Buscar

ESTUDO DE CASO BRINQUEDOS ESTRELA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – BRINQUEDOS ESTRELA S/A
Depois de 65 anos de negociação na bolsa brasileira, as ações da fabricante de brinquedos Estrela - uma das dez pioneiras no mercado de capitais nacional - tiveram as negociações interrompidas na semana passada. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu o registro de companhia aberta da Estrela depois que a empresa deixou de entregar um relatório de atividades sobre o ano passado e as informações do balanço do primeiro trimestre. O caso é mais um golpe para a empresa, que vive uma crise que se estende por mais de uma década. 
A abertura do mercado brasileiro, no início dos anos 90, foi só o começo dos infortúnios da companhia - que não foram poucos. De líder absoluta do segmento, a empresa passou a enfrentar a concorrência dos produtos chineses - importados legalmente ou contrabandeados - e se viu, no início dos anos 2000, à beira da falência. Foi preciso readequar a operação para não fechar as portas. No entanto, após uma década de esforços administrativos, a empresa ainda não conseguiu voltar a operar no azul. Os prejuízos dos últimos quatro anos somam quase R$ 150 milhões.
Hoje, a Estrela é uma sombra da empresa que foi no passado. Dez anos atrás, a companhia faturava o dobro do valor atual - sem levar em conta a inflação do período. O número de funcionários - que, naquela época, chegava a 7 mil antes do Dia das Crianças e do Natal - agora não passa de 1,5 mil. A produção, que um dia foi 100% nacional, acabou transferida, em grande parte, para a China.
Na atualidade a estrela não possui financiamento barato disponível, tanto por seu alto endividamento quanto pela canibalização de seu mercado pelos chineses, desta forma companhia é obrigada a financiar seus sucessivos prejuízos a juros de mercado. De acordo com o presidente da companhia, Carlos António Tilkian, a principal "herança maldita" são as dívidas tributárias, hoje estimadas em R$ 70 milhões. 
Preocupações estratégicas à parte, Tilkian tem hoje a tarefa de restabelecer o sucesso antes reluzente da Estrela.
Questões para Análise em Grupo
Com as informações disponíveis no texto desenvolva diagnóstico situacional da empresa.
Quais são as doenças corporativas identificadas na Estrela? Oque levou a companhia a mergulhar nessa profunda crise?
Desenvolva plano de ação elencando as áreas que serão atacadas, as estratégias e soluções para a companhia.

Outros materiais