Buscar

Atividade do filme Erin Brockovich

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: ANÁLISE TOXICOLÓGICA
Acadêmica: Mariane Gadelha				Matrícula: 201211150020 
A partir do Filme Erin Brockovich responda as seguintes perguntas:
Sobre qual tema na toxicologia o filme aborda?
Toxicologia dos metais.
Pesquise em bibliografias especializadas sobre os sintomas sobre a intoxicação abordada no filme. O que o filme retrata é verdade ou mentira?
O filme expõe a intoxicação de indivíduos através da ingestão do Cromo hexavalente, que pode apresentar efeitos nocivos à saúde humana devido ação irritativa e corrosiva no corpo humano causando dermatites e ulcerações, além do efeito carcinogênico, nefrotóxico e teratogênico. O caso retratado é verídico.
Caso o fato ocorresse no Brasil, o que a legislação brasileira fala sobre o nível de metais pesados nos mais diversos substratos?
Com base na toxicidade de determinadas substâncias, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) instituiu alguns limites para os níveis de contaminantes em diversos substratos, por meio das Resoluções 420/2009 e 357/2005, que tratam basicamente dos principais critérios e valores orientadores que indicam o nível de qualidade em um ambiente.
Relacione outros metais pesados que podem causar problemas para a saúde humana e ambiental.
Chumbo (Pb): Provoca alterações no sangue e na urina, ocasionando doenças graves e em alguns casos, invalidez total e irreversível. Ocasiona problemas respiratórios. Provoca alterações renais e neurológicas. As principais alterações são no desenvolvimento cerebral das crianças, podendo provocar o idiotismo.  Apesar de menos agressivo na água do que no ar, depositado nos ossos, musculaturas, nervos e rins, provoca estado de agitação, epilepsia, tremores, perda da capacidade intelectual e anemia. No meio ambiente, polui o solo, a água e o ar e desta forma contamina os organismos vivos, devido a seu efeito bioacumulativo, em toda a cadeia alimentar (trófica).
Mercúrio (Hg): Afeta o sistema nervoso central, provocando lesões no córtex e na capa granular do cérebro. Alterações em órgãos do sistema cardiovascular. Acumula-se no sistema nervoso, principalmente no cérebro, medula e rins. Provoca perda de coordenação dos movimentos, dificuldade no falar, comer e ouvir, além de atrofia e lesões renais, urogenital e endócrino. No meio ambiente, é absorvido pelos organismos vivos e vai-se acumulando de forma contínua durante toda a vida. Pela contaminação da água ou do solo, entra com facilidade na cadeia alimentar, representando um perigo para o homem que se alimenta de peixes ou aves dessas áreas.
Cádmio (Cd): Provoca alterações no sistema nervoso central e no sistema respiratório. Compromete ossos e rins. Ocasiona edema pulmonar, câncer pulmonar e irritação no trato respiratório. Analogamente ao mercúrio afeta o sistema nervoso e os rins. Provoca perda de olfato, formação de um anel amarelo no colo dos dentes, redução na produção de glóbulos vermelhos e remoção de cálcio dos ossos. No meio ambiente, contamina o solo, o ar, a água e o lençol freático. É bioacumulativo em toda a cadeia alimentar (trófica), provocando intoxicação nos seres humanos quando ingerirem peixes contaminados com cádmio.
Relacione o tema com a toxicologia forense.
A toxicologia forense visa esclarecer fatos perante a lei, utilizando como recursos, por exemplo, a identificação e quantificação de substâncias tóxicas que são capazes de contribuir significativamente para os efeitos prejudiciais a um determinado indivíduo. 
Caso a análise fosse na água como você procederia?
A análise da água ocorreria através da Espectrometria de Absorção Atômica, onde seria capaz a determinação quantitativa e qualitativa de uma substância em uma amostra. Os metais pode ser separados da matriz por transformação da matéria orgânica, envolvendo processos de mineralização, seja por via seca (oxidação térmica) ou úmida (oxidação química).
Para se trabalhar com espectrometria de absorção atômica, é necessário que façamos uma calibração com padrões de concentrações do metal próximas das concentrações das amostras que iremos analisar. Para a preparação do padrão é necessário que antes da preparação, conheçamos algumas propriedades da amostra como: viscosidade; concentração e composição teórica de metais na amostra, para saber se existe algum elemento químico em excesso, que cause uma interferência na leitura do elemento alvo; se o elemento já está numa forma ionizável, para facilitar a sua atomização; qual e ou quais elementos iremos determinar, para selecionar a lâmpada.
Determinação de metais: Métodos de coleta, preservação e preparo.
A confiabilidade dos resultados analíticos depende dos procedimentos adotados para coleta, transporte e preservação das amostras. Estes deverão ser criteriosamente definidos e seguidos, embasado em diversos documentos de padronização analítica reconhecidos nacional ou internacionalmente.
E se fosse no sangue?
A análise do sangue seria realizado através da Espectrometria de Massas com plasma indutivamente acoplado.
Qual o aparelho que você realizaria a análise?
Espectrofotômetro.

Outros materiais

Outros materiais