Buscar

APOL 02 Metodologia da pesquisa em administração . Direito tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Tributário
Considere as seguintes contribuições:
 
FUNTEL – Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações
Contribuição ao SEBRAE
Contribuição ao INCRA
 
Assinale a alternativa que classifica corretamente as contribuições apresentadas.
Nota: 20.0
	
	A
	Contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas
	
	B
	Contribuições de intervenção no domínio econômico
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 146), as contribuições citadas são contribuições de intervenção no domínio econômico.
	
	C
	Contribuições de melhoria
	
	D
	Contribuições sociais de seguridade social
Questão 2/5 - Direito Tributário
Já a intervenção do domínio econômico (a que está ligada uma das contribuições do art. 149), com vistas a construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, apresenta-se como um direito fundamental de __________ geração.
 
Assinale a alternativa que contém o item que completa corretamente a lacuna do trecho apresentado.
Nota: 20.0
	
	A
	primeira
	
	B
	segunda
	
	C
	terceira
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 129), já a intervenção do domínio econômico (a que está ligada uma das contribuições do art. 149), com vistas a construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, apresenta-se como um direito fundamental de terceira geração.
	
	D
	quarta
Questão 3/5 - Direito Tributário
Nas palavras de José Eduardo Soares de Melo (2006, p. 146), “as classificações têm, também, peculiar implicação no que concerne aos princípios norteadores das figuras tributárias (capacidade contributiva para os impostos; remunerabilidade para as taxas; e proporcionalidade para as contribuições de melhoria)”. Baseando-se no capítulo 4 do livro-base da disciplina, o qual discorre sobre classificação dos tributos e sobre a classificação de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que apresenta comentários corretos sobre a classificação tributária.
Nota: 20.0
	
	A
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 125), a classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.
	
	B
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, deve consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.
	
	C
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante não harmônica e inadequada sistematização.
	
	D
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, deixando a critério do agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.
Questão 4/5 - Direito Tributário
O STF, como guardião da Carta Cidadã, teve a oportunidade de decidir sobre os tipos de contribuição. Desse modo, por influência jurisprudencial dessa Corte Suprema, para a disciplina de Legislação Tributária foi utilizada esta classificação, muito embora existam doutrinadores externando opiniões diversas sobre o tema, quando, por vezes, utilizam outros métodos de investigação para promover a devida classificação dos tributos. Retomando a escolha da corrente doutrinária classificatória quadripartida, convém, portanto, melhor esmiuçá-la, aproveitando o voto do então ministro do STF, Carlos Velloso, quando decidiu no Recurso Extraordinário nº 138.284/CE, de 1º de julho de 1992:
 
As diversas espécies tributárias, determinadas pela hipótese de incidência ou pelo fato gerador da respectiva obrigação, são as seguintes: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios. As contribuições podem ser classificadas como de melhoria, parafiscais e especiais.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente quais são as contribuições parafiscais.
Nota: 20.0
	
	A
	De intervenção no domínio econômico, corporativas
	
	B
	De intervenção no domínio econômico, de seguridade social, outras de seguridade social, sociais gerais
	
	C
	Sociais, corporativas
	
	D
	Sociais, de seguridade social, outras de seguridade social, sociais gerais
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 128), as contribuições parafiscais são sociais, de seguridade social, outras de seguridade social e sociais gerais.
Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
O trabalho científico apresenta elementos denominados pré-textuais, textuais e pós-textuais. Assinale a alternativa que apresenta o elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC.
Nota: 20.0
	
	A
	Agradecimentos.
	
	B
	Sumário.
Você acertou!
o sumário é um elemento obrigatório em qualquer trabalho científico, com exceção do Artigo Científico.
	
	C
	Epígrafe.
	
	D
	Dedicatória.

Outros materiais