Buscar

PROJETO QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUMBICA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
CAMPUS INTERLAGOS
PEGAGOGIA - NOITE
ALICE APARECIDA COSTA DO CARMO
CAROLINA FERNANDA MARQUES
DAIANY MORAIS SOUZA
JAQUELINE DO CARMO SOUZA
JULIANA MELO SANTANA
LUANA OLIVEIRA CEPRIANO
THIATIRA ORDÁLIA SANTOS
PROJETO QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUMBICA
SÃO PAULO
2016
ALICE APARECIDA COSTA DO CARMO
CAROLINA FERNANDA MARQUES
DAIANY MORAIS SOUZA
JAQUELINE DO CARMO SOUZA
JULIANA MELO SANTANA
LUANA OLIVEIRA CEPRIANO
THIATIRA ORDÁLIA SANTOS
PROJETO QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUMBICA
O trabalho apresentado tem como propósito desenvolver um jogo pedagógico, sendo este voltado para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I. Proposto na disciplina de Conteúdo Metodológico e Prática da Língua Portuguesa,solicitado pelo professor Manoel Edson, para composição da media de AV2.
SÃO PAULO
2016
INTRODUÇÃO
A socialização da criança é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas. Por meio dessa estrutura de jogo, o aluno pode construir normas para suas brincadeiras e, assim, descobrir, interagir e ampliar seus conhecimentos.
O futuro do aluno envolve sua inserção no mundo do trabalho. Nessa inserção, o jogo de regras representa um papel importante. Por meio dele, a criança é colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, enfim, com a vida regularizada e harmônica.
Com relação a Língua Portuguesa, pode-se comparar uma partida de jogo de regras a uma produção textual, pois em ambos é necessário interpretar para tomar decisões, conferir significações, atribuindo sentido aos diferentes momentos da partida, produzir uma sintaxe e ordenar logicamente as jogadas, etc.
 Com a utilização de um jogo, nunca se está perdendo tempo. Com eles, os alunos aprendem a aprender, a estudar, a investigar, a tomar decisões, a analisar as condições, etc. É importante conscientizar que o jogo não é apenas um entretenimento, pois também envolve responsabilidade, respeito pelos demais jogadores e pelo grupo em geral, uma vez que não se trata de passar algum tempo brincando, mas de aprender, de forma divertida, o máximo possível.
O jogo e a brincadeira são, por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e a imaginação que são proporcionadas pelo jogo e a brincadeira favorecem na criança o surgimento de comportamentos para além dos habituais. Nos jogos e brincadeiras, a criança age como se fosse maior do que é na realidade, e isto, inegavelmente, contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento.
Sendo assim, neste trabalho efetuamos um jogo pedagógico voltado para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental,cumprindo todos os objetivos que nos foi proposto para desenvolvermos o que foi solicitado dentro do trabalho aqui exposto. Onde efetuamos vinte e oito atividades para serem desenvolvida dentro da sala de aula.
JUSTIFICATIVA
No Ensino Fundamental I, o aluno deve ter a oportunidade de ampliar as capacidades adquiridas ao longo da Educação Infantil em relação a Língua Portuguesa, o que significa ler, escrever e expressar-se oralmente de forma cada vez mais autônoma e eficiente.
No 5° ano do Ensino Fundamental I os alunos dominam o processo de alfabetização, ou seja, lêem, compreendem e escrevem com mais segurança. Dessa forma, o professor poderá dar ainda mais ênfase ao trabalho coletivo em sala de aula, já que essa abordagem melhora consideravelmente as relações interpessoais, estreita os laços afetivo entre os alunos, oferece mais condições para a circulação de informações e de conhecimentos, amplia o clima de cooperação entre os grupos e a capacidade expressiva de cada aluno. A criticidade nos alunos está cada vez mais presente e deve ser trabalhada com critérios e sensibilidade.
Seguindo neste contexto, os jogos pedagógicos são vistos como um poderoso meio nas atividades escolares e também em situações pedagógicas ou de reeducação, os jogos são também de grande importância, visto que, permitem investigar, diagnosticar e remediar as dificuldades, sejam elas de ordem sócio-afetiva,cognitiva ou psicomotora.Essa importância dos jogos na facilitação do ensino-aprendizagem aparece até mesmo porque o homem tem necessidade de conhecer e transformar o meio que cerca de uma forma prazerosa. E, essa transformação aparece porque somos dotados do poder de aprender, de escolher uma entre várias hipóteses possíveis.
Portanto, para que construa conhecimento sobre o funcionamento da língua, é necessário que o aluno tenha inúmeras oportunidades de ler e escrever, individualmente ou de forma coletiva, ainda que não de forma convencional, utilizando diferentes materiais pedagógicos, sejam eles através da leitura ou com jogos pedagógicos como será proposto neste projeto.
Sendo assim, o Projeto “Quem não se comunica se estrumbica”, tem como ponto de partida desenvolver a aprendizagem lingüística em seus alunos que serão pré-requisitos para o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras. Dessa forma, com os jogos, tanto as crianças podem aprender brincando como o educador pode constatar a validade de novos recursos didáticos a serem aplicados em sala de aula.
OBJETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo principal melhorar a capacidade de compreensão e expressão dos alunos, em situações de comunicação tanto escrita como oral. Esse trabalho deve ser organizado de modo a ter sempre como ponto de partida a exploração ativa e a observação das regularidades no funcionamento da linguagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Diferenciar palavras homônimas de parônimas;
Utilizar e reconhecer palavras homônimas e parônimas em frases e textos;
Refletir sobre formas de referenciação na produção textual;
Reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual;
Identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto responsáveis pelo estabelecimento da coerência.
MATERIAIS UTILIZADOS
Quatro cubos com seis palavras cada 
Fita adesiva larga
Fita adesiva colorida
Palavras impressas (cubo 1 homógrafas - cubo 2- homônimos perfeitos, cubo 3 – homófonas, cubo 4 – parônimos). 
DESENVOLVIMENTO
1° Passo: A classe será dividida em quatro grupos.
2° Passo: Para o desenvolvimento do jogo serão utilizados quatro dados.
Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, tendo significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.
Homônimos perfeitos são palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som, mas que apresentam significados diferentes.
Exemplo: Rio
Vamos tomar banho de rio? (substantivo – curso de água fluvial);
Eu rio de suas piadas porque você é hilariante! (verbo rir);
Homófonos são palavras que apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas que apresentam significados e escritas diferentes.
Exemplo: Cela/sela
O assassino passará o resto de sua vida naquela cela. (pequeno compartimento);
Colocou a sela no cavalo e saiu cavalgando. (assento acolchoado);
Homógrafos são palavras que apresentam a mesma grafia, ou seja, são escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes.
Exemplo: Coro
O coro da igreja cantou lindamente na missa do galo. (substantivo – cantores);
Eu coro sempre que penso neste assunto porque sou tímida. (verbo corar);
Palavras parônimas ou parônimos são palavras que são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas que apresentam significados diferentes.
Exemplo: Absorver/absolver
Tentaremos absorver toda esta água com esponjas. (sorver);
Após confissão, o padre absolveu todos os fiéis de seus pecados. (inocentar);
3° Passo: Um representante dos grupos, um por vez, deverão jogar os dados um após o outro. No dado dos homônimos o grupos deverá escrever uma frase empregando a palavra em seu contexto corretamente. No dado dos parônimos o procedimentoé o mesmo. Já com o dado dos homônimos perfeitos os alunos deverão escrever o maior número de frases com a palavra em questão.
A cada jogada do dado o tempo dos alunos durante escrita da frase será cronometrado. 
4° Passo: O jogo termina depois da correção da escrita das frases de cada grupo. Em baixo de cada palavra contida do dado é possível encontrar o significado das palavras. A correção das frases será deita em conjunto com os alunos. 
5° Após a correção das frases,vencerá o jogo o grupo que obteve menos erros na escrita das frases. Havendo empate, ganha o grupo que fez as frases em menor tempo.
AVALIAÇÃO 
A avaliação das aprendizagens deve ser uma atividade contínua e aplicada seguindo as oportunidades oferecidas, isto é, adequada as situações didáticas propostas, aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que lhe são apresentados.

Outros materiais