Buscar

O que estuda o Cálculo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que estuda o Cálculo 1 ?
O cálculo é a matéria mais importante para estudante de engenharia. A base de toda a parte matemática do curso é aprendida nesta matéria. E por este motivo você deve dar uma atenção especial a esse conteúdo pra não ter problema nas próximas matérias que estão por vir. O cálculo 1 é tão importante que em vários outros países como Estados Unidos o cálculo é ensinado para alunos de ensino médio.
Mas afinal o que estuda o cálculo 1? Resumidamente ele avança o conhecimento sobre funções, suas tendências e variações. Ou seja, vamos estudar como as funções se comportam na medida que tendem para certos valores, ou então como essas funções variam na medida que elas crescem. O Cálculo Diferencial e Integral nada mais é que uma ferramenta de análise de funções, que pode ser utilizado nas mais variadas formas para resolver problemas simples e complexos.
Cálculo 1 estuda limites, derivadas e integrais
Este estudo começa com o conceito de Limites. O limite é uma forma de avaliar o comportamento de uma função na medida que chegamos próximo a um valor. Por exemplo, sabemos que não podemos dividir qualquer número por zero. Mas podemos avaliar como uma função (1/x) se comporta na medida que x TENDE a zero, ou seja, que x seja muito próximo de zero. E isso é muito útil para resolver uma série de problemas.
Partindo deste conceito estudamos as Derivadas, que nada mais são do que uma aplicação específica de limites. O conceito de derivada estuda a variação das funções, como uma dada função varia na medida que variamos o seu valor de x. Com isso podemos saber se a função cresce e qual a taxa de crescimento dela. Um uso muito comum serve para identificar pontos máximos e mínimos de uma função. Como sabemos que nesse ponto a variação da função é igual a zero (devido a uma mudança de sentido), podemos facilmente identificar em que ponto a função tem seu valor máximo ou mínimo.
Por último chegamos no conceito de Integrais. As integrais são a operação inversa das derivadas. A integral pode ser considerada uma somatória infinita dos pontos de uma função e tem diversas aplicações. Um exemplo simples de aplicação é para o cálculo de áreas. Uma vez sabendo a função que determina as extremidades de uma região, é possível identificar a área interna da curva muito facilmente.
Claro que isso que acabei de falar é uma visão bem simplificada. Pode parecer muito fácil, mas não é. Então eu separei algumas dicas e materiais para te ajudar a começar a aprender este assunto.
6 Dicas para Aprender Cálculo 1
3 Melhores Livros para Aprender Cálculo 1
Baixar Apostila de Cálculo 1
Aprendendo Cálculo I
Agora que você já sabe pra que serve o Cálculo 1 chegou a hora de você aprender os conceitos. Então vamos lá. O primeiro passo é você ler a apostila de cálculo 1 e tentar entender o fundamento de cada um dos métodos. Procure se concentrar nessa etapa e não pule nenhum capítulo. Em geral cada conceito de cálculo depende daquilo que você aprendeu antes.
Depois disso é muito importante que você pratique. Não adianta pensar que só porque você entendeu o exemplo, que você vai conseguir utilizar este conhecimento. Como em todas as área do conhecimento é fundamental que você faça exercícios para entender realmente como funciona o cálculo. Então separei alguns materiais para te ajudar nesta etapa. Olha só:
Exercícios Resolvidos de Cálculo Diferencial e Integral
Provas Resolvidas de Cálculo I
Baixar Resumão de UMA Página de Cálculo 1
Curso Rápido de Cálculo 1: Diferencial e Integral
Quer aproveitar ainda melhor o seu tempo para aprender cálculo 1 ? Separei um curso on-line de cálculo diferencial e integral especialmente para você. Esse curso tem mais de vinte vídeos ensinando a teoria e a prática dos conceitos de cálculo de forma rápida e objetiva. Se você quer aprender a matéria sem perder muito tempo este é o curso ideal para você.

Outros materiais