobrar a aplicação correta das verbas é dever de qualquer cidadão. 
2.5 METODOLOGIA
A metodologia utilizada para elaboração deste Artigo foi a pesquisa bibliográfica, onde realizou-se muita pesquisa em materiais já publicados, em livros artigos e internet.
Como os assuntos tratavam-se de conceitos mais teóricos, optamos por esse valiosos método de pesquisa.
Após a realização de toda a pesquisa e com os dados necessários realizamos o presente artigo de maneira organizada e detalhada.
3. CONCLUSÃO
Enfrentar uma crise têm suas dificuldades. Porém ao efetuar os devidos procedimentos corretos, aplicando os valiosos conhecimentos adquiridos através do estudo da ética, do comportamento organizacional, da teoria da contabilidade e da aplicação da contabilidade comercial, obtêm-se instrumentos indispensáveis para superar a maioria dos problemas que surgem em situações difíceis.
Através deste artigo foi possível perceber como a ética empresarial têm um papel muito importante no processo de orientar os profissionais e abrir uma visão melhor para o mundo. Jamais se esquecendo dos valores tão indispensáveis a convivência humana. Também foi possível enfatizar a importância e as penalidades previstas aos contadores que não seguirem adequadamente o código de ética estabelecido pela classe contábil.
De extrema relevância também foi o estudo do comportamento organizacional, pois ele nostraz dados interessantes de como lidar com todos os tipos de pessoas dentro de uma organização. Apresenta-nos maneiras práticas de lidar com conflitos e solucioná-los de maneira pacífica.
O estudo da teoria da contabilidade nos faz viajar ao longo do tempo. Nos leva a percorrer a história e a fascinar-se com ela. A evolução do homem, o seu aprimoramento tudo têm a ver com a contabilidade. Pois desde aqueles tempos remotos já havia métodos de controles, de contagem, de patrimônio extremamente necessários para a humanidade. Assim como o homem vêm se desenvolvendo a contabilidade também desenvolve-se e busca sempre se aprimorar para fornecer as informações corretas aos seus usuários, sendo essas cada vez mais práticas, rápidas de fácil acesso, pois influenciam diretamente na tomada de decisões.
Já a aplicação da contabilidade comercial é o fechamento desse ciclo que nos traz métodos de controles de estoques e principalmente as maneiras adequadas de como efetuar os lançamentos contábeis principalmente de compra e venda de mercadorias e suas devoluções de maneira correta e eficaz.
Para encerrar esse importante aprendizado, gostaríamos de citar uma frase muito importante para nós e que nos deparamos ao longo desse estudo, e que traz exatamente o significado de atravessar um momento difícil: “Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres, um representa perigo e o outro oportunidade’’ John F. Kennedy.
Portanto agora é a hora de superar todo e qualquer obstáculo. Se é na crise que se aprende é através dela que venceremos nossos maiores desafios.
REFERÊNCIAS
SÁ, António Lopes De. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2007. 
VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética: Coleção Primeiros Passos - Nº 177 ISBN 85-1-0177-3 – Editora: brasiliense,1994.
Comprometimento e ética profissional: um estudo de suas relações juntos aos contabilistas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v18n44/a06v1844.pdf. Acesso em 05 de maio de 2016.
Teoria da contabilidade. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/teoria_da_contabilidade.htm. Acesso em: 13 de abril de 2016.
A evolução da contabilidade: seus avanços no brasil e a harmonização com as normas internacionais. Disponível em: http://www.iptan.edu.br/publicacoes/anuario_producao_cientifica/arquivos/revista1/artigos/Artigo_Carla_Joziane.pdf. Acesso em 20 de abril de 2016.
Contabilidade em tempos de crise. Disponível em: http://www.doutorimposto.com.br/2016/01/contabilidade-em-tempos-de-crise.html. Acesso em 06 de maio de 2016.
Definição do commportamento organizacional. Disponível em: http://www.administradores.com.br/producao-academica/definicao-de comportamento-organizacional/5310/. Acesso em 24 de abril de 2016.
PROENÇA, Fábio Rogerio. Contabilidade Comercial. Londrina: Unopar, 2014. 
SANTOS, Joenice Leandro Diniz Dos. Teoria da contabilidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ÉTICA, DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, DA TEORIA DA CONTABILIDADE E DA APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE COMERCIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM TEMPOS DE CRISE.
Crissiumal
2016
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ÉTICA, DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, DA TEORIA DA CONTABILIDADE E DA APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE COMERCIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM TEMPOS DE CRISE.
Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento Organizacional, Teoria da Contabilidade, Ética Política e Sociedade, e Contabilidade Comercial.
Orientador: Profº: Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Regiane Alice Brignoli Moraes, Joenice Leandro Diniz dos Santos, Juliana Aparecida de Lima Arruda, 
 
Crissiumal
2016

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes