APOL 2
4 pág.

APOL 2

Disciplina:Administração Jurídica - Mediação e Arbitrage7 materiais36 seguidores
Pré-visualização1 página
APOL 2
Questão 1/5 Administração Judiciária
O Poder Judiciário está abarrotado de processos e novos casos que multiplicam a cada ano assombrosamente. Além do acesso à justiça pelos juizados especiais (que também já estão sobrecarregados), devemos pensar: com base no princípio da inafastabilidade ou indeclinabilidade da jurisdição previsto no art. 5º inciso XXXV da Constituição Federal, todas as questões devem ser submetidas a apreciação do Poder Judiciário?
Sobre isso, assinale a alternativa correta:
A Somente as questões infraconstitucionais são submetidas ao poder judiciário.
B Exclusivamente as questões que envolvem corrupção ativa devem ser julgadas pelo poder judiciário.
C O poder judiciário julga os processos que já estão abertos há mais de dois anos.
D A lei não excluirá da apreciação do poder judiciário lesão ou ameaça a direito.
E Nem todas as questões são apreciadas pelo poder judiciário, somente as que são de competência estadual.

Questão 2/5 Administração Judiciária
Na obra base, descobrimos como deve se proceder para haver eficiência na execução de tarefas: “Em uma gestão centralizadora, quando um presidente de tribunal ou um juiz administrador ‘faz tudo’, desempenha várias tarefas diversificadas e assume sozinho a responsabilidade de sua execução, não há necessidade de se implementarem os mecanismos de coordenação. Henry Mintzberg ao descrever os fundamentos da planificação organizacional, relata a história da senhora Raku, que fabricava cerâmicas no porão de sua casa. Isso envolvia certo número de tarefas distintas, como amontoar a argila, dar lhe forma de vaso, modelar, preparar e depois aplicar o esmalte e, por fim, cozer os vasos no forno. A coordenação de todas essas tarefas não apresentava problemas, pois ela própria as executava. Esclarece que toda a atividade humana organizada – desde fazer vasos até colocar um homem na lua – dá origem a duas exigências fundamentais e opostas:
a) a divisão do trabalho em várias tarefas a serem executadas;
b) a coordenação dessas tarefas para se obterem resultados. “
(BACELLAR, Roberto Portugal. Administração judiciária – com justiça. Curitiba: InterSaberes 2016.)
Desse texto, que nos traz muitos ensinamentos, podemos concluir que:
I – A estrutura de uma organização pode ser simplesmente definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é feita a coordenação entre essas tarefas”
II – O bom funcionamento de qualquer organização depende de uma pessoa que realize todas as tarefas sozinha, a fim de garantir a padronização da produção e da prestação dos serviços.
III – A execução de uma tarefa qualquer, em especial as mais complexas, requerem uma gestão centralizadora, sem que se lance mão do empowerment, pois ele geraria perda de poder.
IV – O caminho do aperfeiçoamento recomenda a divisão de trabalho, descentralização, contratação e qualificação de pessoas para o desempenho de atividades segundo as suas habilidades operacionais e seus níveis técnicos.
É correto apenas o que se afirma em:
A I e II.
B I e IV.
C III e IV.
D I e III.
E II e III.
Questão 3/5 Mediação e Arbitragem
Quando participamos de uma negociação, há conceitos que que devemos conhecer para obter os resultados almejados. Uma vez que pretendemos negociar, temos algumas alternativas sobre como a negociação ocorrerá.
Sobre a negociação, analise as assertivas abaixo.
I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais.
II – A negociação baseada em posição traz melhores chances de resultados favoráveis às partes.
III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas.
IV – A postura objetiva é uma característica da negociação baseada em posição.
É correto apenas o que se afirma em:
A II, III e IV.
B II e III.
C III e IV.
D II e IV.
E I e III.
Questão 4/5 Administração Judiciária
Nos estudos da disciplina, apontam-se diversas falhas da administração judiciária. Muitas delas dizem respeito ao atendimento aos cidadãos, à forma como são tratados e ao julgamento de casos demorado, entre outras críticas. Porém, há falhas também bastante humanas, que enfraquecem o Poder Judiciário em sua estrutura interna. Sobre essas falhas internas, leia o texto abaixo e complete a lacunas.
Os dedicados servidores vocacionados ao atendimento público não têm merecido a atenção devida. Os próprios magistrados, notadamente os de _______ (de maior visibilidade), que defendem a Justiça democrática, conciliatória, simples, informal, célere e econômica, são, constantemente, tratados pelos tribunais como magistrados de _______. A conciliação e a mediação que tem sido carros chefes para o alcance da celeridade (com bons resultados) em outros países, no Brasil ainda é vista como _______ por parte de alguns tribunais.
As expressões que completam corretamente as lacunas são:
A Juizados Especiais; carreira; revolução.
B Juizados Especiais; segunda categoria; perda de tempo.
C Tribunais de Justiça; elite; perda de tempo.
D Tribunais Superiores; segunda categoria; revolucionária.
E Tribunais de Justiça; maior escalão; indispensável.

Questão 5/5 Mediação e Arbitragem
A MAANA, ou BATNA na sigla em inglês (Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo ou Best Alternative To a Negotiated Agreement) é um conceito fundamental quando tratamos de negociação.
A respeito da MAANA e outros conceitos da negociação, analise as assertivas abaixo.
I – A MAANA é uma alternativa caso a negociação gere um acordo.
II – Você está negociando a compra de um serviço que não é crítico para sua empresa e, por algum motivo, não chega a um acordo que supra seus interesses. Você pode fazer aquele mesmo serviço desviando pessoas de alguns departamentos de sua empresa. Nesse caso, você tem uma boa MAANA.
III – A MAANA sempre deve ser revelada à outra parte, pois assim as propostas serão claras e objetivas.
IV – Costuma ser vantajoso aceitar uma proposta que esteja abaixo do preço-reserva.
É correto apenas o que se afirma em:
A I.
B II.
C II e III.
D I e IV.
E III e IV.