Buscar

Papel do Orientador Educacional

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CEL0131_SM_201502042657 V.1 
	Aluno(a): NAYARA MATIAS ESTANISLAU
	Matrícula: 201502042657
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 01/05/2018 18:23:24 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502855859)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional exerce um importante papel na escola . É necessário que ele tenha um olhar atento e, dessa maneira:
		
	
	garanta a presença de funcionários para ficarem no momento do recreio cuidando das crianças com necessidades especiais, pois elas são incapazes de se relacionar nas brincadeiras com os alunos considerados normais .
	
	organize palestras com a comunidade escolar para destacar a importância de as famílias assumirem por escrito o compromisso de resolver os problemas de ordem comportamental e de aprendizagem dos seus filhos.
	
	participe diariamente de momentos em sala de aula com alunos e professores, para pode avaliar as estratégias utilizadas pelos professores e destacar os docentes mais competentes .
	
	comunique apenas no final de cada ano letivo aos familiares o insucesso escolar das crianças e as dificuldades enfrentadas durante todo o ano.
	 
	atue conjuntamente com os demais profissionais da escola e com a família na busca de instrumento e recursos para a escola trabalhar com a diversidade, bem como realizar uma gestão o mais democrático possível.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502666449)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"É instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais, através de um regime de autonomia que facilita a educação social dos escolares. Referiu-se, ainda, a Lei, à facilitação da escolha profissional, esclarecendo e aconselhando, em cooperação com a família". (MAIA; GARCIA, 1995, p. 15). A Instituição do Serviço de Orientação Educacional aconteceu na:
		
	 
	Lei Orgância do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073) de Gustavo Capanema.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61) no Governo de João Goulart.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1971 ¿ (Lei 5692/71) no Governo de Emílio G. Médice.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 9394/96) no governo de Fernando Henrique Cardoso.
	
	Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946 (Decreto-lei 8259) de Raul Leitão da Cunha.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502768864)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conhecer a trajetória de regulamentação de sua profissão é muito importante para que conheça dimensões importantes da mesma. Também deve ser assim com o Orientador Educacional. Qual a importância da Lei 5692/71 para a Orientação Educacional?
		
	
	Definida a importância da Educação Especial como Modalidade da Educação Básica
	
	Instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais.
	
	Instituída a educação básica compreendendo a mesma como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	
	Regulamentado do exercício da profissão de Orientação Educacional a partir da perspectiva psicológica.
	 
	Declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502624659)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das muitas atribuições do Orientador Educacional é:
		
	
	Selecionar trabalhos de alunos e fazer um mapa estatístico de cada um.
	 
	Coordenar o processo de investigação sobre a realidade do aluno
	
	Organizar turmas homogêneas ,relacionando os alunos de acordo com o seu rendimento escolar.
	
	Realizar dados estatísticos para cada turma
	
	Elaborar um mecanismo para que haja uma votação de representante de turma
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502291152)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. Ao iniciar o processo de coordenação de um grupo, ele  precisa:
		
	
	Dar  informações e definir as tarefas a serem executadas pelos professores.
	 
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  para facilitar o processo de inclusão das pessoas na equipe.
	
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  sem se preocupar em envolver as pessoas na equipe.
	
	Definir o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas.
	
	Dar informações necessárias para que seus objetivos sejam cumpridos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502183994)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É necessário que o Orientador Educacional tente estabelecer vínculos, com princípios que tentam preservar a prática profissional, tais como: o exercício de colocarmo-nos no lugar do outro para que, a partir de suas próprias referências e não das nossas, possamos melhor compreendê-lo; é a tentativa de "calçar os seus sapatos". Este princípio diz respeito à:
		
	
	Sustentabilidade
	
	Autenticidade
	
	Dialogicidade
	 
	Empatia
	
	Consideração positiva
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502738439)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as assertivas e assinale a(s) alternativa(s) que aponta(m) as ações corretas do Orientador Educacional no seu fazer pedagógico. I. Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a entrada do orientador em sala pode ser o momento da rotina para tratar de temas sensíveis ao grupo: como a chegada ou a despedida de um colega, a substituição do professor ou a preparação para uma atividade extraescolar, como um passeio ao zoológico ou a visita a um museu. II. Realizar rodas de conversa com os alunos e o professor, a fim de escutar as demandas da turma, analisá-las e resolver coletivamente os conflitos que surgem. III. Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Médio, a presença do orientador pode se destinar a atividades que auxiliem os alunos a fazer o uso adequado do tempo, do caderno, da agenda e dos livros, além de promover discussões sobre a realização da lição de casa e as estratégias de estudo. Essas aulas visam estimular a prática dos conteúdos procedimentais - aqueles que favorecem a apropriação do conhecimento conceitual. IV. Contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais, tais como as brigas do intervalo, o descuido com os espaços coletivos e o desrespeito entre os alunos.
		
	
	(E) Apenas I, II e III.
	
	(C) Apenas III e IV.
	
	(D) Apenas I, III e IV.
	
	(A) Apenas II e IV.
	 
	(B) I, II, III e IV.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502294719)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
 
Segundo Grinspun (2006), proporcionar o debate e a reflexão sobre a questão cultural poderá auxiliar o aluno no desvelamento de sua história cultural e social a partir do desenvolvimento de projetos, pesquisas e planos de ação que promovam o conhecimento e a reflexão sobre a cultura da comunidade escolar. Mediante o envolvimento do aluno com a sua própria cultura desencadeará a compreensão dos valores e tradições, como também o desenvolvimento da visão da realidade que está em seu entorno. Assim percebemos a necessidade de a escola possuir uma proposta política pedagógica que contemple e valorize o __________________, sendo eixo norteador de um _________________.
		
	 
	(  ) aspecto cultural ¿ currículo 
 
	
	(   )  estudante ¿ cotidiano
 
	
	(   ) planejamento ¿ currículo 
 
 
	
	(   ) acordo ¿  saber
 
	
	(   )rompimento ¿ compromisso 
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502291439)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O planejamento possui significados variados, sendo caracterizado conforme a concepção teórica utilizada, porém podemos destacar alguns aspectos sobre a organização do mesmo: 1. análise de informações relevantes do presente e do passado, objetivando, principalmente, o estabelecimento de necessidades a serem atendidas; 2. estabelecimento de estados e situações futuras, desejados; 3. previsão de condições necessárias ao estabelecimento desses estados e situações; 4. escolha e determinação de uma linha de ação capaz de produzir os resultados desejados, de forma a maximizar os meios e recursos disponíveis para alcançá-los (LÜCK, 1991, p.24).
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas 1 e 4 estão corretas
	
	As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas
	
	Somente a alternativa 4 está correta.
	
	Somente as alternativas 1 e 2 estão corretas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502184003)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando-se as situações que produzem o fracasso escolar, pode-se afirmar que a orientação educacional tem um importante papel na mudança deste panorama, pois:
		
	
	Em especial, cabe à orientação educacional o desenvolvimento de técnicas que favorecem diagnósticos ou identidades dos alunos.
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver suas ações na compreensão e solução das variáveis intra-escolares, não se preocupando com as variáveis fora dos muros da escola.
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver nos alunos as competências psicológicas, cognitivas e sociais, de forma que estes entendam e se ajustem melhor ao processo educacional.
	
	Constitui um serviço independente que procura disseminar um discurso científico focado no conhecimento psicológico e nas diferenças individuais.
	 
	Promove a discussão e a reflexão sobre o resgate da auto-estima do aluno e traz para dentro da escola a realidade cultural dos alunos, valorizando suas experiências.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando