Buscar

Aula 10 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ANÁLISE ORGANIZACIONAL – aula 10
PROFESSOR ANTONIO VIANA MATIAS
Rio de Janeiro, 2011
AULA 10 – Desenho de cargos e tarefas e a nova modelagem de trabalho
	Nesta aula serão abordados os seguintes assuntos:
	- Desenho de cargos e tarefas e a nova modelagem de trabalho.
MODELAGEM DO TRABALHO	
 
	INTRODUÇÃO
	Segundo Chiavenato (2006), a modelagem do trabalho significa o modo como o trabalho operacional deverá ser atribuído às pessoas e realizado em cada unidade organizacional, independentemente de ser departamento, divisão ou seção. Em muitas empresas ainda predomina o tradicional conceito de cargo como base da modelagem do trabalho das pessoas. Na verdade, o cargo representa uma decorrência do velho modelo burocrático, rígido, hierarquizado e baseado na divisão do trabalho organizacional. O conceito de cargo está sendo substituído por outros conceitos mais modernos, como gestão por competências ou por equipes. 
	
	
MODELAGEM DO TRABALHO	
 
	O desenho de cargos e tarefas teve como precursores Adam Smith e a seguir Taylor e os engenheiros da Administração Cientifica. As primeiras concepções sobre a estruturação das tarefas partiram dos seguintes princípios: Toda pessoa pode desempenhá-las de “uma melhor maneira” possível e as formas organizacionais devem ser escolhidas e elaboradas segundos critérios e princípios universais. Foi nessa fase em que a Teoria Geral da Administração se caracterizou basicamente pela ênfase nas tarefas.
MODELAGEM DO TRABALHO	
 
	O CARGO
	A forma tradicional das organizações ordenarem e agruparem as tarefas atribuídas às pessoas que a compõem em um conjunto mais ou menos formal, constitui um fato organizacional ao qual se convencionou chamar de "cargo".
	As pessoas estão habituadas e até socialmente condicionadas a se apresentarem por meio do cargo que ocupam: "Eu sou Chefe de Contabilidade", "Fulano é Analista de Sistemas", etc. Às vezes, o cargo é substituído por uma forma mais genérica que é a profissão: "Fulano é Contador", "Cicrano é Engenheiro", etc. Mesmo nesse caso, a pessoa se apresenta ou é apresentada pela sua ocupação que, dentro das organizações, se traduz por cargo.
MODELAGEM DO TRABALHO	
 
 
	Os cargos têm existência formal, com seu alcance e autoridade concentrada e reconhecida dentro da organização, somente mediante a existência de um documento: a descrição do cargo.
	A titulação adequada do cargo é importante, tanto para refletir, em poucas palavras, o alcance do cargo como também para o ego do ocupante. Uma denominação com conotações pejorativas, estranhas ou longas demais, faz com que a pessoa se sinta constrangida em anunciá-la. Às vezes, temos que buscar um meio termo entre refletir a natureza do cargo e atender ao ego do ocupante. É o caso do "Faxineiro". Podemos optar por "Auxiliar de Serviços Gerais", por exemplo.
MODELAGEM DO TRABALHO	
 
	DESENHO DE CARGOS
	Cada cargo exige certas competências do seu ocupante para que seja bem desempenhado. Essas competências variam conforme o cargo, nível hierárquico e a área de atuação. Elas exigem que o ocupante saiba lidar com recursos, relações interpessoais, informação, sistemas e tecnologia em diferentes graus de intensidade. O desenho de cargos constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado. 
MODELAGEM DO TRABALHO
	Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:
	
	1) O conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar (qual é o conteúdo do cargo). 2) Como as tarefas ou atribuições deverão ser desempenhadas (quais são os métodos e processos de trabalho). 3) A quem o ocupante do cargo deverá se reportar (responsabilidade), isto é, quem é seu superior imediato. 4) Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir (autoridade), isto é, quem são os seus subordinados.
MODELAGEM DO TRABALHO
	CONCEITUAÇÃO DE CARGOS
	O conceito de cargos baseia-se nas noções de tarefa, atribuição e de função, a saber:
	Tarefa: é toda atividade individualizada e executada por um ocupante de cargos. Geralmente é a atividade atribuída a cargos simples e repetitivos (cargos de horistas ou operários), como montar uma peça, rosquear um parafuso, usinar um componente, injetar uma peça etc. 
	Atribuição: é toda atividade individualizada e executada por um ocupante de cargo. Geralmente é a atividade atribuída a cargos mais diferenciados (cargos de mensalistas ou funcionários), como preencher um cheque, emitir uma requisição de material. Na realidade, a atribuição é uma tarefa um pouco mais sofisticada, mais mental e menos braçal.
MODELAGEM DO TRABALHO
	Função: é um conjunto de tarefas (cargos horistas) ou atribuições (cargos mensalistas) exercícios de maneira sistemática e reiterada por um ocupante de cargo. Pode ser exercido por uma pessoa que, sem ocupar um cargo, desempenha provisória ou definitivamente uma função. Para que um conjunto de atribuições constitua uma função é necessário que haja reiteração em seu desempenho.
	Cargo: é um conjunto de funções (conjunto de tarefas ou de atribuições) com uma posição definida na estrutura organizacional, isto é, no organograma. A posição define as relações entre cargo e os demais outros cargos da organização. No fundo, são relações entre duas ou mais pessoas.
	A posição do cargo no organograma define seu nível hierárquico, a subordinação, os subordinados e o departamento ou divisão onde está situado. Posicionar um cargo no organograma significa estabelecer essas quatro vinculações ou condições.
MODELAGEM DO TRABALHO
	Ocupante: é a pessoa designada para um cargo. No fundo, toda pessoa que trabalha na organização ocupa um cargo. Existem cargos que têm um único ocupante, como o dietor-presidente, por exemplo, - enquanto outros exigem vários ocupantes que realizam as mesmas tarefas – como é o caso de operadores de máquinas, escriturários, caixas, balconistas, vendedores, por exemplo.
MODELAGEM DO TRABALHO
	DESCRIÇÃO DE CARGO DO OPERADOR DE CAIXA Nome da Empresa: Supermercado Alpha 
	Título do cargo: Operador de caixa Sumário do cargo: Responsável pelas cobranças dos valores das compras. Em caso de cheques altos chamar os fiscais de caixa sem sair do caixa. 
	Relações: Reporta-se ao fiscal de caixa e o chefe da frente de caixa.
	Supervisiona: Responsável pelo um ótimo atendimento, divulgando as promoções para os clientes
*
*
	Qualificações Educação: Ensino médio completo Experiência profissional: Não exige experiência, pois o treinamento é feito com os funcionários mais antigos. Requisitos básicos: flexibilidade, agilidade, atenção e honestidade. Iniciativa: Interesse em crescer, boa comunicação e dinâmico
	Responsabilidades: - Prestar um ótimo atendimento ao cliente, demonstrando interesse para ajudá-lo em quaisquer dúvidas; - Cobrar os valores expressamente corretos, sendo que em cheques altos, cartões de créditos sem assinatura solicitar a identidade e o fiscal de caixa ou chefe; - Fechar o caixa certo, tanto na separação dos documentos de cartões para facilitar no setor financeiro.
MODELAGEM DO TRABALHO
*
*
	DEFINIÇÃO
	
	Grupo é quando duas ou mais pessoas que se comunicam e trabalham juntas regularmente para atingir um ou mais objetivos comuns. 
	O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho. 
	O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro. 
	
TRABALHO EM EQUIPE
*
*
	TRABALHO EM EQUIPE
		
	Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe,
cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado
TRABALHO EM EQUIPE
*
*
	Segundo Suzy Fleury, grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. 
	Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme. 
 
 
	
TRABALHO EM EQUIPE
TRABALHO EM EQUIPE
	COMO FORMAR EQUIPES
	Ter empatia com seus colegas, se colocar no lugar do outro, reconhecer seu compromisso com seus parceiros e com as expectativas depositadas pela empresa, buscando sempre resultados que contribuam para o sucesso da organização.
	Uma equipe motivada se resume em colaboradores satisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa, qualidade de vida no trabalho atendendo às suas expectativas e principalmente um ambiente harmonioso.
	As organizações estão valorizando mais a gestão de pessoas, reconhecendo a importância que as mesmas têm sobre os resultados e algumas delas investindo em treinamentos, palestras, que conscientizem que o relacionamento interpessoal faz a diferença em quaisquer atividades que a equipe execute.
TRABALHO EM EQUIPE
	TIPOS DE EQUIPES	 
	
	Chiavenato (2006) descreve diversos tipos de equipes, a saber:
Equipes Funcionais cruzadas: são compostas de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, finanças, produção etc) e são formadas para alcançar um objetivo específico por um mix de competências.
Equipes de Projetos: são formadas especificamente para desenhar um novo produto ou serviço. Os participantes são designados na base de sua habilidade a fim de contribuir para o sucesso. Normalmente o grupo é desfeito após completa a tarefa.  
  
TRABALHO EM EQUIPE
Equipes auto-dirigidas: são compostas de pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho.
Equipes força-tarefa: uma força-tarefa é designada para resolver imediatamente um problema. O grupo fica responsável por um plano de longo prazo para a resolução do problema, que pode incluir a implementação da solução proposta.  
Equipes de melhorias de processos: é um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções encarregadas de melhorar a qualidade, reduzir custos, incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos ou funções envolvidas. 
ESTRUTURA COMISSIONAL OU COLEGIADA
	INTRODUÇÃO
	
	No decorrer dos tempos, tem sido comprovado que os grandes cargos podem corromper a formação do homem, aumentando o seu egocentrismo e orientando-o mais em benefício próprio ou de seus amigos e parentes do que em prol da empresa.
	A partir daí, desenvolvem-se uma estrutura em que as decisões são tomadas em colegiado, prevalecendo a vontade e a orientação da maioria, havendo um responsável pela execução com autoridade para fazer cumprir a decisão do colegiado.
ESTRUTURA COMISSIONAL OU COLEGIADA
	CARACTERÍSTICAS
	As características da estrutura comissional ou colegiada:
	
	• baseia-se na pluralidade de diretores
	• limita a impulsividade e arrogância dos chefes
	• é usada pelos estados e grandes organizações.
ESTRUTURA COMISSIONAL OU COLEGIADA
	VANTAGENS
	As vantagens desse tipo de estrutura são:
	
	• apresenta ponderação e cautela nas decisões, pela tomada de decisões e julgamento grupais
	• forma o espírito de equipe, facilitando a coordenação e a transmissão de informações
	• prepara chefes com visão global
	• consolida a autoridade.
ESTRUTURA COMISSIONAL OU COLEGIADA
	DESVANTAGENS
	As desvantagens desse tipo de estrutura são:
	
	• aumenta o custo em tempo e dinheiro com mão-de-obra qualificada
	• necessidade de presidente excepcional
	• tende a deturpar os objetivos
	• debilita e tira a iniciativa de comando
	• absorve o tempo útil de numerosos elementos, muitas vezes em reuniões desnecessárias
	• decisões mais demoradas; responsabilidade mais diluída.
	
ÚLTIMA AULA DE ANÁLISE ORGANIZACIONAL.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E BOA PROVA.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais