Buscar

MERCADO FINANCEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO
	
	1a Questão (Ref.:201311129825)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(BNB/FGV/ANALISTA BANCÁRIO/2014) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por um conjunto de instituições que se dedica a manter o fluxo de recursos entre unidades superavitárias (poupadoras) e unidades deficitárias (tomadoras / investidoras). O SFN mantém a ordem no mercado financeiro por meio de normas e procedimentos. O SFN é composto por um sistema normativo, além dos agentes que o operam, tais como instituições (especiais e auxiliares) e intermediários financeiros ¿ monetários e não monetários. Considerando as diferenças entre esses agentes, é correto afirmar que:
		
	
	Instituições especiais fazem empréstimos especiais, enquanto as instituições auxiliares auxiliam o Banco Central a regular o sistema.
	 
	Intermediários financeiros monetários captam recursos junto ao público e emprestam esses recursos, criando moeda escritural; as instituições auxiliares colocam em contato poupadores e investidores e não criam moeda escritural.
	
	Intermediários financeiros monetários captam recursos junto ao público e emprestam esses recursos, criando moeda escritural; as instituições auxiliares colocam em contato poupadores e investidores, criando também moeda escritural.
	
	Intermediários financeiros não monetários captam depósitos à vista e as instituições especiais não captam depósitos à vista.
	
	Intermediários financeiros captam recursos junto ao público e investem na Bolsa de Valores; as instituições auxiliares, embora também captem junto ao público, investem no mercado imobiliário.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201311129804)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise a proposição a seguir e identifique a resposta verdadeira. "A instituição que fiscaliza e regulamenta o mercado de capitais em especial o mercado de ações é o Banco Central do Brasil".
		
	 
	A proposição acima é falsa, a instituição que fiscaliza e regulamenta o mercado de capitais, em especial o mercado de ações, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
	
	A proposição acima é falsa, a instituição que fiscaliza e regulamenta o mercado de capitais, em especial o mercado de ações,é o Banco Central em conjunto com o Conselho Monetário Nacional
	
	Saque de cheques nos caixas dos bancos.
	
	A proposição acima é verdadeira
	
	A proposição é falsa a instituição que fiscaliza e regulamenta o mercado de capitais, em especial o mercado de ações,é o BNDES.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201311129829)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(BANCO DO BRASIL/CESGRANRIO/ESCRITURÁRIO/2015) A autonomia operacional do Banco Central (BC) tem sido um tema de debate entre os economistas. Nesse sentido, muitos analistas consideram que a condução da política monetária, atribuição do BC, pode eventualmente sofrer interferência de instâncias superiores do governo, em especial, no estabelecimento da meta inflacionária. Tal conclusão deriva do fato de que o estabelecimento dessa meta é atribuição:
		
	
	Do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a meta inflacionária anualmente e a meta da taxa de juros a ser alcançada para que a taxa de inflação convirja para sua meta.
	
	Do presidente do BC e dos bancos públicos, dentre eles o Banco do Brasil, que definem as taxas de inflação para um prazo de dois anos.
	
	Unicamente do presidente do BC, que pode sofrer pressões para estimular uma meta mais elevada.
	 
	Do Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo presidente do BC.
	
	Da equipe econômica definida pelo presidente da República, que anualmente se reúne para fixar a meta inflacionária, e o BC que deve persegui-la através da política de juros.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201311129841)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Qual a entidade máxima do Sistema Financeiro Nacional?
		
	
	Comissão de Valores Mobiliários.
	
	Caixa Econômica Federal.
	 
	Banco Central do Brasil.
	 
	Conselho Monetário Nacional.
	
	Banco do Brasil.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201311129823)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São exemplos de instrumentos de política monetária, exceto:
		
	 
	Redução do depósito compulsório para aumentar o dinheiro em circulação e aquecer a economia.
	 
	Operar no open market com oferta de títulos públicos atrelados ao dólar para aumentar a taxa de câmbio.
	 
	Emitir papel moeda para atender a demanda da população.
	 
	Redução da taxa de juros para incentivar o crédito e acelerar a economia.
	 
	Redução dos gastos públicos para reduzir a inflação de demanda.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes