Buscar

Extração de óleos essenciais

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – CAMPUS DE FLORESTAL
Extração de Óleos Essenciais
Nomes: Bianca Vasconcelos - 3165
 Géssica Maria – 3144
 Luísa Maria – 3177 
 Millena Vieira- 3157 
Professor: Thiago Dutra
Florestal, 2017
Introdução
 Óleo essencial é uma mistura quimicamente complexa de vários compostos voláteis. Eles possuem constituintes que lhes conferem sabor e aroma característicos. Porém, o aroma final trata-se da interação de todos os constituintes.
 Os óleos essenciais são de grande importância na área alimentícia e de perfumes. O principal constituinte do óleo essencial do cravo-da-índia é o eugenol, com aproximadamente 87% em sua composição. Além de eugenol, é constituído por acetileugenol e pequenas quantidades de cariofileno, vanilina e furfural. 
 O cravo é usado na culinária há mais de 2000 anos como conservante de carnes. Já o eugenol é usado em clínicas odontológicas (com ação analgésica), perfumaria e também como atraente de insetos.
Objetivos
 O principal objetivo da prática proposta é a extração do óleo essencial do cravo-da-índia através do processo de destilação simples, usando a água como solvente extrator. 
Metodologia
Materiais e reagentes
Anel para filtração;
Balão de fundo redondo, de 100 mL;
Balão de fundo redondo, de 250 mL;
Béquer, de 50 mL;
Glicerina;
Condensador de Liebig;
Erlenmeyer, de 125 mL;
Suportes com hastes e garras;
Funil de vidro;
Funil de separação;
Papel-filtro;
Placa aquecedora;
Proveta de 10 mL;
Termômetro com junta esmerilhada
Tubo adaptador para coletor;
Água destilada, 125 mL;
Cravo da índia, 10g
Clorofórmio, 20 mL;
Sulfato de sódio anidro, 5g.
Procedimentos
Obtenção do hidrolato (óleo essencial mais água):
Realizar a montagem da aparelhagem necessária para destilação simples. Abrir a torneira e regular a saída de água até que se estabeleça um fluxo contínuo de água pelo condensador.
Colocar 10g de cravo-da-índia no balão de fundo redondo de 250 mL e adicionar água destilada.
Iniciar a destilação aquecendo a mistura em banho de glicerina.
Separação água/ óleo essencial:
Após a destilação, transferir 40 mL de hidrolato (destilado) para um funil de separação e adicionar 10 mL de clorofórmio. No interior da capela de exaustão, agitar a mistura e aliviar a pressão interna do funil. Deixar o sistema em repouso até que ocorra a separação completa das fases. Recolher a fase orgânica em um Erlenmeyer;
Adicionar novamente 10 mL de clorofórmio à fase aquosa restante no funil de separação. Repetir o procedimento anterior. Recolher a fase orgânica no erlenmeyer anterior;
Adicionar 5g de sulfato de sódio anidro à fase orgânica e filtrar sobre papel filtro em funil de vidro, sobre um béquer.
Colocar a mistura em uma estufa para evaporação. 
Resultados e discussão 
 Após uma semana, apenas o óleo essencial do cravo-da-índia ficou presente no fundo do béquer. 
 Para calcular a massa extraída de óleo essencial, foram feitas pesagens em uma balança de precisão e os resultados obtidos foram:
	
Massa do Béquer
	
Massa do béquer + óleo essencial
	
Massa final do óleo essencial de cravo
	51, 358g
	51,47g
	0,112g
O óleo essencial de cravo-da-índia (eugenol) obtido apresenta coloração amarelo pálido e se torna mais escuro e espesso em contato com o ar. Possui aroma característico de cravo condimentado e é praticamente insolúvel em água. 
Fórmula estrutural do eugenol
Conclusões
   Pode-se concluir que a técnica de destilação simples não é a mais adequada para a extração de óleo em larga escala, tendo em vista a quantidade obtida. Os resultados foram alcançados, demonstrando que a técnica foi eficiente. Porém, para melhores resultados é indicada a técnica de destilação por arraste a vapor, que é especifica para extração de óleos essenciais. 
Referências
DEMUNER, A. J, et al. Experimentos de química orgânica. Viçosa: UFV, 2000. 75p.
DIAS, Diogo Lopes.	"Destilação por arraste de vapor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/destilacao-por-arraste-vapor.htm>. Acesso em 06 de maio de 2017.
AJZAMBUJA, Wagner. “Métodos de extração de óleos essenciais”; Óleos essenciais. Disponível em http://www.oleosessenciais.org/metodos-de-extracao-de-oleos-essenciais. Acesso em 06 de maio de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes