Buscar

Homem, Cultura e Sociedade DISCURSIVA GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (354449) -Homem, Cultura e Sociedade (ADG15)
 Prova: 5203810
QUESTÃO:
1. "A sociologia pode servir como instrumento para dignificar a existência humana e assegurar o seu lugar, uma vez que cada nova geração precisa reconquistar a independência das nações. Os povos precisam extrair de si o seu melhor, para poder desenvolver-se. [...] Sendo assim, a função da sociedade é melhorar a si mesma e melhorar o ambiente, e para executar tal função, as análises sociais contribuem com diagnósticos da realidade, 'ensinando a conservar e a criar'" (MIRANDA, 2003 apud OTTO, 2014, p. 84).
Observe o fragmento anterior. Nele é apresentado que, no estudo da sociologia, o conceito de sociedade e de grupos sociais é um ponto de partida fundamental para o desenvolvimento desta disciplina. Isto significa que, em qualquer estudo sobre o ser humano e sua relação com a cultura e sociedade, é necessário compreender a abordagem teórica que define o conceito de sociedade. Nesse contexto, como podemos explicar o conceito de sociedade ou grupo social?
FONTE: OTTO, Franciele. Homem, cultura e sociedade. Indaial: Uniasselvi, 2014.
RESPOSTA ESPERADA:
- No estudo de sociologia, o conceito de sociedade é utilizado com frequência. Em sentido amplo, a sociedade é conceituada como o conjunto de relações sociais que ocorrem entre os seres humanos.
- A sociedade também pode ser conceituada como uma associação humana instrumentalizada por relações baseadas em convenções e não em laços afetivos.
- Em oposição ao conceito de sociedade, a ideia de comunidade é composta por pessoas que possuem laços apenas afetivos e não vínculos impessoais. Estes vínculos resultam de relações de proximidade que a vida em comunidades proporciona, diferente de uma vida em um grande centro, que facilita contatos impessoais.
- A sociedade é caracterizada pela presença de relações baseadas nas convenções sociais e não em laços afetivos. As sociedades são compostas por grupos sociais e o conceito de grupo é proveniente da matemática contemplando ao menos um aspecto em comum.
- Grupo social é um conjunto de indivíduos que agem de maneira coordenada, autorreferida ou recíproca. O ser humano é a única espécie que se compreende parte de uma totalidade, que é consciente de sua participação em um grupo.
- O grupo social é um dos conceitos mais importantes em Sociologia, mesmo assim, não existe consenso sobre uma definição do que seja um grupo social. A definição mais aceita de grupo social é a de que é qualquer conjunto de pessoas em interação, que compartilham uma consciência de membros e que apresentam interações relativamente estáveis.
QUESTÃO:
2. O século XIX foi decisivo para uma nova postura científica, o surgimento da antropologia. Os seres humanos, enquanto sociedade, que até então eram objeto apenas da filosofia, passaram a ser analisados também pela ciência, na medida em que foram buscadas concepções científicas e metodológicas para explicar os problemas sociais causados pela industrialização, urbanização e expansão imperialista. A Filosofia e a Sociologia tiveram grande contribuição para o surgimento da Antropologia. Este campo do conhecimento se preocupa em refletir, argumentar e explorar as questões essenciais da humanidade e sua trajetória na história. Entretanto, a Antropologia científica tem um diferencial em seu método de estudo. Descreva as características da Antropologia, enquanto ciência, em sua maneira de estudar a humanidade.
RESPOSTA ESPERADA:
- A Antropologia científica, pelo fato de ter caráter científico ao estudar o homem, utiliza um método racional e que precisa ter comprovação material ou empírica. 
- A antropologia precisa ter bem definido seu método de estudo, baseando-se em leis gerais que ajudem a explicar, a racionalizar e dar objetividade aos resultados.
- A antropologia se diferenciou das ciências sociais em sua particularidade de metodologia de pesquisa. Para a antropologia, o objetivo é compreender o homem como um todo em sua participação na formação humana e social.
- Em relação às ciências sociais, a antropologia é a que mais se relaciona com as ciências naturais, observando as informações a respeito da evolução do homem, a humanidade e a cultura.
- Esta ciência possui divisões como uma dimensão biológica, física, sociocultural, filosófica, quando busca compreender o que é o ser humano.
- A ciência antropológica busca estudar duas dimensões do ser humano, o reino animal, e a participação em um grupo social. O objeto de estudo engloba as formas físicas primitivas e atuais e suas manifestações na cultura.
- Seu método principal é a pesquisa de campo, que fornece informações e permite a testagem de hipóteses em situações peculiares.

Continue navegando