Buscar

Avaliando o Aprendizado - Constitucional I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704122593)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leonardo Virgílio, em razão de acidente grave de trânsito, veio a perder a memória e o discernimento para o exercício dos atos da vida civil. Margarida, genitora de Leonardo, resolveu ajuizar uma ação de interdição a fim de se tornar curadora do filho, visto que Leonardo Virgílio necessita de cuidados especiais, já que perdeu o discernimento e o poder de autodeterminação. Após a instrução do processo, o Juízo decretou a interdição de Leonardo Virgílio, nomeando, por sentença, Margarida como curadora definitiva. Não houve impugnação da sentença, restando devidamente transitada em julgado. Na situação acima discriminada, verifica-se que Leonardo Virgílio:
		
	
	incorreu em situação de inelegibilidade absoluta.
	 
	teve suspenso os direitos políticos, podendo retomá-los a qualquer tempo, desde que recobre o juízo de discernimento e a autodeterminação.
	
	teve suspenso os direitos políticos, não podendo retomá-los, visto que a sentença proferida, após o trânsito em julgado, torna a decisão imutável e indiscutível.
	
	perdeu definitivamente os direitos políticos.
	
	incorreu em situação de inelegibilidade relativa funcional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704104720)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação às garantias e direitos fundamentais, observe as proposições abaixo e responda a alternativa que contenha proposituras corretas: I. É direito fundamental a manifestação política, reivindicatória ou a constituição de piquetes em apoio a movimento grevista, pacífica e em via pública, ainda que contígua à propriedade do empregador, independentemente de autorização ou aviso ao empregador. II. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou suspensas suas atividades por decisão judicial transitada em julgado. III. Integram a Constituição da República Federativa do Brasil os tratados e convenções internacionais de direitos humanos aprovados em cada casa do Congresso, em 2 (dois) turnos e por 3/5 (três quintos) dos votos de seus membros. IV. São assegurados aos criadores e intérpretes e às respectivas entidades sindicais e associativas a fiscalização do aproveitamento econômico das obras por eles criadas ou de que participarem. V. As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tem legitimidade para representar seus filiados judicialmente e, em qualquer caso, extrajudicialmente. Está correta a alternativa:
		
	
	II, IV e V
	
	I, II e IV
	
	I, III e V.
	
	II, III e V.
	 
	I, III e IV
	
	3a Questão (Ref.:201703461237)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 01 - Exame 117 - Tipo 1 - OAB-SP) Constituição rígida é a que:
		
	 
	 
pode ser alterada por um processo legislativo mais solene e complexo que o exigido para a edição das outras espécies normativas.
	
	 
possui regras que podem ser alteradas pelo processo legislativo ordinário e outras regras que apenas podem ser modificadas através de processo legislativo especial.
	
	 
não admite qualquer tipo de alteração
	
	 
tem um núcleo imodificável e outro núcleo que pode ser alterado da mesma forma exigida para a elaboração das outras espécies normativas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704102592)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As políticas afirmativas de fixação de cotas para negros nas universidades e concursos públicos, a melhor acessibilidade física às pessoas portadoras de necessidades especiais, o atendimento prioritário à criança e ao adolescente na saúde pública e a prioridade de tramitação do processo para pessoas idosas condizem com o conteúdo informativo referente à garantia constitucional:
		
	
	Da Indeclinabilidade da Prestação Jurisdicional.
	 
	Da Igualdade em aspecto material, também denominado de isonomia.
	
	Da Tempestividade da Prestação Jurisdicional.
	
	Da Reserva Legal.
	
	Da Igualdade em aspecto formal.
	
	5a Questão (Ref.:201704313024)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura/SC ¿ 2001) Qualquer cidadão em pleno gozo de seus direitos políticos pode invalidar atos ou contratos administrativos ilegais ou lesivos ao patrimônio da União, Estados ou Municípios. Esta afirmação refere-se a:
		
	
	d) Ação de impropriedade administrativa.
	 
	c) Ação popular.
	
	b) Habeas corpus.
	
	e) Mandado de injunção.
	
	a) Mandado de segurança.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes