Buscar

discurso, texto e comunicação-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discurso, texto e comunicação
Prof.ª Mônica Cabral
FALA e ESCRITA
	“Tanto a fala, quanto a escrita, podem variar; podem estar mais planejadas ou menos planejadas, podem estar mais, ou menos, 'cuidadas' em relação à norma-padrão, podem ser mais ou menos formais, pois ambas são igualmente dependentes de seus contextos de uso.” 
	(ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, Parábola, 2003. p. 99-100)
Relações no texto
Textuais : material linguístico
Vocábulo: seleção e adequação 
Frase: estruturação sintática
2. Contextuais ou pragmáticas: situação comunicativa
Participantes, tempo, espaço e objetivo
3. Intertextuais: diálogo entre textos
Relações no texto
	
	
COERÊNCIA ?
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite…
(Autor desconhecido)
COERÊNCIA ?
		
	O professor entrou na sala, olhou para os alunos e escreveu, no quadro, um aviso importante.
COERÊNCIA ?
 
A : A campainha!
B : Estou de camisola.
A: Tudo bem.
COERÊNCIA ?
Traga-me uma vela nova.
COESÃO ?
	
	Há três tipos de células-tronco. As mais comuns são encontradas na medula do ser humano em qualquer idade, mas seu poder de reprodução e especialização é baixo. Outro tipo são as células-tronco existentes no cordão umbilical, mais potentes que as da medula. Mas o tipo mais promissor são as células-tronco dos embriões humanos.
(Veja, 02/3/2005)
COESÃO ?
	
	Para uma pessoa obter o título de doutor numa universidade, ela tem de fazer uma grande pesquisa na sua área de conhecimento (…) E essa pesquisa tem de ser inédita, isto é, precisa trazer alguma contribuição nova àquele campo de estudos.
(Marcos Bagno, 1989, p.20)
UNIDADE ?
As ferramentas devem ser dispostas de tal forma que facilite a sua utilização e o acesso a elas. No desempenho de suas tarefas, o técnico ou especialista deve assumir uma atitude profissional de dimensão ética. Por isso, é necessário que as ferramentas sejam transportadas em uma caixa apropriada, devidamente organizadas.
11
PROGRESSÃO ?
 As ferramentas devem ser dispostas de tal forma que facilite a sua utilização e o acesso a elas. O profissional precisa organizá-las para facilitar o seu dia a dia. Sendo assim, ele deve sempre mantê-las nos seus lugares para tornar mais fácil o seu serviço e deixar seu cotidiano sem dificuldades para encontrar seu material de trabalho.
CORREÇÃO GRAMATICAL ?
	As ferramenta deve ser dispostas de tal forma que facilite a sua ultilização e o assesso a elas numa ofisina ou em casa devem ser guardadas em luga adequado, de preferencia em paineis ou armaríos de modo que cada ferramenta tenha seu local própio, no qual coinsti o desenho de seu contorno isso possibilita o controle e assessibilidade ao ferramental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais