Buscar

caso 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Questão. 40º Exame de Ordem- 2ª Fase Adaptada. João comprou uma palio, ano 2010, pelo valor de R$ 15.000,00, na agencia de carros Trambique Ltda.. No momento da venda a agencia Trambique Ltda afirmou que o motor estava em perfeitas condições, afirmando ainda que o prazo de garantia do motor era de noventa dias. Sessenta dias depois do negocio realizado o motor do veículo estourou, João voltou ao endereço da agencia e a mesma não se encontrava no local, obteve a informação que mudou para outro endereço. João procurou o advogado Gilson narrando todos os fatos ocorridos, com o objetivo de obter o seu dinheiro de volta e mais uma reparação por dano moral, entretanto, informou que está descapitalizado neste exato momento para pagar despesas judiciais sem prejuízo do sustento da sua família. O advogado informa a João que é obrigatório a informação sobre o endereço do réu, sem o endereço da ré não existe a menor possibilidade de ajuizar ação, da mesma forma que não existe a possibilidade de ajuizar ação sem recolher à custa judiciais. 
Responda: a) A orientação dada pelo advogado a João sobre impossibilidade de ajuizar ação por falta de endereço está correta? Explique e fundamente.
R: Está errada, pois João poderá requerer ao juiz diligências necessárias para a obtenção do endereço do réu. Art. 319. A petição inicial indicar á: II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu; § 1o Caso não disponha das informações prevista s no inciso II, poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção. 
 b) A orientação dada pelo advogado a João sobre impossibilidade de ajuizar ação sem recolhimento de despesas judiciais por falta de endereço está correta? Explique e fundamente 
R: Está errada, pois João poderá requerer a gratuidade de justiça, conforme art. 82 do CPC e lei 1060/5 0. Art. 82. Salvo as disposições concernentes à gratuidade da justiça, incumbe às partes prover as despesas dos atos que realizarem ou requererem no processo, antecipando-lhes o pagamento, desde o início até a sentença final ou, na execução, até a plena satisfação do direito reconhecido no título 
2ª Questão Objetiva. Concurso TJ/RJ Técnico 2014. NÃO se refere a um requisito da petição inicial: 
a) o órgão judicial ao qual é dirigida. 
b) o dispositivo legal aplicável ao caso.
 c) o pedido, com as suas especificações. 
d) o valor da causa. 
e) o endereço em que o advogado deverá receber intimação.
 3ª Questão Objetiva. A petição inicial será indeferida, exceto na hipótese: 
a) for inepta.
 b) for verificada a incompetência absoluta do juízo. 
c) a parte for manifestamente ilegítima. 
d) o autor carecer de interesse processual.

Outros materiais