Buscar

poster Metacognição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
INTRODUÇÃO
¹Reinaldo Leandro Gomes de Aquino; ¹Francisca Thays Silva Costa; ¹Maria Karoline Braga de Sousa
¹Universidade Federal do Piauí (UFPI), Parnaíba/Piauí
A METACOGNIÇÃO E O APRENDIZADO NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A metacognição é um conceito que tem sua raiz na Psicologia, e surgiu nos anos 70 através de John Flavell. Ele definiu a metacognição como o conhecimento e o controle que a pessoa tem dos seus processos cognitivos, como também monitora, modifica e organiza esses processos a fim de obter algum objetivo. Na escola, a metacognição pode auxiliar o aluno a aprender os conteúdos passados em aulas através dos seus erros ou dúvidas. 
Mostrar como a metacognição pode auxiliar o aluno a aprender os conteúdos propostos na escola. 
A metacoginição surgiu na década de 70 quando John Flavell argumentou que o indivíduo pode ter o controle sobre o seu conhecimento. Além disso, acrescentou em seus estudos que nós podemos acompanhar todo o processo durante a sua atividade. Como a metacognição está associada a memória, a capacidade de interpretar textos e códigos possuem uma grande relação nesse processo e que pode ser levado à escola. Na instituição de ensino, o aluno está sempre aprendendo uma infinidade de conteúdos em diversas matérias. Através desses conteúdos, aprende a comunicar-se, compreender a oralidade/escrita e a resolver problemas. Nesse contexto escolar, o aluno se envolve na aprendizagem e facilita a recuperação de conteúdos já aprendidos dando mais qualidade ao processo. A metacognição pode ainda exercer influência sobre a motivação (Jones, 1988). Quando o aluno tem o pleno conhecimento de controlar os seus próprios processos cognitivos, se sente motivado a aprender e a confiar na própria capacidade. Assim, é suposto que a prática da metacognição conduz a uma melhoria da atividade cognitiva e motivacional e, portanto, a uma potencialização do processo de aprender (Ribeiro, 2003). Cabe ressaltar que esse modelo passa por mudanças ao longo da vida escolar. Miller (1993) e Brown (1978) argumentam que a medida em que o aluno vai adquirindo experiência, vai aumentando o controle das estratégias e de outros processos cognitivos
Com base no que foi apresentado, a metacognição pode abrir um campo repleto de soluções para o aluno que busca aprender o que lhe é passado em sala. Cabe aos professores e psicólogos cognitivos se apropriarem dos resultados de estudos empíricos sobre o tema para trabalhar com os alunos em sala, oferecendo caminhos para que cada um possa construir seu próprio conhecimento de maneira rica e solidificada. 
Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos de Psicologia Escolar nas plataformas “Scielo”, “Bvsalud” e “Redalyc” com o objetivo de construir uma revisão de literatura sobre o tema. As palavras chaves foram “Metacognição”, “Aprendizagem” e “Aluno”. Foram utilizados artigos publicados entre os anos de 2003 a 2017. 
OBJETIVO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
MÉTODO
REFERÊNCIAS
RESULTADOS
reinaldo_studior@hotmail.com
Nicolielo-Carrilho, A. and Hage, S. (2017). Estratégias metacognitivas de leitura de crianças com distúrbio de aprendizagem. CoDAS, 29(3).
Ribeiro, C. (2003). Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(1), pp.109-116.
Inchausti de Jou, G. and Mara Sperb, T. (2006). A Metacognição como Estratégia Reguladora da Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(2), pp.177-185.
Neves, D. (2007). Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em Ciência da Informação, 12(3), 116-128. 
Busnello, Fernanda de Bastani, Jou, Graciela Inchausti de, & Sperb, Tânia Maria. (2012). Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 311-319. 
Davis, Claudia, Nunes, Marina M. R., & Nunes, Cesar A. A.. (2005). Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, 35(125), 205-230.
Cardoso, Luzia Rodrigues, & Bzuneck, José Aloyseo. (2004). Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 8(2), 145-155.
Marini, Janete Aparecida da Silva. (2006). Metacognição e leitura. Psicologia Escolar e Educacional, 10(2), 343-345.

Outros materiais