Buscar

Revisão penal

Prévia do material em texto

Revisão penal
Estudar Princípios,
 Principio da presunção da inocência 5 º inciso 54 , da ideia que ninguém considerado culpado se não se não houver transitado e julgado.
Quem tem que provar que o réu agiu daquela forma e o Estado na pessoa do órgão acusador e o MP , e ele que alega a estrutura por intermédio de uma denuncia ( artigo 41 ). Se perguntarem como inicia uma ação penal , através de uma denuncia ou queixa crime, por regra geral e o MP que faz isso, em regra e ele que tem que demostrar a estrutura de uma acusação que seja feito dentro da estrutura do processo penal.
Principio da terretoriadade artigo 1º, 
Significa que a lei processual penal vale dentro do território nacional, mas não podemos considerar o territoiro nacional no conceito geográfico , não basta para considerar, para considerar nosso território e Juridico .
Se perguntarem qual o principio em que rege o processos penal no espaço, ou se perguntarem se e mendigata porque o conceito não e geográfico e sim jurídico, afasto a regra sem exceção significa dizer que há exceção, e ela e tratado , lei especial militar.
Principio irretroatividade 
Esta lei surge em um determinado momento, por força do poder legislativo, para vigorar por um determinado tempo 
A lei processual que substituir a anterior tem sua vigência de imediato, e aquelas circunstancias que foi efetivada na lei anterior são garantidas. Mas daqui pra frente vale a lei atual, mas anterior tinha algo que beneficiava o réu, dane-se a lei processual e irretroativa, não a possibilidade de retroagir. 
Imediatidade artigo 3º serão exercidos os atos de imediatos, a legislação superveniente aquela que vem e exercida de imediata são respeitáveis aqueles atos praticados na lei anterior, sim são responsáveis.
Imagem que a lei processual penal na forma que esta hoje, que o interrogatório e o ultimo ato no processo, ( imaginar ) e hoje o Juiz termina o processo, e ouve o ultimo ato, amanha surge uma nova lei e o interregotario e primeiro , ele precisa fazer novamente não , mas os próximo serão o primeiro. Não retroage a lei , mas vige de imediato ( imediatidade da lei ela não retroage ).
Inquérito policial , 
Vimos na estrutura que quem esta direcionada a estrutura do IP e a policia judiciaria, quem e a policia ? POLICIA CIVIL em ambas as esferas, seja federal seja em cada uma das unidades da federação.
A policial federal e uma policia investigativa, quando ela tem caráter investigativo , quando e de interesse e atribuições da União ..
Policia investigativa , Policia federal e civil elas dentem a atribuição e não competência de investigar, ( 109 , 4 CF ) .
O inquérito tem características próprias, sempre será conduzida por um delegado de policia de carreira.
A estrutura do inquérito se da pela forca do artigo 5º , ele que determina quando e possível ter instalado o inquérito , e instalado por portaria a requerimento das partes ou requisição do MP do juiz ou ainda por auto de prisão em flagrante , quais as formas do IP, 
Quando for crime de maior ou médio potencial ofensivo, porque 
Crime de menor potencial ofensivo qual o instrumento, termo circunstancial realizado imediatamente e encaminhado para Juizado criminal.
O IP tem prazo para o delegado terminar ( artigo 10 prazo geral ) 10 dias de estiver preso e 30 se estiver solto. A lei de toxico 30 dias + 30 dias para preso, e 90 + 90 para solto ( artigo 51 da lei 11343/06 ).
Toda as vezes que tenho IP preciso terminar no prazo que a lei determina, termino o inquérito e encaminhado para a Justiça ( artigo 6 ) ele encaminhado para justiça e distribuído para MP que vai analisar o fato e e vai ou não oferecer a Denuncia, se ele não oferecer ele devera pedir o arquivamento , quem pode arquivar ( artigo 17 ), pode ser desarquivado ( artigo 18 ) somente se tiver novas provas . sumula 524 STF uma vez arquivado não desarquiva mais pelo mesmo fato, faz arquivamento formal. 
Ação Penal ( denuncia ou queixa ) 
Denuncia 
Qual o prazo que promotor tem para oferecer a denuncia ( artigo 46 + 29 ) 5 dias para preso e 15 para solto , se por ventura o MP não fizer no prazo , ação penal subsidiaria .
Segundo momento, o MP requerer o arquivamento , o Juiz não esta obrigado a arquivar, ele manda para o procurador Geral e ele que ira decidir se o promotor esta com a razão , se ele esta com a razão , devolve e o juiz e obrigado a arquivar ( artigo 28 )
Queixa crime 
Quando tem ação publica incondicionada pode renunciar? Não pode renunciar , ( lei maria da penha ) 
Quando e condicionada ( artigo 25 ) pode haver a retratação , ate antes do oferecimento da denuncia. 
A condicionada tem 6 meses de prazo partir do momento de quem seja o autor do fato ( artigo 38 ) prazo decadencial. 
E todas as vezes que eu tiver a ação penal publica condicionada a representação eu posso me retratar , uma vez denunciado não posso mais.
Ação penal privada eu posso renunciar , ( ato unilateral ) ate antes do querelato ser citado, depois de citado somente se ele aceitar . tem que renunciar a todos ou ninguém . depois de citar o reu eu posso não querer , ai tem o perdão ( ato bilateral precisa da concordância do querelado ). Tenho que oferecer para todos os perdão, os que aceitam ok, se caso não aceitar continua e precisa se manifestar em 3 dias , caso não aconteça nesse prazo ele e tácito.
Perempção ( artigo 60 ) e a disidia , tem que haver uma ação em curso ( perdão e perempção )
Tanto a perempção quanto o perdão exigem uma ação em curso .. verdadeiro 
Perdão E BILATERAL e a renuncia UNILATERAL
Ação penal privada e decadencial..
Quando houver ação penal, seja qual for o tipo de crime quando praticado em detrimento da união, estado ou município , ação penal será sempre publica.
Ação penal ex delito = e aquela que decore do delito ( artigo 62 ) , e a possibilidade de você cobrar no juízo civil os danos causados por um delito. Aa decisão judicial constitui titulo executivo.
Todas as vezes que tiver dano posso constituir uma ação , 
Algumas circunstancia ( 64 ou 65 impede essa ação ( a sentença absolutória criminal que reconhece a inexistência do fato não exige indenização ) . O fato não existiu , se ele julgar por falta de provas ai cabe . 
Excludente ILICITUDE ( legitima defesa ( artigo 23 CP ) ele isenta a indenização.
Sujeitos processuais 
Autor e o MP ou a vitima de ação penal privada , que pede através de outra pessoal nessa circusntanai que e o JUIZ em face do acusado , para que aja a infração e necessário esses envolvidos.. e o Juiz e ator principal desse fato ,e para ele existir no mundo jurídico ele tem que ter JURISDIÇÃO , JURISDIÇÃO dizer o direito , não basta isso e necessário a COMPETENCIA 
Como analiso a competência= matéria, da pessoa e razão do cargo 
Matéria = discuto a natureza jurídica da existência do crime ( menor potencia ofensiva JECRIM), competência absoluta 
Pessoa = prefeito , presidente .. se tiver interesse da união Federal..
Competência = Que a regra e o local quando se tratar de problemas relacionadas ao grupo indígena a competência JUSTIÇA FEDERAL ( artigo 109 inciso 11 da CF )
Em regra a competência será determinada pelo local do crime, ( artigo 70 CPP ) quando consumo vale a regra geral.
Como que faço para definir competência, perguntar em primeiro plano , aonde o crime aconteceu ? 
Agora vou excepcionar = eu sei aonde aconteceu, quem cometeu presidente ? STF.. governadot STJ .. prefeito TJ.. , foi uma pessoa comum continua sendo no lugar do crime.. ai pergunta tem interesse da união, foi praticado contra um policial federal .. tem interesse da união ? Sim 
Todas as vezes ex delito lembrar das hipóteses ( artigo 65 e 66 ) ler os artigos 
rt. 65. Faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. 
Art. 66. Não obstante a sentença absolutória no juízo criminal, a ação civil poderá ser proposta quando não tiver sido,categoricamente, reconhecida a inexistência material do fato.
Plano de aula 10 
CASO 1 Deoclécio, pistoleiro profissional, matou um desafeto de Pezão, a mando deste, abandonando o cadáver numa chácara de propriedade de Lindomar, que nada sabia. Temeroso de que lhe atribuíssem a autoria do homicídio, Lindomar sepultou clandestinamente o cadáver da vítima. Isso considerado, indaga-se:
A hipótese é de conexão ou continência?
Continência em relação ao crime de homicídio Deoclecio e Pezao ( art. 77, I ) 
Em relação a Lindomar se trata de uma conexão , ainda que não saiba que matou. ( art. 76 Inciso II CPP ) 
Haverá reunião das ações penais em um só juízo? 
 R: para que não aja situações contraditórias por força do artigo 78 , inciso I serão reunidos todos em só juízo. 
Qual será o juízo competente para julgar Cabeção, Pezão e Lindomar?
 R: Tribunal do Júri 78, I, atrai para si por conexão. 
Sumula 524 = arquivamento implícito
2 ou mais réus , no momento que peço o arquivamento tenho que pedir a cada um deles, um delegado veem e pedi para arquivar e esquece um deles ..mp passa desapercebido e o juiz arquivou .
1º corrente = Parte da doutrina diz que não mais desarquivara , ainda que não mencionado não ira restabelecer.
2º corrente = não existe arquivamento implícito , portanto se não arquivou expressamente ao 3º eu posso sim desarquivar , não prevalece a sumula .
Todas as vezes que houver qualquer circunstancia que atinja o direito de ir e vir , abuso de autoridade do Juiz ou que o delegado instaurar o inquérito policial e não tiver justa causa , cabe habeas corpus para trancar o inquérito policial e também no processo penal se o juiz receber uma denuncia não contem justa causa , isso atrapalha diretamente na pessoa, habeas corpus para trancar , ele esta tratando de um ato que o Juiz não viu.. 
Habeas coprus para decretar o silencio enquanto não transito julgado.. ( artigo 6º VIII ) 
..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes